Lula, o que você faria se só lhe restasse um dia?, por Hildegard Angel

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Maria Alice Vieira

Blog de Hildegard Angel

Lula, o que você faria se só lhe restasse um dia?, por Hildegard Angel

E Lula falou. Era o que todos esperavam. Ao lado de Felipe Gonzalez, para uma plateia de religiosos, Lula abriu a alma como uma beata compungida, ajoelhada diante da grade obscura do confessionário: “Dilma está no volume morto, o PT está abaixo do volume morto, e eu estou no volume morto. Estamos perdendo para nós mesmos”.

Falou e não surpreendeu. Quando muito, ganhou as manchetes dos sites da hora e dos jornais do dia seguinte, logo superadas pelas próximas manchetes, pois a usina de produção opera fumegante, alimentada pelos frentistas dos reservatórios de más notícias, que, quando não existem, são criadas.

Lula disse o que todo mundo já estava cansado de saber. Como se, Belo Adormecido, em estado de entorpecimento, tivesse sido despertado pelo beijo de uma reação retardatária. Acordou tarde. O futuro próximo dirá se tarde demais.

Assento de poltrona nova, em casa de família grande, ganha o formato daquele que se senta primeiro. Depois, ninguém consegue ocupar. Não só na política, em todos os setores da vida, não se pode deixar flanco nem espaço vago, que logo serão tomados.

O PT enfiou a cabeça na areia como avestruz envergonhada, ao longo de todo o processo do mensalão. A ave não voadora, curiosamente, traiu a própria espécie e alçou voo em todas as direções, sumindo do horizonte, abandonando à própria sorte os companheiros, que no jargão de guerra estariam servindo de “buchas de canhão”.

Lula fez seu mea culpa diante de Vossas Reverendíssimas: “Nós começamos a quebrar a cara ao tratar do Mensalão juridicamente. Então, cada um contratou um advogado muito sabido, esperto, famoso, desfilando por aí, falando que a gente ia ganhar na Justiça. E a imprensa condenando… Quando chegou o dia do julgamento, o pessoal já estava condenado”.

Com toda a admiração, que efetivamente tenho pelo ex-presidente, os governos do PT, seus e de Dilma, ‘quebraram a cara’ quando se omitiram no ‘Mensalão’ e não fizeram valer sua autoridade diante das gritantes arbitrariedades cometidas com o claro objetivo de desestabilizá-los, baseando-se os processos em depoimentos questionáveis, provas refutáveis, ‘domínios de fatos’ não domináveis, cerceamento de defesas, instâncias equivocadas e outras inúmeras aberrações jurídicas, sob a chancela e os aplausos de pé de uma mídia vergonhosamente parcial.

Assistiu então o Brasil ao primeiro capítulo de uma tragédia anunciada, que continua a se desenrolar na cena nacional, com ‘cabezas’ cortadas em série, rumo a um ápice avidamente esperado por opositores, que, se não vencem nas urnas, o farão no tapetão. Ou vai ou racha.

Após o estraçalhamento, pelo efeito ‘Mensalão’, de um dos mais belos, comoventes e dignos legados deixados às novas gerações de brasileiros – a luta heroica dos jovens mártires idealistas de 68 contra a tirania e os horrores praticados pela recente ditadura militar no país – somos testemunhas da tentativa bem sucedida de se desmoralizar, aos olhos da Nação, a Petrobrás. A mais importante empresa do país. Premiada internacionalmente por suas competências. Respeitada, reverenciada e ambicionada. A empresa que desenvolveu as tecnologias das águas profundas e sozinha localizou a riqueza incomensurável do Pré-Sal.

A Shell, li esta semana, já depende 20% de nosso Pré-Sal, e a projeção é de que em muito breve dependerá 60%.

No dia 30 próximo, daqui a quatro dias*, irá a plenário no Senado o projeto de José Serra que reduz a participação da Petrobras no Pré-Sal. O PLS 131/2015 entrega o Pré-Sal em regime de urgência. Será dada então de imediato a partida para favorecer as petroleiras estrangeiras.

Presidente Lula, não é o PT que está em causa. Não é a falta de idealismo de seus membros, que segundo o senhor se acomodaram, só pensam em cargos e salários, não vão mais às ruas, não se mexem e por isso precisam de novas motivações. É o Brasil, é o nosso futuro. A causa somos todos nós, ex-presidente Lula.

Restam apenas quatro dias*. Pois aí está uma bandeira a se abraçar, em hora aflita, quando vemos esvair entre nossos dedos a esperança de um Brasil ansiosamente sonhado e aguardado, com educação e saúde para todos, através da riqueza do nosso Pré-Sal.

Paulinho Moska escreveu e Lenine cantou, “o que você faria, se lhe restasse apenas esse dia?”. Bem poderia ser hino deste momento.

O QUE VOCÊ FARIA?

Meu amor
O que você faria
Se só te restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria

Ia manter sua agenda
De almoço, hora, apatia?
Ou esperar os seus amigos
Na sua sala vazia

Meu amor
O que você faria
Se só te restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria

Corria pr’um shooping center
Ou para uma academia?
Prá se esquecer que não dá tempo
O tempo que já se perdia

Meu amor
O que você faria
Se só te restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria

Andava pelado na chuva?
Corria no meio da rua?
Entrava de roupa no mar?
Trepava sem camisinha?

Meu amor
O que você faria?
O que você faria?
Abria a porta do hospício?
Trancava da delegacia?
Dinamitava o meu carro
Parava o tráfego e ria?

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Nós estamos no jogo, mas….

      Nós fazemos parte do jogo, só não podemos opinar porque o poder de eleger foi dado aos empresários em 1997 e não podemos nos expressar porque o poder de comunicação foi dado aos empresários em 64 e, de lá para cá, só concentrou-se cada vez mais. Então, estamos presentes ao jogo, mas, como espectadores. Ou seja, pagamos pelo espetáculo  mas não podemos opinar sobre as regras nem torcer e, menos ainda, interferir nos resultados, em favor do nosso time preferido.

  1. No fundo, tudo que está

    No fundo, tudo que está acontecendo ao Brasil é por causa do pré-sal.

    Os abutres estão rondando ávidos pela carcaça.

    As hienas atendem pelo nome de PSDB, vara do moro de guantânamo, procuradores imbecis e delegados lesa pátria.

    E parem de falar em combater a corrupção se os maiores corruptos sao vocês.

  2. Enfim, trataram como

    Enfim, trataram como cavalheiros quem cavalheiro não era; quem lhes cuspia na cara.

    Como já foi comentado aqui, sobre o “fajutão”: quiseram “discutir o mérito” em um julgamento político-midiático (que veio a ser marcado pra terminar na véspera da eleição…).

    A oposição e a imprensa partiram pra ignorância faz muito e muito tempo. Só quem não viu foram os governistas e a “comunidade acadêmica” (com raríssimas exceções), cegos pela crença de que a “a caneta pode tudo”.

    … E o pessoal do governo não acordou nada. Ontem mesmo a Dilma estava lá num convescote da Globo…

    É im-pres-si-o-nan-te!

  3. Parece que está está

    Parece que está está equivocada sobre este assunto.

    Quem debilitou a Petrobrás e, por isso mesmo, ela corre risco de não conseguir ser sócia em todos os campos do pré-sal foi a própria Dilma.

    Quem tem poder sobre a Petrobrás é a Dilma, não é o Serra. Ele é apenas um senador que pode propor a lei que quiser, sozinho ele nada consegue e se conseguir aprovar será devido ao que foi feito com a empresa no Governo Dilma.

    1. Cara tu ainda não conseguiu

      Cara tu ainda não conseguiu recuperar o investimento na Petrobrás? O que investi no ano passado tá ainda no negativo, mas o que apliquei em 2015 já rendeu 50%.

      Lembre-se que lá dentro da empresa não importam somente o lucro rápido, eles tem que pensar e planejar operações (financeiras/estruturais) por 20/30 anos. Além de assumirem toda a carga da exploração do pré-sal que por enquanto é nosso.

  4. Adeus viola….

    A reflexao é lúcida.  Sepre achei que a omissao na AP470, conhecido como mensalao, ia prostar o PT a partir de entao, Foi como que um laboratório para a direita perceber que o PT era um partido amedrontado e fraco politicamente. A reaçao tinha que vir naquela época, porque o Lula tinha popularidade e crédito com a populaçao. A mentira grudou e de lá prá cá o apoio popular se desfez aos poucos. Nenhuma reaçao inteligente para corrigir o erro crucial.

    Foi a senha para planejar o seu desmantelamento. E a senha foi -“eles nao reagem diante da pressao da mídia”. Eles temem a “mídia”, entao é só apostar as fichas nisso e manobrar com o judiciário que está conosco para fechar o cerco. Bingo! E assim foi que partiram para o vai-ou-racha com o PT

    Acho que a reaçao é, sim, retardatária. porque “Lula disse o que todo mundo já estava cansado de saber. Como se, Belo Adormecido, em estado de entorpecimento, tivesse sido despertado pelo beijo de uma reação retardatária.”

    Pessoalmente, acho que o despertar foimtarde, e o futuro próximo tem tudo para confirmar isso, infelizmente.

     

     

     

     

     

    1. Gente não vamos exagerar!

      Gente não vamos exagerar! afinal o PT depois do “mensalão” ganhou novamente a presidência da república! Se bobear ganha novamente com Lula em 2018. É isso que a mídia quer, que o PT perca a cabeça. Graças a Deus a da Dilma está bem no lugar e ela está passeando a competência dela por aí, agora com o Barack Obama nos EU onde certamente vai brilhar. Agora esse brilho, certamente vocês não verão na mídia, porque ela não é boba nem nada. Bobos somos nós que acreditamos na mídia.

  5. Não se trata mais de defender

    Não se trata mais de defender o mandato de Dilma, o PT ou o Lula 2018. A coisa agora envolve o futuro do Brasil e de um povo que parece não merece o que tem, um povo que nunca se deu conta de nada. Não vou desculpar este povinho que come merda se a globo mandar. O povo de agora que se lasque, quem sabe o povo do futuro mereça mais? Não estamos numa luta luta de classes, ideológica e nem de Casa Grande X Senzala, haja visto que ricos empresários do setor produtivo também foram parar na masmorra. A guerra, como já foi muito bem dito, é entre entreguistas e setor improdutivo X setor produtivo e nacionalistas.

  6. Todo povo Brasileiro foi beneficiado

    Mas toda a culpa é só do Lula. Somos todos um bando de covardes isto sim, bunda mole. Sabemos o que o futuro nos reserva mas ninguem quer levantar a bunda da cadeira. Então? Vamos malhar o Lula?

  7. Disse tudo, quem mais perde com a falta de rumo e apatia do PT,

    com o péssimo segundo mandato que a Dilma continua insistindo em fazer, com o destruição de parte da estrutura produtiva brasileira promovida pelo Torquemada do Paraná e com a corja de entreguistas reacionários que tomou de assalto o congresso somos nós, o povo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador