“O dilema das redes”, da Netflix, bate nas redes sociais, mas oferece poucas soluções

Apesar dos confessionários e pessimismo, no entanto, as recomendações finais para o consumidor médio desses produtos de tecnologia são decepcionantemente não originais

Da CNBC News

O novo documentário dramático da Netflix , “The Social Dilemma”, fez com que alguns usuários de mídias sociais abandonassem suas contas – mas é improvável que prejudique os gigantes da tecnologia que enfrenta.

Uma entrada frequente na lista dos 10 filmes mais populares da Netflix desde sua estreia em 9 de setembro na plataforma, “The Social Dilemma” foi elogiada por ser “possivelmente a análise mais lúcida, sucinta e profundamente aterrorizante de mídia social já criada” por Indiewire , bem como criticado por ser “manipulador e enganador” pelo analista de tecnologia Benedict Evans .

“The Social Dilemma” explora como os produtos mais populares da Internet funcionam em um modelo de negócios básico de rastreamento do comportamento dos usuários para vender anúncios direcionados e induzir o vício em um ciclo vicioso. O filme combina entrevistas com especialistas em tecnologia, incluindo muitos ex-funcionários de gigantes do Vale do Silício, e cenários dramáticos no estilo PSA que ilustram os efeitos negativos da mídia social sobre a média dos americanos. Entre as muitas questões abordadas pelo filme estão como as empresas de tecnologia influenciaram as eleições, a violência étnica e os índices de depressão e suicídio.

As entrevistas com funcionários são a parte mais interessante, pois explicam como suas empresas desenvolveram uma tecnologia que manipula de maneira tão eficaz a psique humana e expressam seu pesar pelo que desencadearam. Seus avisos são terríveis. No filme, o ex- executivo do Facebook Tim Kendall diz que sua maior preocupação a curto prazo é a “guerra civil”, enquanto o pioneiro da tecnologia Jaron Lanier avisa: “Se cairmos no status quo por, digamos, mais 20 anos, provavelmente destruiremos nosso civilização por meio da ignorância deliberada. ”

Apesar dos confessionários e pessimismo, no entanto, as recomendações finais para o consumidor médio desses produtos de tecnologia são decepcionantemente não originais. Essas sugestões de autoajuda incluem: desativar notificações; desinstalar aplicativos que desperdiçam tempo; verifique os fatos antes de compartilhar fontes; e seguir pessoas com pontos de vista diferentes dos seus.

Talvez o mais irônico seja não observar o que os algoritmos de recomendação sugerem – embora, presumivelmente, a exceção seja quando o algoritmo da Netflix carrega “O Dilema Social”.

Não é provável que as grandes empresas de tecnologia considerem filmes como “O Dilema Social” uma ameaça existencial. O Facebook, alvo frequente de críticas nas redes sociais, ainda registrou recordes de audiência e receita neste ano. Boicotes de anunciantes provocados pela insatisfação com as políticas de discurso de ódio da empresa tiveram pouco impacto sério, como Mark Zuckerberg previu com sucesso.

“O dilema social” termina com os entrevistados exortando os espectadores a “mudar a conversa” em torno da tecnologia.

Mas depois de todas as explicações dessas figuras de tecnologia sobre como eles e suas empresas foram eficazes em sequestrar a psicologia humana com fins lucrativos – explicações que incluem mais do que algumas comparações de engenheiros com mágicos e um uso desajeitado da canção “I Put a Spell em você ”- a retórica fica um pouco vazia. A própria indústria de tecnologia não deveria ser capaz de fazer mais? “O Dilema Social” ainda parece colocar o ônus sobre nós, os usuários, quando deveria estar pedindo mais de seus participantes.

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