Luiz Marinho: Por quem as panelas batem?

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por quem as panelas batem?

Luiz Marinho

Peço licença para parodiar o poeta maluco beleza, pois essa pergunta martela na minha cabeça desde a noite do último domingo, 8 de março. Li, naquela mesma noite, em sites de noticias, que haviam acontecido manifestações em prédios de bairros nobres de algumas capitais brasileiras no momento em que a presidenta Dilma se pronunciava pela passagem do Dia Internacional da Mulher e sobre os ajustes que estão sendo feitos para combater a crise econômica que atinge nossa economia e de vários países. Manifestações essas mobilizadas pelas redes sociais no domingo.

Pois bem. Será que essas panelas batem por que não há carros de luxo para pronta entrega nas concessionárias, já que a oferta está muito menor do que a demanda? Será que batem por que as filas de espera em restaurantes de luxo continuam grandes? Ou será que batem por que as viagens a Miami e os gastos de brasileiros no exterior continuam crescendo? Talvez seja.

Só tenho certeza que elas não batem pelos milhões de brasileiros que nos últimos anos, durante os governos Lula e Dilma, deixaram a linha da pobreza. Ou pelos outros milhões que chegaram à classe média. Assim como não batem pelos milhões de brasileiros que, desde a chegada de Lula à presidência, conseguiram ingressar em um curso superior, seja pela criação de milhares de vagas em universidades públicas ou beneficiados pelo PROUNI ou FIES.

Sei que elas não batem por aquelas milhões de famílias que hoje têm um teto para morar graças ao programa Minha Casa, Minha Vida. Nem pelos milhões que conseguiram comprar o seu carrinho ou andar de avião pela primeira vez nos últimos anos. Sim, paradoxalmente as panelas não batem por aqueles que mais precisam do Estado em nosso País.

Leonardo Boff, em recente artigo intitulado “O que se esconde atrás do ódio ao PT?”, explica bem esse fenômeno. (Leia aqui).

Entendo como democráticas manifestações de opiniões contrárias. Pois é com o contraditório que construímos os melhores caminhos. É pelo confronto de ideias que elaboramos os consensos necessários à democracia. Contudo, quando manifestações são instrumentalizadas para a defesa de interesses mesquinhos e externos ao nosso País, não posso calar-me. Sim, o momento é difícil. Demandará ajustes duros em alguns casos. Mas nada, absolutamente nada parecido com que os representantes que articulam hoje essas manifestações fizeram quando estavam no governo.

Os interesses da imensa maioria dos brasileiros foram e sempre serão defendidos pelos governos do PT. A nossa opção pelos mais pobres, pelos trabalhadores e trabalhadoras, pelos pequenos e microempresários, pelo pequeno agricultor é clara e manifesta. E desta linha não nos afastaremos.

Aqueles que têm tido seus interesses contrariados – em especial o grande capital especulativo internacional e os seus representantes aqui no Brasil, que manifestadamente instrumentalizam uma falsa crise para mobilizar a classe média alta brasileira, apostando no ódio contra o PT e a presidenta -, tenham a certeza de que mais uma vez perderão. Pois a esperança vencerá. E a esperança estará nas ruas sempre que a construção deste País mais justo, igualitário e forte for colocada em risco por oportunistas ingênuos ou mal intencionados.

Luiz Marinho (PT) é prefeito de São Bernardo do Campo

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As panelas das elites, e dos

    As panelas das elites, e dos que se julgam elite, batem de desespero. Sabem que vao perder as proximas eleiçoes.

     

  2. As panelas batem pela

    As panelas batem por milhares de dólar desviados do Brasil para conta do HSBC. Pois, estão com medo de perderem o dinheiro.

  3. O fim da Zona de Conforto

    “Aqueles que têm tido seus interesses contrariados – em especial o grande capital especulativo internacional”…

    Ué, caiu a Selic? Acabou a ficção do superávit primário? Os lucros dos bancos privados despencaram? Aliás, os bancos em geral tiveram suprimidas a starifas bancárias extraídas dos correntistas para simples manutenção de conta-corrente, ou, na verdade, tiveram licença do BC para aumentar ainda mais essas tarifas? 

    Não é por nada não, Marinho, mas vocês do PT sentaram sobre as realizações do passado e estão a comprometer o futuro, inclusive porque não se confrontaram com a mídia nativa, aliás a bajularam, como no dia em que Lula foi ao enterro do salafrário-mor e ainda decretou luto oficial por 3 dias, e uma ex-prefeita ex-PT ainda pôs o nomr do dito cujo numa avenida em São Paulo, para assombro da militância.

    Por não avançar (além do avanço aos cofres públicos, simplesmente inegável) é que o PT corre o risco de por tudo a perder, e entregar a nação à sanha retrógrada dos piores conservadores do mundo, que são os brasileiros.

    1. caro Marcos

      Concordo contigo no movimento de oposicao que podemos e devemos fazer. Mas segurar selic, regulamentar bancos, etc, são as medidas amargas que QUQLQUER um que estivesse no poder teria que tomar, diferente de Sampa que o gov disse que estava tudo bem com a agua e agora estamos nessa situação.  Ou voce esta propondo uma mudança radical na forma de governar. Eu tambem espero ver o governo atacando os lucros exorbitantes dos bancos, taxando as fortunas, garantindo o modelo publico das áreas estrategicas do pais (segurança, saude, educação, energia, etc) e maior garantias para a classe trabalhadora. Neste momento estou tendo salario atrasado graças a um desses governantes que disse estar tudo bem.

      Ou sabemos de que lado estamos ou corremos o risco de ser massa de manobra de um dos lados. Estou do lado do povo brasileiro. E voce?

    2. caro Marcos

      Concordo contigo no movimento de oposicao que podemos e devemos fazer. Mas segurar selic, regulamentar bancos, etc, são as medidas amargas que QUQLQUER um que estivesse no poder teria que tomar, diferente de Sampa que o gov disse que estava tudo bem com a agua e agora estamos nessa situação.  Ou voce esta propondo uma mudança radical na forma de governar. Eu tambem espero ver o governo atacando os lucros exorbitantes dos bancos, taxando as fortunas, garantindo o modelo publico das áreas estrategicas do pais (segurança, saude, educação, energia, etc) e maior garantias para a classe trabalhadora. Neste momento estou tendo salario atrasado graças a um desses governantes que disse estar tudo bem.

      Ou sabemos de que lado estamos ou corremos o risco de ser massa de manobra de um dos lados. Estou do lado do povo brasileiro. E voce?

      1. Querer o melhor é querer o menos pior?

        Caro Roberto, o governo NÃO ESTÁ segurando a Selic, mas aumentando-a mês a mês. NÃO ESTÁ regulamentando bancos.

        Estar a favor de um país composto por cidadãos livres e politizados, eu estou.

        No momento, vivemos em um país de despolitizados e manipulados pelos grupos de comunicação, capitaneados pelas Organizações Globo, compostos enquanto partido de Oposição no Instituto Millenium.

        E o governo não se contrapõe a quase nada disso. Enquanto tenta se manter à custa dos bons programas que já criou e mantém. Mas mantém até quando, com o arrocho fiscal e monetário que opera?

        Se o governo quer o meu apoio, e dos brasileiros mais politizados, faça por onde.

        Quero Dilma até 2018.

        Depois, se não mudar o quadro, o PT que me esqueça.

      2. caro roberto

        a crítica à esquerda é justa sim.

        por exemplo: ao invés de tributar grandes fortunas como está na constituição, a aguardar regulamentação desde 88, as “medidas amargas” são ministradas aos de sempre: à base.

        no brasil, existem 3 classes de cidadãos: 1ª classe: sonega; 2ª classe: paga; 3ª classe: isenta

        quando a 1ª classe pagará impostos?

        12 anos de governo trabalhista, vencendo eleições sucessivas, e não conseguem corrigir essa aberração?

        … em nome de uma suposta ‘governabilidade’?

        e o mantra “no brasil tem muito imposto” é repetido por gente que não tem nenhuma idéia de como é distribuída a tributação no país.

        está na hora da dona dilma assumir o mandato e presidir o país; não gerenciar uma firma.

         

  4. O velho maniqueísmo.

    É isso aí. Rico não faz parte do povo. Não tem direito à expressão. Não pode protestar. Rico é, por natureza, reacionário.

    1. Maniqueístas são os outros…

      Rico é reacionário por identoidade programática e de classe; não interessa ao rico pagar impostos, nem um Estado que seja a expressão do cidadão no poder, pois para o rico o poder é de sua competência, de mais ninguém, o que é comprovado por sua condição de poder, e pelo fato de ser rico…

      Rico tem monopólio de expressão: ele fala sozinho nos conglomerados de mídia, ou detém 99% do espaço, concedendo 1% no afã de se passar por democrático.

      Rico só protesta quando vê a possibilidade, mesmo que mínima, de perder um ou dois anéis em seus dedos repletos de diamante. Não lhe interessa a Constituição, a Nação, os direitos iguais. 

      O seu “protesto” é fruto do maniqueísmo criado por você mesmo, e que luta para manter como verdade absoluta, pensamento único.

      1. De um modo geral, rico  tem

        De um modo geral, rico  tem consciência de classe. Mas não creio que atualmente se possa dizer o mesmo quanto aos menos “abastados “. A crítica mais virulenta que já ouvi sobre o bolsa família foi disparada por uma vendedora de loja natureba, autoproclamada moradora de comunidade – no Rio, sinônimo de favela – indignada porque várias vizinhas vagabundas recebiam a bolsa, enquanto ela criara o filho somente com o próprio trabalho e a ajuda da mãe. 

        Bem, talvez tenha sido a mais virulenta porque não frequento os salões, não sei o que diz a zelite ao vivo e a cores.

      1. Nem todos, claro; não

        Nem todos, claro; não generalizemos. Ôpa, cuidado com o termo ‘generalizar’ que os ‘pijamudos’ do clube se acendem.

    2. Clube privado?

      Tem direito a protestar sim!

      Só não tem direito a insultar ex-ministro, no Albert Einstein, mandando-o procurar o SUS, pois desta forma, podem estar cuspindo no prato que comem, se não vejamos:

       

      “Quem paga o transplante?

      No Brasil mais de 90% das cirurgias são feitas pelo SUS e cobertas por ele durante o atendimento que o antecede, como no acompanhamento após o transplante. Alguns transplantes são cobertos por planos privados de saúde. Deve ficar claro que, independentemente da forma como o transplante é pago (pelo SUS ou não), a chance de receber um órgão é a mesma.”

      http://www.einstein.br/hospital/transplantes/transplanteorgaos/Paginas/perguntas-frequentes.aspx

      Nesta hora o SUS serve para alguma coisa?

      Então por que não reconhecer e deixar de ter um comportamento abestado?

  5. Menos frases-feitas (e de efeito)

    “tenham a certeza de que mais uma vez perderão. Pois a esperança vencerá.”

    A reação tem de ir além das frases-feitas (e de efeito).

    Há que se analisar o momento. Convocar os simpatizantes para irem às ruas (vestindo vermelho) como andam fazendo uns e outros, soa como provocação, e, num momento de ânimos acirrados, é nada inteligente.

    Precisamos de inteligência na reação.

  6. Nova demanda

    As lojas de panelas dos shopings estão abarrotadas de compradores de novas panelas, as panelas chics de àgata não aguentaram as batidas, quebrarma todas. Vamos ter que importar mais panelas da França. 

  7. Mas… sem subestimar, essa

    Mas… sem subestimar, essa galera é bem capaz

    de mandar assassinar alguem e depois ver como

    é que fica! Modus ..

  8. Classe Média Nú

    Engraçado, andando nas ruas de Belo Horizonte temos seguidos congestionamentos, restaurantes da zona sul, norte, leste, oeste todos lotados. supermercados, shopping centers todos cheios, vou nas casas de material de construção tenho que esperar meia hora pra ser atendido. Esta classe média me faz lembrar a fábula do rei nú. A noite de domingo nos bairros da mesma classe que tem dinheiro pra torrar em shopping center, Miami, e de tudo superfluo. 

  9. Por quem as panelas dobram?

    Certamente não é pelo PT, não pelo PSDB, não pelo PMDB.

    As panelas dobram por menos mentiras, as panelas dobram por menos corrupção, as panelas dobram por mais dignidade na politica, as panelas por mais segurança, as panelas dobram por menos impostos…..

    Enfim, que as panelas continuem dobrando.

     

    1. As panelas que dobraram no

      As panelas que dobraram no dia oito de março o fizeram por motivos bem mesquinhos e não pelos que você citou.

      Pelos motivos que dobraram essas panelas, que não dobrem nunca mais.

  10. Auto crítica

    Sr. Luis Marinho, um pouco de auto crítica faria bem ao governo e ao PT. Ninguém aqui é ingênuo de acreditar na pureza ou santidade dos que atuam na política partidária. Como brasileiro e eleitor, vi e vejo os acertos e erros desde a era Collor até Dilma. O que não posso aceitar é o pessimismo dos perdedores, nem o ufanismo dos vencedores. Acho que se esqueceram que estamos todos no mesmo “navio”, que se chama Brasil.

  11. batem…

    porque maioria que bate não vive de escolhas lógicas,

    vivem apenas de chances para extravasarem o ódio a tudo que não os beneficiem de imediato e diretamente

    é cada um querendo a sua vez, sem reconhecer que na mioria das vezes ela vem de outrem

     

    se bobear, muitos são comerciantes

  12. O texto do Prefeito estaria

    O texto do Prefeito estaria cem por cento, receberia dez com louvor(termos das antigas) se a par da denúncia pertinente, correta, factual, da insensibilidade dos manifestantes, realçasse o pleno direito de fazê-las por ser uma prerrogativa da democracia, não importando qual o ânimo ou a causa. 

    O que falta, a meu ver, nessas manifestações anti-governo é exatamente um sentido mais abrangente e menos focado em pautas moralistas e desprovidas de qualquer sensibilidade social. A obsessão, que para alguns analistas já se transformou em ódio, em defenestrar o governo e varrer do mapa político o PT, e por extensão as esquerdas, é que categoriza os críticos da mesma quando os avaliam como o estrebuchar de uma elite que viu perder boa parte do seu protagonismo. 

    Se fosse possível aconselhá-los, lhes diria:

    1) Por que a seletividade no que tange à cruzada moralista? Por que não protestar contra a corrupção e os desvios nos demais partidos e atores políticos? E  outros desvios éticos, como a sonegação de impostos e a ostentação dos abastados por que ficam de fora?

    2) Por que centrar só no governo central todas os problemas do país, excluindo das queixas o Judiciário e o Legislativo e as demains instâncias federativas(estados e municípios)? 

    3) Por que não propugnar por uma reforma política profunda que pelo menos diminua as disfunções da atual práxis política?

    4) Por que não levantar as bandeiras dos excluídos, a exemplo de condições melhores de moradia, saúde de qualidade para todos, habitação etc. Nesse sentido, por que não fazem uma caravana e vão protestar nas periferias, ombreados com seus habitantes, máxime nessa quadra invernosa na qual estes sofrem agruras como enchentes, pestes etc?

    4)  Por que, num laivo de honestidade intelectual, reconhecem que merce dos erros o atual esquema de Poder também fez muitas coisas boas? O negativismo impudente  é um sintoma de desonestidade. 

    5) Por que não desautorizar o uso de adjetivações e depreciações de cunho pessoal se estas apenas vão revelar personalidades raivosas e inconsequentes?

    6) Por que aceitar “lideranças” esdrúxulas, oportunistas, e desquilificadas, cujo exemplo máximo são esses “radicais do teclado”, verdadeiros terroristas incrustados nas redes sociais? 

  13. O JOGO É BRUTAL !!!!

    O meu filho acabou de receber mensagens pelo watsap de artistas convocando para o ato fascista do dia 15 .

    TRATA-SE DE UMA FRAUDE !!  

    De novo: Leticia Sabatella denuncia fraude de “golpistas” que pedem impeachment

    março 5, 2015 19:01

     Leticia Sabatella denuncia fraude de “golpistas” que pedem impeachment

     

     

    A atriz usou o Facebook para desmentir um vídeo que convoca a população para o ato contra a presidenta Dilma Rousseff; imagens dela e de outros atores, gravadas para uma campanha contra a usina de Belo Monte, foram usadas de forma mentirosa pelos opositores ao governo.”Por favor , retirem este post com imagens do Gota D’água que manipularam para fomentar este GOLPE contra a DEMOCRACIA do Dia 15! Eu, Leticia Sabatella, não compactuo com isto!”

    Por Redação 

    Pela segunda vez, imagens da atriz Leticia Sabatella e de outros artistas são utilizadas, de maneira indevida, por opositores do governo Dilma Rousseff. Está circulando no Whatsapp e nas redes sociais um vídeo que convoca a população para um ato no dia 15 contra a presidenta. As falas de Sabatella e dos outros atores que aparecem no vídeo, no entanto, não foram gravadas com esse intuito. Trata-se, na verdade, de uma campanha feita em 2011 – intitulada Gota D’água – contra a construção da Usina de Belo Monte.

    As menções à usina, no entanto, foram cortadas no “vídeo-fraude” e as falas dão a entender que os artistas estão convocando a população para o protesto contra Dilma. Trata-se, nas palavras da própria Letícia, de “mentira deslavada”.

    “Isto é mentira deslavada! De novo fazem mal uso de nossa imagem! Do mural do querido Thiago, o desmentido do vídeo-fraude dos golpistas!”, afirmou Sabatella, nesta quarta-feira (4), em seu perfil no Facebook.

    Em outra postagem, a atriz completou: “Por favor , retirem este post com imagens do Gota D’água que manipularam para fomentar este GOLPE contra a DEMOCRACIA do Dia 15! Eu, Leticia Sabatella, não compactuo com isto!”. 

    Essa não é a primeira vez que imagens de Sabatella e dos outros artistas que fizeram o Gota D’água são utilizadas de maneira mentirosa e fraudulenta. Durante a campanha presidencial no ano passado, eleitores de Aécio Neves utilizaram as mesmas imagens para fazer um vídeo contra a presidenta Dilma. Na ocasião, Leticia também se posicionou.

    “EU NÃO VOU VOTAR EM AÉCIO NEVES”, escreveu na rede social em letras maiúsculas.

    Foto: Gabe Maruyama/Reprodução Facebook Leticia Sabatella

  14. por que as panelas batem

    Ricardo

     

    Luis Marinho, voce tem toda a razão, mas não adianta  só escrever nas páginas dos blogs,voces tem que arrumar meios de noticiar esses acontecimentos e seus argumentos, para as classes mais humildes e trabalhadoras urgentemente, porque a maioria deles não leem este blogs. Sinto que cada vez mais estão se bandeando para a casa grande, é de extrema úrgencia o PT sair da letergia e partir para a rua esclarecer a população. Antes que seja tarde. 

    1.  
      Hoje mesmo Ricardo,
       

      Hoje mesmo Ricardo, respondi um e-mail do PT (sei que não lerão)

      disse exatamente isso: que eles precisam sair do palco e se reconectar com sua base.

      Vou ilustrar: admiradora do PT assim que via o processo sinistro que condenava com domínio do fato, quis prestar apoio e me filar de vez ao PT. Fui ao site, gastei alguns bons minutos, informando titulo e etc. e tal  e o site confirmou minha pré  inscrição. Teria de aguardar a chegada de algum documento.; Passaram-se semanas e nada chegou. Contatei-os pelo site do PT, por msg privado no Facebook, por todos os meios que poderia faze-lo.
      Sabe quantas respostas eu tiver ao tentar me filiar ao PT? nenhuma.
      Não se dignaram a me responder um “aguarde” nada. Meu cadastro não imagino onde tenha ido parar, minhas mensagens idem, minha mensagem privada no Facebook idem.
      Ai comecei a me perguntar:
      – Quantas pessoas além de mim foram frustradas, e cabalmente ignoradas, em seu desejo de aproximar-se do Partido?
      A leitura que faço hoje é que nossa democracia frágil e recente, esta sofrendo ataques brutais da elite branca, sarada, criada a pera e leite e o que a presidente que eu votei e nos elegemos precisa? Apoio.
      O que o PT vem fazendo para angaria apoio para a presidente Dilma na hora que ela mais precisa?
      Nada, Absolutamente. 
      ela caminha sozinha na prancha.
      E o partido covardemente não reage;
      E quando reage, reage em outro tom, toca outro diapasão.
      Você esta certíssimo.
      Poucos leem os Blogs, palmas para os simpatizantes que o fazem.
      Mas o PT precisa BEM MAIS que isso neste momento.
      Ai me pergunto: o que esse partido, hoje muito bem representado por esse ministro da Justiça, esta fazendo de concreto e no “time” para contribuir para que a presidente Dilma consiga governar?
      Me desculpe, mas o PT cagou pra dentro. Simples assim.

    2.  
      Hoje mesmo Ricardo,
       

      Hoje mesmo Ricardo, respondi um e-mail do PT (sei que não lerão)

      disse exatamente isso: que eles precisam sair do palco e se reconectar com sua base.

      Vou ilustrar: admiradora do PT assim que via o processo sinistro que condenava com domínio do fato, quis prestar apoio e me filar de vez ao PT. Fui ao site, gastei alguns bons minutos, informando titulo e etc. e tal  e o site confirmou minha pré  inscrição. Teria de aguardar a chegada de algum documento.; Passaram-se semanas e nada chegou. Contatei-os pelo site do PT, por msg privado no Facebook, por todos os meios que poderia faze-lo.
      Sabe quantas respostas eu tiver ao tentar me filiar ao PT? nenhuma.
      Não se dignaram a me responder um “aguarde” nada. Meu cadastro não imagino onde tenha ido parar, minhas mensagens idem, minha mensagem privada no Facebook idem.
      Ai comecei a me perguntar:
      – Quantas pessoas além de mim foram frustradas, e cabalmente ignoradas, em seu desejo de aproximar-se do Partido?
      A leitura que faço hoje é que nossa democracia frágil e recente, esta sofrendo ataques brutais da elite branca, sarada, criada a pera e leite e o que a presidente que eu votei e nos elegemos precisa? Apoio.
      O que o PT vem fazendo para angaria apoio para a presidente Dilma na hora que ela mais precisa?
      Nada, Absolutamente. 
      ela caminha sozinha na prancha.
      E o partido covardemente não reage;
      E quando reage, reage em outro tom, toca outro diapasão.
      Você esta certíssimo.
      Poucos leem os Blogs, palmas para os simpatizantes que o fazem.
      Mas o PT precisa BEM MAIS que isso neste momento.
      Ai me pergunto: o que esse partido, hoje muito bem representado por esse ministro da Justiça, esta fazendo de concreto e no “time” para contribuir para que a presidente Dilma consiga governar?
      Me desculpe, mas o PT cagou pra dentro. Simples assim.

  15. boa sacada  do grande

    boa sacada  do grande marinho….

    há que reagir  de forma inteligente para tentar convencer esses reaças.

    quase impossível, mas há que tentar….

  16. As panelas batem porque as pessoas estão insatisfeitas

    Só os ricos fazem oposição ! Como só 27% dos brasileiros considera boa a atual gestão, presueme-se que temos 73% de ricos no país ou de burguesia. Mas,  mesmo esses 73% de ricos, gente inútil, desprezível, reacionária, golpista, que só serve para pagar impostos, pode se expressar. Porque aqui não existe o partido único. Vivemos em uma democracia.

    Fazer oposição não é defender golpe. Poe-se protestar contra o que quiser, por ex., como a Petrobrás foi sangrada e saqueada para financiar políticos e suas campanhas, como fomos enganados nas promessas de campanha porque haveria mais do mesmo e agora estamos endividados porque fomos incentivados a comprar carro e temos que pagar muito mais com juros altos r gasolina cara, sendo que temos ne os no bolso por causa de uma inflação alta que não estava no programa. Podemos protestar pioque a nossa Presidente é incapaz de governar sem Lula, ou ele vai a Brasilia para recompor a base ou convencer petistas ou ela vai a SP porque não sabe o que fazer na crise proveniente dos seus erros. 

    E depois ainda vem o presidente do pt e diz que o panelaço fracassou, como se não vivêssemos na era digital quando podemos acessar o que quisermos para buscar a informação e não sermos controlados por alguém que ainda está na idade medieval.

    1. “panelaço”

      Protestar e se expressar é um direito de todos! agora querer classificar o tal “panelaço” como manifestação popular, é fazer chacota da inteligencia das pessoas! ora! basta ver os locais onde foram feitos os vídeos e as imagens para ver quem é que fez esse arremedo de protesto! estes que estão reclamando das pessoas que criticam o “panelaço” que mostrem imagens ou vídeos que motrem a maioria da população fazendo isso, inclusive a população pobre da periferia. Se mostrarem isso, aí eu me convenço de que um grande protesto!

  17. Há censura aqui ?

    Se esse espaço aqui é para debater, inclusive idéias controversas, paricipo da opinião de uma leitora que pergunta se seu comentário foi censurado. O meu também. Postei por volta de 18:30  e o mais recente é de 19:45. portanto, não encontro outra explicação. Eu o enviei novamente agora.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador