O cheiro de pizza se espalha pelo ar, por André Singer

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – André Singer, em sua coluna na Folha, evidencia a pizzada que está sendo servida no Congresso, com definição de sabores pela mídia. Articular para que Rodrigo Maia possa ocupar a Presidência até o final de 2018 pode ser um balão de ensaio, ou não, dependendo da reação.

Segundo ele, a pizza carrega dois sabores. O primeiro é o de agradar o capital, evidenciando neste quesito matéria veiculada no Valor, de que o Maia já se articula com mercado. A matéria não dá nome nem reações dos tais contatos do mercado financeiro, mas da força que Maia faz em provar que está apto a assumir a função, mantendo, é claro, a equipe econômica e as reformas.

Daí o outro sabor é servido neste acordão. Para aprovar as reformas e blindar a economia é preciso orquestrar um grande acordo com a base no Congresso. E esse acordo passa pela paralisação da Lava Jato, já sinalizado com o encerramento das atividades do grupo da Polícia Federal junto à operação curitibana e a retirada de diversos processos das mãos de Sérgio Moro, juiz de primeira instância.

Mas, lembra o articulista, falta uma fatia desta pizza a ser entregue: condenar Lula com tempo hábil para que não possa ser candidato em 2018.

Leia o artigo a seguir.

da Folha

O cheiro de pizza se espalha pelo ar

por André Singer

Pode ser apenas um novo balão de ensaio, mas ontem o cheiro de pizza invadiu o ar dos lugares em que a crise é acompanhada e debatida. A articulação em torno do nome de Rodrigo Maia (DEM-RJ), com o beneplácito do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), para ocupar a Presidência até o final de 2018 ganhou o necessário espaço midiático de modo a ser testada. O experimento redondo carrega dois sabores.

O primeiro destina-se a agradar o capital. Nesse sentido, a manchete do “Valor” (7/7) era mais do que expressiva: “Temer perde apoio e Maia já se articula com mercado”. O texto dava conta que o presidente da Câmara teria intensificado “contatos no mercado financeiro”. Não consta da notícia a reação dos contatados, mas continha o recado preciso: o deputado procuraria mostrar nos encontros que está “preparado para assumir a função, com a manutenção de equipe econômica e das reformas”.

É do conhecimento geral que Maia tem pouca base e experiência para assumir o principal posto político do país. Então, é necessário assegurar que as duas principais metas do mercado estariam garantidas em suas mãos. De um lado, a manutenção da política econômica. De outro, a aprovação de duas mudanças contra os assalariados: a reforma antitrabalhista e a da Previdência.

Aqui entra a outra metade do acordão em cozimento. Para aprovar as “deformas”, com diz um amigo ligado aos sindicatos, e blindar a economia, é preciso garantir uma grande base congressual. E o que desejam os parlamentares, entre eles o próprio Maia, um investigado?

Que a Lava Jato pare. Desde esse ponto de vista, não poderia ser mais conveniente a informação, também em todos os jornais, de que a Polícia Federal encerrou as atividades do grupo dedicado à operação em Curitiba. Convém lembrar, igualmente, que diversos processos foram tirados do juiz Sergio Moro nas últimas semanas.

Em outras palavras, pela primeira vez há sinais de arrefecimento do núcleo paranaense que lidera as investigações desde 2014, o que deve soar como música aos ouvidos dos congressistas. No entanto, a ofensiva contra Michel Temer precisaria seguir, para legitimar o último e decisivo ato da Mãos Limpas brasileira: condenar Lula a tempo dele perder a condição de candidato em 2018.

Para resolver o problema de excluir o lulismo da urna eletrônica, muitos interesses talvez se reúnam em torno de mais uma aventura presidencial. A primeira foi a do próprio Michel Temer, sabidamente parte de um grupo que seria alvo privilegiado da Lava Jato. Agora o forno foi ligado outra vez, mas só o tempo dirá se essa massa vai dar liga.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será q seguram o processo de Lula no TRF-4 com pedido de vistas?

    Que Moro condenará parece certo. A partir daí não se sabe em q fase operará o acordão. Se ainda em Porto Alegre, no TRF4, ou em Brasília, no STJ/ STF.

    Mais neste artigo:

    GLOBO E MORO VÃO ELEGER RODRIGO MAIA PRESIDENTE? E TEMER? RUIM SEMPRE PODE PIORAR! (PARTE 1)

    Por Romulus

    Parte (1)

    – Brasil: sucessão de golpes e contragolpes. “Do mal”, mas também “do bem” (!)

    – Segundo turno (literalmente? rs) dos infernos: “Fora, Temer” vs. “Fica, Temer”

    – Notem: a alternativa (?!) é… Rodrigo Maia!

    – Binarismo “do bem”: Globo a favor? Sou contra!

    – Churchill e Simone Veil: aliança ~tática~ até com o diabo, se Hitler invadisse o inferno

    – Parênteses – Siome Veil faz o feminismo avançar até na morte!

     

    Parte (2)

    Item (A): a “rodada” do “jogo” tomada no “atacado”

    – Marco Aurélio Mello e Delfim Netto

    – Núcleo duro debate: a marcha da História política no Brasil: golpes e contra-golpes

    Item (B): a “rodada” tomada no “varejo”

    – Os Juristocratas se autodefinem: Carlos Fernando, Dallagnol e Moro. Sem pudores

    – O vai ou racha do acordão: o HC de Palocci no STF

    – Armas de dissuasão para alvos distintos: “o fantasma de Lula Presidente” vs. “Parlamentarismo já” vs. “intervenção militar”

    – Nas mãos hábeis de peemedebismo, a combinação desse arsenal nuclear incentiva o acordão.

    – O drama dos blogueiros de esquerda: antes “perdidinhos” (?), agora alguns começam a “se encontrar”

    – Mas os políticos ~profissionais~ da esquerda continuam com o… ~amadorismo~.

    – Natural ou (bem) cultivado?

    – Cassandras continuarão gritando e arrancando seus cabelos, mas…

    – O contra-ataque juristocrático e o “lock-in” jurídico: deixar um fait accompli para os seus sucessores

    – A temeridade política de agir como se “toda a direita e todos os neoliberais fossem iguais”

    – Globo e Dallagnol confirmam, revoltados: Lula ~está~ contemplado no acordão!

    – ~Está~: fotografia do momento…

    – E no filme? Lula ainda restará, no final?

    Item (C): golpes do futuro

    – O “lock-in” via Tratado internacional

    – A farsa ~e~ a tragédia da operação “Macron/ En Marche!” brasileiros

    – A blindagem do STF contra um novo Presidente de esquerda

     

    Valha-nos…

    (ao gosto do freguês)

    – … Deus/ Espíritos de Luz/ “Design inteligente”/ “Energias ‘do bem’ ~não~ antropomórficas”/ “Universo”/ caos aleatório randômico…

    – Tá valendo qualquer apelo!

     

    LEIA MAIS »

  2. nota de falecimento

    O Treme tremeu.

    A globobo solicitou (plimplim) a parada do bonde do Treme, mas ainda não desembarcou. Aguarda a aproximação do objetivo. Por enquanto o trajeto, na falta de melhor opção, ainda serve. Já antecipou qual será a nova condução para Botafogo.

    Estranha-se, entretanto, a ausência de passageiros vestindo a camisa da seleção. Parece que todos ficaram em casa dormindo ou assistindo novelas. O silêncio com a ausência da bateria de penicos é notável.

    Parece que todos tem medo do bicho papão, um tal de Luis Inácio. 

  3. Uma dúvida sobre os bastidores

    Neste sábado, dia 08/Julho, será lançada em Curitiba a Frente Ampla por eleições diretas. Essa Frente é presidida pelo senador Requião.

    Por que essa notícia não tem destaque na mídia digital alternativa ?

    1. Mas as eleiçõs diretas vão

      Mas as eleiçõs diretas vão acontecer normalmente em outubro de 2018, a Frente Ampla é para que?

      Há alguma duvida que haverá eleições diretas dentro da Constituição?]

      Qual a função da Frente Ampla para um objetivo que vai ocorrer?

      1. Frente Ampla

        Esse nome dá passado!

        Suponho que o objetivo da Frente Ampla seja apresentar  o Requião como uma possibilidade para 2018.

        Ele parece estar se coçando de vontade de sair candidato.

  4. MÁFIA FHC CLINTON! ESGOTO A CÉU ABERTO DESDE 2002!!!

    Usar o termo “acabar em pizza” é para casos com uma certa civilidade. “Acabar em pizza” não pode ser utilizado para atividades de criminosos, golpistas, ditadores, criminosos, narcotraficantes, mafiosos etc…, a não ser que o objetivo seja blindar a piór escória já verificada no domínio de um país.

  5. Boa análise.
    Se entendi a

    Boa análise.

    Se entendi a ideia seria dar um chega prá lá na trinca: MPF, PF, Juízes.

    Tipo: já usamos e abusamos de vocês, agora nos deixam em paz para governar, isto é, make money (no lombo no povo e explorando as riquezas desse imenso país tropical).

    Neste caso se deduz que a “trinca da Justiça” perdeu o jogo e os rebeldes serão enquadrados, seja com bajulação na Globo e suas filiais, com as regalias da carreira ou com o escracho e a força da lei.

    Em resumo, a Globo e o “mercado” querem as “reformas”, o Temer não dá conta, logo, tira ele e coloca outro. E para aprovar a votação das “reformas” vamos aliviar a barra da galera, enquandrando a “trinca da Justiça”.

  6. A pizza no final seria ruim

    A pizza no final seria ruim para o PT. Diante da opiniao publica colocaria Lula dentro dos que se beneficiaram de todo o esquema e abre as portas pra algum aventureiro como Doria.

    Seria manchete atras de manchete mostrando o quanto o Lula se livrou do Moro.

  7. Deixemos, elites, povo,

    Deixemos, elites, povo, intelectualidade, imprensa, de sermos tão canalhas e hipócritas. Onde mais desceremos? Na foto da pizza pronta, deveriam estar todos que contribuiram e se servirão, e não paenas Maia. Onde está Aécio, Alckimin, Lula, Dilma, Mantega, Serra…? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador