O Machismo de “Esquerda”, por Arnóbio Rocha

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Visto como alguém do DEM, entendemos, mas quando o machismo vem da esquerda.. ( Charge Bessinha)

O Machismo de “Esquerda”, por Arnóbio Rocha

Visto como do DEM, entendemos, mas quando o machismo vem da esquerda.. ( Charge Bessinha)

As reflexões abaixo foram feitas no twitter depois de ler mais um tweet indicando textão de caras que vivem a ensinar Dilma a governar, a como ser de esquerda. Veio à cabeça todas as polêmicas, ainda durante a primeira campanha presidencial, em 2010. O comportamento é repetitivo e revela um conceito, ou melhor, preconceito, um machismo sofisticado, disfarçado em “conselhos”.

O machismo é uma miséria humana, une direita e esquerda. Desconfio que ambos querem tutelar Dilma, por essa razão inconfessável. Pouco me importa com o machismo da direita, mas me dá nojo, essa esquerda que trata a Dilma como inepta. Aquele povo que dá “conselho”, que tenta “ensinar” como governar, a mim, é onde mais se revela o machismo oculto.

Vejo blogs progressistas (Homens e Mulheres), com a ideia fixa de que tem que tutelar Dilma, é uma ação machista, por que não tentaram fazer a mesma coisa com Lula? Quase todos os dias, desde 1/1/2011 é a mesma cantilena: ‘Dilma tem que fazer isso”, “Dilma tem que fazer aquilo”…o Machismo é LATENTE.

Preciso citar nomes? Leiam os tweets, leiam os blogs, cansa demais, se comportam como conselheiros, pois desacreditam na capacidade feminina. Esses, mesmos e mesmas, JAMAIS ousaram “aconselhar” Lula, tenho a convicção de que era não por ele ser “iluminado”, mas por ser HOMEM, então…

Vou ser bem ASSERTIVO: Se ao invés de Dilma, fosse qualquer HOMEM, esse desrespeito e essa ação tutelar não aconteceria. Nada é gratuito, fizeram isso com Erundina, Marta, é um método, infelizmente, não estamos imunes, nem evoluímos suficientemente. São os limites da sociedade machista que corrói as mentes, mesmo as das forças emancipatórias, as de Esquerda.

É uma droga, viu? As desculpas são as mesmas, Dilma “vá mais à esquerda, faça governo popular”. Sempre me pergunto: Onde eles estavam quando Lula foi “pragmático”, conciliador com a Direita para garantir a governabilidade? Por que jamais raciocinam que Dilma administra um legado pesado? Pois o governo Lula pegou melhor conjuntura mundial e os efeitos da Crise 2.0 só se tornaram corrosivos depois de 2011, aqui no Brasil. 

É mais fácil jogar sobre os ombros de Dilma todos os problemas da Economia, assim como a Direita faz, pois a razão de fundo, nem é política ou econômica, é de gênero. Por fim, vou deixar bem claro, Dilma pode e tem o direito de errar como qualquer MACHO, até quando vamos nos comportar como a Direita MACHISTA?

Pode me excluir, ignorar o que escrevo, não me importo. Mas não sou desleal no debate, essas jecas ficam achando que vão tutelar uma MULHER, qualquer MULHER, mas são incapazes de romper com o ciclo vicioso do Machismo.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com certeza o machismo pode

    Com certeza o machismo pode estar presente nas críticas às ações das mulheres, em qualquer circunstância da vida, no espaço público e no privado. Portanto, pode estar ‘disfarçado’ (ou nem tanto) nas críticas à Presidenta. Porém não dá prá comparar eventuais ‘escorregões’ políticos nos dois mandatos de Lula com a quantidade de ‘escorregões’ de Dilma. Impossível comparar, até por conta de características pessoais e de carisma de um e outra (independente de ‘um’ ser homem e ‘outra’ mulher), as capacidades de liderança e articulação interna ao governo e externa nas relações com outros setores institucionais e com a sociedade. É preciso ter cuidado em achar que não se pode criticar as ações de uma mulher por conta de ser ‘machismo’, pois também pode ser uma forma velada desse mesmo preconceito achar as mulheres são ‘frágeis’ demais para serem criticadas e que precisam de homens que venham em sua defesa.

  2. Tava demorando….A DEFESA do poste!

    Quer dizer que quando eu chamo Dilma de poste, é porque sou machista?

    Deve ser isso sim porque Dilma é uma das Presidentes mais ativas e presentes da história deste país.

    As pessoas dizem a Dilma o que ela deve fazer porque ela não faz nada meu caro Descolado da Realidade.

    E as campanhas de veto isso e veto naqulilo, eram campanhas que PEDIAM Dilma para fazer algo. E ela, as vezes fazia, as vezes não, e dava satisfação a todos justificando seus atos.

    Mas hoje…não faz nada, não fala nada, não explica nada, só corpo fora… um verdadeiro POSTE!

    Quem mudou foi Dilma, acorda!

    1. Fazem pelo menos 6 ou 7 meses

      Fazem pelo menos 6 ou 7 meses que metade do Brasil está se empenhando em não deixar a Dilma governar e agora vem com essa hipocrisia: por que ela não governa? Por que nos primeiros 4 anos ela foi excelentemente avaliada e depois que ganhou a eleição, e a oposição não se conforma, ela virou o cão? É machismo e inconformismo de gente derrotada. Deixa a mulher trabalhar, oras!

  3. Pois então Arnóbio, você

    Pois então Arnóbio, você disse exatamente o que penso (podem jogar a primeira pedrada) e o cúmulo do machismo chegou quando a oposição, e alguns lá do governo concordaram, que ela deve vir a público, ajoelhar e se humilhar pedindo perdão por existir, o que é isso? Nem ao Lula exigiram tamanha barbaridade. Vão se roçar nas ostras, siô!

  4. Machismo-atacado & varejo SA

    Vcs assistiram as ‘declarações ‘ das mulheres que participaram do manifesto 16 de agosto ? Então, já sabíamos de quem é a culpa (rsrs) do machismo sem noção. Brincadeira à  parte mas não há  como negar: as  bolsonaretes, felicetes  e cunhetes ainda não estão em extinção. Situação que só será ‘resolvida’ daqui  três ou quatro gerações de DILMAS. 

    1. Bolsonaretes

      Daqui tres ou quatro gerações? Que nada! É só lembrar daquele vellho ditado árabe: “Bata em sua mulher tres vezes por dia.  Vc. não sabe por que bate, mas ela sabe porque apanha”. Se as bolsonaretes não forem normais, na classsificação do Nelson Rodrigues, em dois meses mudam de idéia…

  5. I e i
    Viajou na baba do quiabo!
    I nao sei donde tirou e daqui nao foi.
    Qua! Qua! Qua!
    Nesta altura nao pode tudo senhor.
    Nao ponha palavras em minha boca nao.
    Criticar sim! Cada uma e o texto eh machista na sua forma. O Politicamente correto!
    Cara!

  6. É triste, mas ainda não houve

    É triste, mas ainda não houve uma boa governante no Brasil, em qualquer nível do executivo. O desastre de Yeda Crusius, a não reeleição de Marta e de Erundina, o triste espetáculo de Dilma, para ficar em algumas das mais famosas, dão exemplo disso.

    É uma pena, pois as mulheres no legislativo costumam ser batalhadoras e competentes.

    As mulheres são mais honestas que os homens, isso é um fato, mas quando assumem uma posição de comando parece que querem consertar tudo que estava errado desde o começo do mundo, e acabam falhando. Pouco pragmáticas, o que é estranho, dada a competência com que gerenciam as famílias.

    Incapazes de esquecer malfeitos do passado, não sabem costurar acordos de governabilidade.

    Dilma dá a impressão que, se for impichada, se retirará do poder com a sensação de dever cumprido, pois não deixou se corromper nem fez alianças com a turminha do é dando que se recebe. Lula foi bem mais franciscano.

    Pena.

  7. Estão todos manipulados…por este lixo de TV

    Essa avalanche de críticas contra Dilma pode ter até uma razão machista, mas creio que a principal razão continua sendo que 90% da população brasileira assiste no mínimo 60 horas de rede Globo por semana e convenhamos não existe nada mais machista, reacionário, imbecil, preconceituoso, com complexo de vira-latas, do que qualquer coisa que é veiculada nesta porcaria de TV monopolista que existe no Brasil.

    Tudo que passa na Globo é rico em preconceitos, machismos, e na babação eterna à cultura comercialista imbecil dos EUA. Quem assiste um lixo desses todo dia só pode pensar m… seja de esquerda ou de direita, ou até apolítico. Com a Globo na cabeça a mente das pessoas se transforma no famoso “aparelho excretor” do Malafaia!!!

  8. quem “ensina” não ganhou eleição

    até q enfim leio algo sobre isso … de saco cheio de ler blogs até “progressistas” ensinando Dilma a governar dizendo detalhadamente o q ela tem q fazer … quem “ensina” não ganhou eleição … machismos inconscientes ?

  9. até q enfim leio algo sobre

    até q enfim leio algo sobre isso … de saco cheio de ler blogs até “progressistas” ensinando Dilma a governar dizendo detalhadamente o q ela tem q fazer … quem “ensina” não ganhou eleição … machismos inconscientes ?

  10. O machismo enrustido do Arnobio

    Então, dar sugestões a presidente da república é machismo. Se por exemplo, agíssemos assim com um presidente homem não teria problema.

    o fato de o Sr Arnobio entender que o tratamento dado a nossa presidente é machista, faz dele um machista, ou seja, ela deve ser tratada diferente porque é mulher. Ele está com pena dela, se condói por ela e acha que ela nã merece isso. Porque acha que as mulheres são mais fracas. Isso é machismo. Ele enxerga crítica por causa do gênero quando na verdade, é porque a presidente está inoperante, sem resposta, sem ação contra estes grupos que tentam derrubá-lá, e seus eleitores estão quase desesperados. Não sei exemplificar, mas como seria se tivéssemos um João Goulart na presidência ..?As sugestões seriam diferentes…? 

     

     

  11.   Realmente o blog do Nassif

      Realmente o blog do Nassif é um espaço plural.

      O dono do pedaço, crítico lúcido da atual mandatária (e nesse barco também estou eu), faz alguns dias pôs o dedo na ferida e apontou o machismo dos que pretendem ver Dilma isenta de críticas ou de palpitagens.

      Ora, issovai acabar virando o samba do machista doido. Se critica, é machismo; se não critica, é machismo. Convenhamos: querer isentar a nossa chefe de governo e de Estado de palpiteiros e críticos TAMBÉM é uma tutela, e das bem mequetrefes. Colegas pseudo-machófobos de esquerda, não se igualem aos bolsonaretes e combatam críticas com argumentos, não com chavões.

  12. feminismo é coisa séria para ser usado com outros fins.

    Realmente há machismo na esquerda, como há na direita. Certamente há críticas machistas a Dilma, criticas que se referem ao seu gênero. No entanto certos grupos usam o ‘vitimismo’ como estratégia para se imunizar das críticas e impor uma censura moral fora de lugar aos críticos. Assim ninguém pode ser criticado por ser incompetente, por trair o que disse antes, por se dizer de esquerda e fazer políticas neoliberais de direita se for mulher. Veja bem: ser criticada por esses motivos e não por ser mulher. Esse tipo de comportamento em primeiro lugar reforça o machismo, pois associa criticas que não se referem ao gênero da pessoa em questão ao seu gênero. No fundo é uma atitude conservadora que rejeita a igualdade entre os homens e mulheres, pois crê que as mulheres não podem ser criticadas da mesma forma que os homens mesmo quando a crítica é dissociada do gênero. Em segundo lugar faz retroceder a luta contra o machismo ao usá-lo de forma instrumental como um recurso que visa outros fins e não o combate ao machismo. Retira o foco da violencia de gênero, da desigualdade no mercado de trabalho para questões que se referem a ações de natureza politica. E o pior de tudo: estabelece o totalitarismo do politicamente correto, pois o que o autor propõe é uma censura ao livre pensamento quando se trata de qualquer crítica as ações de uma mulher na política.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador