O fator povo, por Sérgio Saraiva

O PT mostrou que tem povo e forças próprias para por esse povo na rua. Isso deve ser levado em consideração pelos que tomam decisões, principalmente se forem decisões baseadas na força.

Primeira página

Por Sérgio Saraiva

O que menos importa neste instante é saber com exatidão quantas pessoas foram à Avenida Paulista no domingo 13 de março de 2016 protestar contra o governo e quantas foram na sexta-feira seguinte defender o governo. A única resposta sensata é: muita gente, nos dois casos.

Todo o mais, os números em si e o mostrar uns e esconder outros, fica por conta do respeito que cada um tem em relação a sua própria credibilidade.

Outro fato relevante é em relação a quantas pessoas atenderam à chamada da Rede Globo na noite de quarta-feira 16 de março de 2016 e saíram às ruas para derrubar o governo.  Fora o pequeno grupo reunido em torno da FIESP, ninguém. Na manhã do dia seguinte, o Brasil saiu para trabalhar.

As multidões que teriam acorrido ao chamado ficam por conta do senso de ridículo de cada um.  E fica a FIESP a responsabilidade moral de dizer que povo era aquele que estava autorizado a usar seus banheiros e refeitórios e que, nas ruas, perseguia e surrava meninas. Jagunços portando bandeirinhas do Brasil fabricadas na China. Jagunços de quem?

O povo.

Esse talvez seja o fator mais relevante para os desdobramentos da atual crise política. Um lado botando seu povo nas ruas aos domingos, o outro botando o seu povo nas ruas em dia de semana.

Ninguém derruba governo em domingueiras.

A resposta de sexta e a não resposta de quarta trazem em si recados claríssimos para quem tiver ouvidos para escutar.

A começar pelo tratamento dado a Aécio Neves e Geraldo Alckmin pelo povo de amarelo e o tratamento dado a Lula pelo povo de vermelho. Mostram quem é líder.

O PT mostrou que tem povo e forças próprias para por esse povo na rua. Isso deve ser levado em consideração pelos que tomam decisões, principalmente se forem decisões baseadas na força.

O outro lado também põe povo nas ruas, mas precisa aguardar até o próximo fim de semana.

 

PS: a Oficina de Concertos Gerais e Poesia apoia o Movimento Golpe Nunca Mais.

golpe nunca mais1

Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Virando o jogo.
    O descalabro e os crimes jurídicos cometidos por Moro, Gilmar, PF, promotores tucanos acendeu a luz vermelha até para os não simpatizantes do PT. Já tinha começado a perceber isso mas últimas 2 semanas. O massacre de Lula feito pela Globo diariamente já está produzindo efeito contrário. Tem muita gente incomodada. Cabe a cada um de nós conversar com parentes, amigos, conhecidos começar a explicar o q esta acontecendo. Esse e o momento. O q aconteceu no teatro em BH é apenas o primeiro sinal de que o jogo esta virando. Ha ainda muita gente confusa. Vamos fazer esse trabalho de formiguinha. Não é mais questão de defender o governo e sim defender a democracia nesse país.

    1. Prezado, tenho a mesma

      Prezado, tenho a mesma percepção. Tenho visto pessoas confusas com o que está acontecendo, isso em SP. Um colega de trabalho que foi na passeata de 13/03 se deu conta de quais figuras estão na linha sucessória da Presidência da República. Comentário meu para ele: estamos na típica situação onde o remédio (impedimento) pode piorar a doença (corrupção, desigualdades, etc). Acho que tem espaço para virar o jogo, que será duríssimo.

  2. A Globo vai conseguir destruir o Brasil?

    Hoje eu cheguei um pouco antes da abertura de um mercadinho onde fui comprar coisas para comer. Algumas pessoas se aglomeravam à frente do estabelecimento antes da abertura.

    E o papo sobre a situação em que nos encontramos rolou numa boa. Ninguém se intimidou e a primeira pergunta quem fez foi uma senhora: “quem vai entrar no lugar da Dilma? Eduardo Cunha? Temer? Aécio Neves?” E começou a rir debochadamente e bem alto.

    E eu fiquei surpreso, e falei também em voz alta ” pô, nem tudo está perdido; a prova é que estamos discutindo o Brasil aqui e agora”.

    E a unanimidade foi: “nós não aguentamos mais a Rede Globo; eles estão doentes, estão nos deixando doentes e eles querem destruir o Brasil”.

  3.  
     
    O autor do texto é

     

     

    O autor do texto é petista  ? Caso posittivo continua o sectarismo pois o ato foi organizado pela FBP que acolhe diversos partidos e movimentos sociais  .  Muitos participantes nem  são filiaddos a nenhum partido político . Não aprende que devemos ampliar para barrar o fascimo . Além de enfrentar os  inimigos externos temos os internos . Coisa de trotskista, goste ou não .

  4. Tudo muito bem e muito bom,

    Tudo muito bem e muito bom, só um problema: o PT não sabe se aproveitar disso e o governo joga muito contra quando quer aprovar uma reforma de previdencia que fura os olhos desse mesmo povo e que só surtirá efeitos daqui ha algumas decadas num momento em que o proprio governo não sabe se cairá daqui há um mes, sofre de uma falta de visão vergonhosa.

  5. Ao Seu Nassif

    Nassif,

    Competir com a grande mídia é tarefa hercúlea, mas se agirmos como formiguinhas poderemos ganhar muitas batalhas…

    Vamos a proposta:

    A criação de um site, nos moldes do “Fatos & Dados” que já ajudou a Petrobrás e Dilma na campanha, mas que TIVESSE A MANUTENÇÃO DA DEMOCRACIA COMO VALOR PRINCIPAL, aberto a partidos, artistas, desportistas, intelectuais, professores, doutores que possam CONTRIBUIR PARA A DEMOCRACIA.

    NÃO PRECISA TER ESTE NOME, QUE PERTENÇA A TODA SOCIEDADE. QUE POSSA NOS UNIR EM NOME DA DEMOCRACIA.

    1 – Um site com temas principais onde professores, doutores, especialistas poderiam FAZER APROFUNDAMENTO DOS TEMAS que são superficialmente colocados pelo PIG com viés golpista.

    2 – Videos com participação de artistas, desportistas

    3 – Links para locais na web que elucidam boatos

    4 – Um selo que identificasse a democracia, numa alusão ao “peixe” dos cristãos primitivos e que pudesse ser colocado em sites de empresa, pessoas os identificando como DEMOCRATAS e que linkasse ao site.

    Com a contribuição de TODOS NA SOCIEDADE PODEREMOS REVERTER PARTE DA VIOLÊNCIA QUE SE AVIZINHA.

    1. O governo tinha que chamar o

      O governo tinha que chamar o Franklin Martins o mais rápido possível. Ele comandava (ao que eu sei) o Muda Mais, que era um site bem nesse modelo mesmo. Isso seria um torpedo na guerra de informação.

  6. O número é importante sim. Os

    O número é importante sim. Os 95 mil são uma mentira. Eu estive em dezembro do ano passado e o mesmo Datafolha estimou em 100 mil pessoas. Na sexta 18, obviamente tinha mais, muito mais. Para ser bem sincero, foi a maior manifestação de que eu participei na vida. No mínimo, o dobro de pessoas, ou seja, 200 mil pessoas. Ambas as passeatas devem ter ficado com algo entre 200 e 400 mil pessoas, o que é gente pra burro.

    A diferença, fundamental para mim, é que um é gente que foi sem divulgação da mídia, num ambiente político hostil e por seus próprios meios de divulgação (boca a boca, mídia alternativa, redes sociais), outro foi com grande apoio da mídia, da Rede Globo (que já estabeleceu a técnica de mostrar manifestações pela manhã, para ser um “esquenta” para a Paulista à tarde) e de outros meios de comunicação.

    Outra diferença importante é que um são pessoas pertencentes a movimentos sociais, politizadas e conscientes, que não estão lá brincando; a outra é uma classe média que odeia a política, covardes, não lutariam por nada na vida deles, não são comprometidos nem conscientes. e organizados. 

    Essas diferenças, no meu modo de ver, simplesmente recolocam a esquerda na condição de hegemonia das ruas. Se precisar, e tiver a possiblidade de conflito, os que estiveram nas ruas no domingo não voltarão a elas. Acredito firmemente que não vai ter como barrar a torrente de pessoas que vai para as ruas se um golpe se consumar no Brasil. É preciso notar que muita gente ainda não foi e está só observando. Pelo menos o dobro de pessoas tomaria as ruas se fosse dado um golpe de Estado, o que seria inadministrável.

     

  7. POBRE CLASSE MÉDIA
    Publicado

    POBRE CLASSE MÉDIA

    Publicado em 20/05/2012– Edison Brito

    A classe média, uma eterna adolescente social. Ou seria aborrecente social?

    A classe média tem a mesma visão, comportamento e sentimento de um adolescente.
    Como um adolescente a classe média não sabe seu lugar,
    Não sabe se para ou se fica.
    Se de direita, de esquerda, ou se não está nem aí.
    A classe média pode ser de centro também.
    (Pra não dizer que esta em cima do muro)
    Uma classe em constante crise existencial.
    Uma classe que não fede nem cheira.
    Como diz uma amiga, uma amiga enfermeira:
    A classe média lembra um sorinho fisiológico.
    E como se define esta classe social?
    Como é classe média se define pelo ter:
    TV: duas, banheiro: dois, geladeira : duas, carro: um,
    filhos: meio ou no máximo um. E por que meio filho?
    AH!! boa classe média: os avós cuidam, ou a empregada
    ou a vizinha ou a tia Zumira, tão sempre prestativa.
    Livros: lê dois por ano, agora esta terminando Harry Potter.
    Revistas: Caras, Sabrina, Júlia, Veja e etc…
    Escolaridade: pensa em fazer faculdade, esta fazendo ou superior completo.
    (Cá entre nós esse tal de superior sobe à cabeça, não dá um ar de
    superioridade?)
    Programas preferidos: tv, cinema, teatro, eventos e tudo mais que falam por aí.
    Esporte: correr, andar, bicicletear, jogar, e esportes radicais.
    (Existe esporte mais radical do quê: tendo pressão alta, diabetes,
    ácido úrico continuar comendo aquela bela picanha, uma pururuca e
    bebendo com os amigos, existe ?adrenalina pura, não só pra quem
    pratica mas também pra quem vê, que digam as esposas e mães).

    Diante de tantos paramêtros é justo, justíssimo que a classe média, seja média.

    Perdida na sociedade por culpa de tantas definições, referências e cobranças.
    Então, pra que serve a classe média? não tem função social a não ser consumir?
    Caros Elóis da classe média, tem função social sim e importante função social.
    A classe média é a dissiminadora de ideias, é a leva-e-traz das outras
    duas classes,
    Estas sim, bem definidas e resolvidas, a pobre e a rica,
    Uma que manda a outra que obedece e pronto.
    A classe média é a ponte de comunicação entre a elite e os descamisados.
    Os ricos não falam com os pobres e vice-versa e coisa e tal.
    Quando os ricos necessitam dizer algo aos pobres chamam a classe média
    para dar o recado.
    Sem a classe média os Morlock estariam em apuros, com certeza pereceriam.
    Taxativamente quem precisa então, ser: dominado, enganado e manobrado
    é a querida classe média.

    Que ironia!!. Justamente aquela que acha que não é manipulada, que é
    esclarecida, que é bem informada, que não é povo.
    É a enganada, é a inocente útil no meio dessa história toda.
    A classe média é a grande massa manipulada. A Tão falada massa de manobra.
    A classe média é a transmissora da ideologia dos dominantes para os pobres.
    A classe média é o sustentáculo da elite no seu poder e glória.
    E quem manipula a cândida classe média?
    A mídia em geral, com sua sutiliza e ponto de vista, com seus colunistas, com seus comentaristas e com suas programações subliminares e outras nem tanto. Funciona assim.
    Chato descobrir ou desconfiar que esta sendo manipulado,não é?. Não,
    tem gente que adora.
    Classe média uni-vos… não sei pra quê, mas uni-vos.

     

  8. Muito bom!…

    Essa é a diferença. O PT, tem projeto, tem líder, base, força social, e, por ser a causa justa, arrigimenta amplos setores das camadas progressistas do País.

    O Partido e seus aliados se deram conta de que só as ruas conseguirá deter a sanha golpista liderada pela Globo e Fiesp.

    Portanto, a ordem e permanecer mobilizado, atento e mobilizar mais para ampliar a participação do nosso povo em defesa da democracia e do Estado de Direito!…

     

    1.  
      Prezado  Sérgio  Rodrigues,

       

      Prezado  Sérgio  Rodrigues, pelo que escrevestes existe a corda e os outros são a caçamba .

      Sei do que estou falando . .Cuidado pois quem pensa que tudo possui nada tem, principaalmente nos momentos  cruciais.

      Existem exemplos .

      Abaixo o fascismo …

       

        

  9. Excelente, Sérgio!Podemos

    Excelente, Sérgio!

    Podemos utilizar da sensatez, penso eu.

    O que é mais fácil controlar?

    A classe média e médio-alta tradicionais ou o povo?

    Respondo:

    A classe média e médio-alta tradicionais.

    Uma conversa na chincha como diz o dito popular com um Deputado Federal resolve o problema.

    Quem vai segurar um Governo sem respaldo social? Nenhum Congressista vai segurar. Até eles sabem disto.

    Ninguém vai. A lucidez vai ser cobrada na hora H.

    A turma midiotizada você inventa uma historinha e ela muda de opinião, já o povo organizado que tem consciência de onde pisa e o que pode acontecer se tivesse o Golpe, não!

    O que está em jogo é 2018. 

    Tirar Lula da disputa ou enfraquecê-lo para a direita vencer com respaldo das urnas.

    Porém, acredito que nem com toda esta artilharia pesada contra Lula, Dilma e o PT hoje a Direita vence. 

    Ela está virando o fio. 

    E, o pior, foi com tanta paranóia para o jogo do Golpe, que criou em seu próprio público a revolta contra todos os políticos, até os que convocaram a manifestação do dia 13 de março e até ofereceram metrô de graça para eles.

    Gente que é fácil de aglomerar porque os bairros no entorno da Paulista são os mesmos bairros que toda Eleição dão mais de 80% dos votos no segundo turno para o candidato anti-PT.

    Como bem você disse Sérgio!

    A Globo não levou ninguém na quarta-feira à noite à Paulista. Dia seguinte é dia de trabalho e essa gente tem medo de perder o emprego. Só faz manifestação de domingo.

    E, vai acontecer igual. Em abril de 2015 nem metade dos que foram em março compareceram. Acabou a novidade para muitos desavisados do que iam encontrar lá, viram a extrema-direita dar as cartas e o Kim Katiguri e os revoltados onLine comandarem  a festa. Ai não dá, não é verdade? Eles assustam os desavisados!

    Eles não são líderes de nada!

    Abraço,

    Alexandre!

  10. Uma correção

    Nem todos que foram às ruas dia 18/03 são petistas ou governistas. O mais correto seria dizer que são, antes de mais nada, democratas e antigolpistas. Ou, ainda, que são antifascistas. Inclusive – ao menos aqui no Rio – compareceram na Praça XV vários psolistas. Teve até discurso do Freixo, que está longe de ser governista.

    http://www.ocafezinho.com/2016/03/20/dias-de-infamia-golpista/

    ScreenHunter_144 Mar. 20 12.47

    O Globo faz capa criminosa e politicamente irresponsável, em que manipula ao quadrado a informação. 

    Infla manifestações golpistas e reduz manifestações pela democracia, e diz que essas últimas representaram apenas 7% das primeiras. 

    As marchas golpistas são chamadas de “Brasil vai às ruas”. 

    Nas marchas pela democracia, o título é: “Aliados de Lula e Dilma”. 

    Ou seja, os milhões que foram protestar contra o golpe, contra a mídia golpista, em favor da democracia não são o Brasil.

    São “aliados de Lula e Dilma”.

    Além disso, é mais uma mentira da Globo, porque boa parte dos que marcharam na última sexta-feira, naquilo que foi uma das maiores manifestações políticas de nossa história, não são “aliados de Lula ou Dilma”. 

    Marcelo Freixo fez um duro discurso contra o golpe, na Praça XV e não é “aliado de Lula e Dilma”.

    O Brasil vive dias de infâmia jornalística. 

    O golpe midiático já está sendo denunciado pela imprensa internacional.

    1. Imprensa internacional

      Fiquei curioso para saber onde o golpe estaria sendo denunciado pela imprensa internacional.

      Encontrei a resposta no próprio blog d’O Cafezinho.

      Trata-se da Al Jazeera.

      http://www.ocafezinho.com/2016/03/20/al-jazeera-denuncia-ao-mundo-o-golpe-de-estado-midiatico-no-brasil/

      Já é um começo, mas isso precisa ser reproduzido por outras redes. Para o leitor globotomizado (segundo MarFig) a Al Jazeera pode ser associada a algo de credibilidade duvidosa.  Não é europeia nem norte-americana.

      Aqui está o vídeo:

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=1gMrRORKyHQ align:center]

      Quem tiver contatos no exterior procure enviar, junto com o vídeo acima, o artigo-análise de Glenn Greenwald. Pode ser que acabe chegando aos grandes jornais internacionais. Aliás, devemos fazer um esforço para que chegue.

      https://theintercept.com/2016/03/18/brazil-is-engulfed-by-ruling-class-corruption-and-a-dangerous-subversion-of-democracy/

    2. Concordo com seu comentário.

      Concordo com seu comentário. Sou psolista e fui com diversos amigos à Paulista. O PT precisa encontrar meios de se afastar da bandidagem e, na condição de maior partido de centro esquerda buscar aliados também à sua esquerda. A tentativa de tratar a manifestação do dia 18 como um apoio a Dilma e Lula não é bem recebida por estes setores. Trata-se de ampliar a partir de uma plataforma que nos una.

  11. Diferenças de organização das mobilizações
    A mobilização dos coxinhas tucanos pró-golpe começou a ser organizada há 6 meses, a a favor do governo e da democracia foi em uma semana. A primeira contou com o apoio e propaganda intensa da mídia golpista, a da democracia contou com a boa vontade e a coragem daqueles que estavam lá. A pró-golpe foi superdimensionada pela imprensa e seus institutos picaretas, a pela democracia contou apenas com muita, muita gente nas ruas. Se sonharem com a execução do golpe, iremos parar o país, GREVE GERAL!

  12. Na minha cidade

    Aracaju, fizemos a maior passeata de todos os tempos. Por baixo umas 20 mil pessoas. Minha cidade é pequena. Colocar 20 mil nas ruas nem em dia de chiclete com banana. Mas dia 18 estavamos todos lá …

  13. Golpe começou bem antes do que se parece
    Se lembrarmos do baixo nível da campanha do picareta Aético e do apoio incondicional dos atuais pró-golpe, veremos que a malandragem e safadeza dos perdedores começou bem antes do que parece.

  14. a maravilhosa manifestação

    a maravilhosa manifestação foi organizada  pela frente brasil popular

    e pela cut

    e pelos ,movimentos sociais, pelo que sei….

  15. O governo deveria acreditar mais no povo e menos nas …

    O governo deveria acreditar mais no povo e menos nas articulações palacianas.

    Há um imenso erro que o governo está fazendo, está confiando em Lula mais para recompor os apoios palacianos do que recompor a base popular.

    Se o governo saísse as ruas, mesmo com medo de apanhar, teria uma surpresa que depois teria que digerir melhor, a melhor base de apoio são as multidões. Estas multidões devem se recompor em nome da unidade nacional a medida que da oposição a última palavra que se pode escutar é recompor qualquer coisa.

    Em todas as campanhas políticas o candidato que passa batndo o tempo todo leva a persepção popular que o seu caminho é somente o ódio, e o que a oposição está fazendo isto. Mesmo que os golpistas queiram modificar esta visão hoje é impossível, e Lula jararaca deve dar lugar ao Lulinha amor que em nome da concórdia e da pacificação permitiria a sua imolação.

    Lula deveria se entregar aos braços do povo, dizer claramente para que veio e para onde vai, deixar o discurso da agressão e passar para o discurso da conciliação. Se Moro quiser lhe prender, que o prenda, pois neste momento a prisão de Lula não serviria mais aos objetivos de Moro. Lula preso seria o mesmo do que Getúlio morto, a responsabilidade em resgatá-lo não seria dos políticos, mas sim dos populares,

    Só olhando as últimas adesões, psicólogos favoráveis a Lula, CNBB favorável a Lula, artistas por todo o Brasil favoráveis a Lula, professores favoráveis a Lula, estudantes favoráveis a Lula ….É muita gente favorável a Lula e esta gente compõe o povo.

    Teríamos com a prisão de Lula e seu resgate a revolução de todas as cores, mas o Brasil é o país de todas as cores, e o verdadeiro enfrentamento seria dos bons com os maus.

    Só um detalhe, salvado o governo, este governo será do povo e ele que deverá governar.

    1. De acordo tche.

      A oposição se esmera para colocar a luta nas antecamâras do parlamento , e nos foruns do Judiciário, ( e olha que eu nao chamei de forum da Justiça). Infelizmente o governo imaginou que nesta arena teria  correligionários suficiente. Não tem. A mídia imaginou que poderia manipular ad eterno as mobilizações populares e não podemos dizer que tenham feito um trabalho eficiente. Porém não conseguiram chegar onde queriam. No dia 13 Lo Prete, uma das bruxas televisivas, apressadamente soltou o tamanho do seu delírio. Ela afirmou que as manifestações  eram provas de que o país não estava mais dividido, e que todos eram contra o governo. Eu vi as caras e as bocas se contorcendo e manipulando numeros, e imagens no dia 18. Afinal isto é uma prova da incompetência desta imprensa. Sentiram mais uma vez o golpe, mas  não tiveram a nobreza ( já que gostam tanto) de dizer touché!!!  Mas com certeza sentiram esvair ali, mais um sonho de que basta manipular que a plebe ignara vai aceitar tudo que dizemos. Estão há quase duas décadas tentando, e perdem a cada eleição. Estas manifestações questionam fortemente o poder desta mídia. Não conseguiram fazer a cabeça do povo, conseguiram apenas instigar os instintos preconceituosos e discriminatórios, de uma parcela que existe  mas ficava represada  e temerosa. O desespero desta parcela transparece na violência  e em seus gritos esganiçados, ou em seus panelaços cada vez mais localizados. Sim existem os que odeiam todas as políticas sociais, e como vimos, entre eles os que odeiam qualquer grupo que queira o poder, pois nesta turba, existem os que querem o poder apenas para si. O poder para  humilhar, o poder para linchar o poder  para dizer : cale a boca, você sabe com quem está falando… Estes não querem nem líderes, nem políticos  querem um poder para si.  Seus representantes máximos também, e estão no congresso, e estão no judiciário. Todos querem um poder para exibir.

      Portanto, tche a saida está nas ruas.

  16. Rede Engalobo(a)

    Precisamos mostrar para a rede glogo, que gosta de engalobar, que o povo não vai mais na sua falácia. Se ela tiver pouca audência, saberá que não tem influência. Não liguemos no canal PLIN-PLIN.

  17. complemento

    Sergio,

    Importantissimo assinalar que o JN nao trabalhou somente na vespera com a operação “convite”, mas durante uma semana inteira alem das demais midias que deram “aquela força” 24 h. Empresas como Riachuelo,  Habibs seguiram o apoio da Fiesp.. A campanha de lá foi enorme…

    Estevo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador