O pensamento burocrático contra a democracia

Por Ricardo Pereira

O pensamento burocrático contra a Democracia

Hoje,  encontrei  um cara que sei que votou na Dilma e perguntei se ele iria na manifestação que vai acontecer à tarde. Ele perguntou que manifestação e eu disse que era contra o golpe.  Ele ficou estarrecido e perguntou como eu podia apoiar o governo, que ele tinha votado na Dilma mas que não deu certo, que ela foi uma aposta errada do Lula, que ela era incompetente, etc.  E eu respondi que prefiro esperar 2018 do que atropelar as regras democráticas. 

O papo encerrou e fui almoçar pensando na mudança de atitude deste cara.  Ele é um funcionário da administração e representa com perfeição aquela percentagem dos que nunca fazem greve e defendem os interesses do patrão e que caracterizam o pensamento burocrático disseminado no meio publico.  Este tipo de pessoa acredita mesmo na ORDEM, detesta  protestos,  nunca comparecem a manifestações. Para estes, existe um caos administrativo, a abominação total.

Não quero tapar o sol com peneira e sei muito bem que existe situação de desgoverno. Mas a culpa é somente da presidenta?

Desde sua eleição, a Câmara e o Senado sabotaram quaisquer iniciativas de  resolver os problemas econômicos, deixando de votar leis e projetos que permitiriam uma nova etapa de desenvolvimento, além de criar várias armadilhas nas pautas-bombas do Cunha et caterva, além do desmantelamento de diversos programas em andamento causados pela omissão do congresso.

 E nem a escolha dos ministros, prerrogativa da presidenta, têm sido respeitada, com ações judiciais casuísticas e despropositais que impedem o país de funcionar a contento. 

Cobrar da presidência mais governo nestas condições é muito cinismo.

Mas voltemos ao dilmista arrependido.

Mesmo que ele tenha razão em parte de sua revolta, fica óbvio sua limitação no sentido de avaliar o que significa esta ruptura com a ordem constitucional. Para ele, é simples a troca, é como se fosse um diretor por outro, tudo ficaria igual. Mas isto não é verdade!

Apesar de todas as criticas que se possa ter ao desempenho do governo, o fato é que as acusações usadas para fundamentar o pedido de impeachment são inconsistentes e, se levada como jurisprudência, inviabilizaria completamente a administração das cidades e estados, constituindo numa amarra insustentável. Além disso, as contas dos demais presidentes foram julgadas e aprovadas apesar de conterem os mesmos problemas. 

Se o fato tem sido usado pelos perdedores da última eleição para tirar do poder alguém que conquistou 54 milhões de eleitores,  há que se perguntar quem ganha com isto.  Considerando que durante as eleições, Marina e Aécio representavam  aqueles que eram contra as políticas econômicas anticíclicas e protecionistas adotadas por Dilma em seu primeiro mandato, fica evidente que os defensores do impeachment  são favoráveis ao fim das políticas que caracterizaram o primeiro mandato.

Além disso, o novo congresso descobriu que tem poder suficiente para mudar completamente os planos presidenciais, abortando projetos de interesse público e implementando leis que descaracterizaram as boas práticas econômicas que estavam em vigor.  E numa câmara de deputados onde o que falta é gente com cara de povo, as aspirações burguesas pelo fim da CLT e das conquistas trabalhistas só tem contraponto a partir do poder da presidenta.

Ao defenestrarem definitivamente a Dilma, não sobrará nada para impedir a sanha destes celerados. 

E isto, este cara não entendeu…

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. São contra porque ouviram falar….

    Caro Ricardo Pereira. Seria muito bom se se pudesse fazer essa afirmação com fulcro nos fatos das realidades culturais e sociais do cidadão médio paneleiro. Essa afirmação:

     “…fica evidente que os defensores do impeachment  são favoráveis ao fim das políticas que caracterizaram o primeiro mandato.”  (…) , infelizmente não encontra nenhum fundamento no amálgama da diversidade das pessoas que se fantasiam de CBF, abraçam e fazem selfies com os gorilas do CHOQUE e batem panelas Le Creuset nas janelas gourmets dos pombais que habitam. O traço manrcante que une essa choldra é que todos são CONTRA. Mas, se vc perguntar contra o que, eles dirão que são contra “…tudo isso que está aí…” que eles vêem e ouvem falar por meio dos canais de divulgação das interpretações de interesse do Mercado. Logo, considerano os terrenos onde se apacentam, eles nunca ouviram falar das realizações do “governo” ao qual atribuem todas as qualidades ruíns possíveis de existir sobre a face da terra. Eles não sabem que, afastado o modelo de gestão centrado no Estado, prosperarão as preferências de gesgão da economia propostas por Armínio Fraga (Milton Friedman) e Neca Setubal (Roberto Setubal, aquele do Itauuuuuuuu), e lá virão os tais tripés, Estado Mínimo e toda aquela caixa de maldades que lhes trarão queda de qualidade de vida e mais lucros aos banqueiros. Eles não sabem e não entendem isso. Só entendem o que é explicado pela Miriam Leitão e o Sardenberg. 

     

     

  2. O Brasil avança. As nossas
    O Brasil avança.

    As nossas contradições estão sendo estampadas.

    Não há mais como se esconder o ódio de classes.

    A fratura da “casa grande e senzala

    E o que há de pior, como sugere o texto

    os “feitores” que se acham da “casa grande “, sendo, mesmo eles, tratados como diferentes, e correndo atrás das migalhas jogadas para mantê -los nas rédeas.

    1. Um dos maiores pecados da

      Um dos maiores pecados da administração PT. Mostrar para classe média que ela sempre esteve bem mais próxima dos pobres que dos ricos.  A verdade é que só o 1% sabe o que é ser rico. O restante da humanidade orbita achando que em se mantendo próximo, aparentará uma riqueza que não tem.  Numa sociedade onde dinheiro significa sucesso, ninguém quer ter a falta dele.  O problema é que não sabem identificar os motivos e as razões que os levam a pensar assim. Portanto se torna muito mais fácil jogar tudo num mesmo balaio e culpar o governo, assim salvam-se todo. E usando a filosofia de Homer Simpson….”já que a culpa é minha, eu a coloco em quem eu quero.”

  3. Com o agravante…

    De que a Dilma – a despeito de suas limitações impostas externamente – tem feito MUITO para prejudicar seu próprio governo: recente voto sobre o pré-sal no Senado; apoio à lei antiterrorismo; patrocínio (Itaipu Binacional) de eventos organizados por golpistas (a tropinha que reúne o boquirroto, o mordomo-vampiro, o agressor de mulher e o cusarunhes); e o bolsa-PIG. Isso, sem mencionar o absurdo da manutenção do quinta-coluna (agora fordendo o governo na AGU) no governo.

  4. É de se estarrecer mesmo que

    É de se estarrecer mesmo que um funcionário público fique contra a política econômica e o modo de gestão do governo Dilma, que tanto fez pelos servidores. Provavelmente ele não tem DAS, isso explica a revolta.

  5. esse golpe  infame promete

    esse golpe  infame promete desdobrar-se em infamias infindas

    e atingir na sequiencia os direitos dos trabaslhadores e muitas conquistas da constituiição de 88…

    não podemos ser ingenuos….

    o tal programa do pmdb divulgado ano passado pelo temer é claro:

    atingirá  esses direitos trabalhistas e entregará tudo ao tal mercado internacioonal.

    ontem no  encontro da unicamp contra o golpe  a análise

    feita ali divulagada num vídeo em post que li aqui, os professores esclareceam isso…

    estarrecedor o que preparam os golpistas….

  6. A presidente Dilma cavou o

    A presidente Dilma cavou o impeachment, o Brasil está afundando. E nem todos que são a favor da saída da presidente são golpistas, coxinhas, alienados, direitistas. Infelizmente, esse é o pior governo do Brasil. Bateu Collor, Sarney e Figueiredo. 

  7. Um servidor público com uma
    Um servidor público com uma opinião rasteira é suficiente para o senhor dizer que a mantalidade da burocracia é desta e daquela forma?

    Que piada de péssimo gosto.

    Endossada pelo blog, ainda por cima.

  8. Mais uma vez vou comparar a

    Mais uma vez vou comparar a situação do Brasil com o processo eleitoral dos EUA, em que Noam Chomsky se posicionou sobre uma possível vitória do candidato social-democrata, esquerda radical para os americanos, Chomsky diz que se o Sanders ganhasse não governaria, uma vez que não tinha ao seu lado a burocracia. Ora, o que está ocorrendo aqui no Brasil se não o que Chomsky previu para o Sanders nos EUA?
    Dilma não tem ao seu lado o judiciário, seus servidores, que em uma greve partiram para o tudo ou nada com o governo, situação das mais graves, não tem a receita federal, que se predispôs a fazer uma devassa nas contas do presidente Lula, bastava o juiz Moro pedir, não tem a polícia federal, que claramente tem um viez contra o governo atual, não tem o MPF, que claramente se posiciona, ainda que ao arrepio da lei, contra esse governo e qualquer coisa ligada a ele, haja vista a perseguição ao presidente Lula.

    Em suma, quando o Brasil nadava a longas braçadas economicamente a elite do funcionalismo ficou em silêncio, afinal estavam viajando ao exterior duas vezes ao ano, consumindo loucamente, tendo uma copa do mundo no Brasil, ainda que demonstrando uma falta de educação internacional, terão uma olímpiada no Rio de Janeiro, mas, veio 2014, e o governo estava dando um freio de arrumação porque além da crise mundial não ter terminado depois de 7 anos, o mercado virou de cabeça para baixo, o preço do barril do petróleo despencou, as demais commodities também, além disso a operação Lava à Jato destroçava a economia da Petrobras, resultado, em 2015 3,8% de queda no PIB, dos quais, segundo algumas consultorias, 2,5% deve a dita operação. Não bastasse isso o governo implementou uma política cambial buscando a cotação ideal para o Brasil, que se situa entre 3,90 e 4,00 reais, resultado? Adeus produtos baratos nos EUA, adeus duas viagens para o exterior por ano, agora teremos que viajar apenas pelo Brasil, isso é um castigo.

    O resultado, as ruas cheias de brasileiros com camisas da seleção brasileira que custam por baixo 200 reais, tomam champanhe no meio dos protestos, até sem problemas, mas não venham dizer que a situação deles está ruim, está ruim para uma parcela da população que não foi às ruas, mas que sofre os efeitos do boicote do Congresso com esse governo, do boicote da burocracia com esse governo, e, apesar de todo esse bombardeio a taxa de desemprego sequer atingiu dois dígitos, está atualmente em 8,2%, é a maior desde de 2009, ou seja, a pouco mais de 6 anos já tivemos taxas maiores.
    Esses que protestam para retirar a presidenta, sua grande maioria não votou na presidenta Dilma, são excessões, sua grande e absoluta maioria é eleitor do Aécio, como mostrou a pesquisa do Datafolha no dia na passeata.

    Para concluir, o que está ocorrendo no Brasil é uma rebelião daqueles que perderão algumas mordomias, em virtude de uma segunda Lei Áurea, que dessa vez libertou economicamente os antes explorados, eles estão indo as ruas pela dor da ruptura, estamos ou estávamos saindo de uma sociedade completamente hierarquizada para uma sociedade mais horizontal, e eles não toleram olhar olhos nos olhos dos mais pobres, não toleram dividir o mesmo espaço no restaurante com aqueles que eles pagam o salário, não toleram o fato do presidente Lula ter transformado o aeroporto em rodoviário, ou seja, um simples hub de transporte de passageiros, em fim, os governos de esquerda praticamente exterminou todos os óasis de exclusividade da nossa elite.

  9. Eu consigo entender este cara

    Aos 55 anos tenho minha vida profissional toda na área pública. Todos os meus empregos foram obtidos mediante concurso, além disso, na condição de assalariado, sempre votei na esquerda, mas chegou um momento que perdi as esperanças.

    Há 10 anos passei em 19º lugar em um concurso com 20 vagas para trabalhar na Petrobrás. Fiquei muito contente, era a minha chance de progredir profissionalmente e financeiramente, progredir na vida. Só que nenhum dos aprovados foi chamado e o serviço que deveria ser feito por nós é feito por agentes terceirizados, que trabalham para empresas que, provavelmente,  repassam verbas para políticos. Apesar de saber que com a possível concretização do golpe, a Petrobrás seria privatizada e os brasileiros perderiam as remotas chances de consegui um dos poucos bons empregos que restam neste país,  me falta ânimo para defender esta poítica que está aí.

    Eu sou radicalmente contra o golpe, contra o neoliberalismo e todas as ameaças que a direita representa  e se a eleição fosse hoje, voltaria na Dilma, mas não por achar que ela iria melhorar alguma coisa, mas para evitar um mal maior. Como cidadão e funcionário público, tenho a impressão que os políticos, tanto de direita como de esquerda,  cospem na nossa cara e dão risada dos abusos que cometem contra nós. Enfim, sinto que ninguém me representa.

  10. O PT também sabotou o ajuste de Dilma…

    Não se esqueça disso, não foi apenas o Congresso em geral. Se o próprio partido do governo não vota com ele, é difícil argumentar para o restante votar. Aliás, o PT agora também está contra o Nelson Barbosa…

    1. Boicotar!!!!

      Criticar é uma coisa louvável. Boicotar tem um sentido e significado diferente. Inclusive me parece que certas propostas quer eram da oposição foram votadas , proteladas empasteladas pela propria oposição. Portanto voce entendeu a diferença entre criticar e boicotar?

  11. engraçado…

    Os anti-Patria  usaram durante o primeiro periodo Governo Dilma a tatica de dividir o bloco de esquerda com

    a seduçao para a DILMA e paus contra e “o vulgar torneiro “LULA. Pensaram quela  nao tinha carater para resister

    as bellas afirmaçoes da parte da GLOBO, da FALHA; da FIESP, para fazer a diferença entre uma “estudadaé e un

    “analfabeto”. Eles nao querem ver que o mundo tudo tinha reconocido ao LULA como o campeao da inclusao de

    40 milhoes de  homens e mulheres em apenas 8 anos e a DILMA consolidando o trabalho feito e incluindo varios

    outros milhoes com Minha casa minha Vida.

    Quando eles receberam ordens do Imperio de aproveitar as mobilizacoes de Junho 2013 levando  uma parte

    do pais para quebrar foi neste momento que o PT e a esquerda nao propus nada,deixando sozinha a Presidente

    DILMA. Ela pode ser teimosa em mutas coisas mas sem a presencia seria e organizada dos Partidos que devem

    conducir os processos, ela nao podia fazer milagres. 

    O milagre da DILMA e o povo lulista na presidencial 2014-18 , sem que o PT-aparelho e outras organizaçoes tenha

    feito muito para a vitoria. Tudo o merito é para a Presidenta DILMA e o povo lutador.

    Os anti-Patria nunca aceitaram a derrota eleitoral, o PT nunca tomou  a serio os embates que o 2° Governo Dilma

    recebeu. Hoje temos que sair do perigo de morte que o pais se encontra. Esta em jogo a Paz, a Democracia e a Soberania Nacional

    Temos que propor ao pais um Contrato da Cidadania com a Democracia Brasileira. que fortaleça nosso sistema

    democratico com participaçao popular e a defesa da soberania nacional .

     

  12. engraçado…

    Os anti-Patria  usaram durante o primeiro periodo Governo Dilma a tatica de dividir o bloco de esquerda com

    a seduçao para a DILMA e paus contra e “o vulgar torneiro “LULA. Pensaram quela  nao tinha carater para resister

    as bellas afirmaçoes da parte da GLOBO, da FALHA; da FIESP, para fazer a diferença entre uma “estudadaé e un

    “analfabeto”. Eles nao querem ver que o mundo tudo tinha reconocido ao LULA como o campeao da inclusao de

    40 milhoes de  homens e mulheres em apenas 8 anos e a DILMA consolidando o trabalho feito e incluindo varios

    outros milhoes com Minha casa minha Vida.

    Quando eles receberam ordens do Imperio de aproveitar as mobilizacoes de Junho 2013 levando  uma parte

    do pais para quebrar foi neste momento que o PT e a esquerda nao propus nada,deixando sozinha a Presidente

    DILMA. Ela pode ser teimosa em mutas coisas mas sem a presencia seria e organizada dos Partidos que devem

    conducir os processos, ela nao podia fazer milagres. 

    O milagre da DILMA e o povo lulista na presidencial 2014-18 , sem que o PT-aparelho e outras organizaçoes tenha

    feito muito para a vitoria. Tudo o merito é para a Presidenta DILMA e o povo lutador.

    Os anti-Patria nunca aceitaram a derrota eleitoral, o PT nunca tomou  a serio os embates que o 2° Governo Dilma

    recebeu. Hoje temos que sair do perigo de morte que o pais se encontra. Esta em jogo a Paz, a Democracia e a Soberania Nacional

    Temos que propor ao pais um Contrato da Cidadania com a Democracia Brasileira. que fortaleça nosso sistema

    democratico com participaçao popular e a defesa da soberania nacional .

     

  13. O PT também sabotou o ajuste de Dilma…

    Não se esqueçam disso, não foi apenas o Congresso em geral. Se o próprio partido do governo não vota com ele, é difícil argumentar para o restante votar. Aliás, o PT agora também está contra o Nelson Barbosa…

  14. Decepcionada sim

    Decepcionada de votar em Dilma até posso admitir, mas arrependida jamais. Em defesa da Constituição Federal, do Estado de Direito e da Democracia. “NÃO VAI TER GOLPE!”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador