O show do horror na prisão de Garotinho, por Matê da Luz

por Matê da Luz

Estou enjoada. 

Literal e metaforicamente, porque me percebo em contato com muita, mas muita gente mesmo, que está a celebrar as fotos/a exposição/o fim do poço sobre a forma como se deu a prisão de Garotinho. 

Ele deveria ir preso? Sim, claro. O que é de merecimento justo, que se faça ser. 

A onda de ódio que não parou nos 13X45, nem nas manifestações coletivas nem naquelas mais individuais me faz constatar: estamos nadando num mar de ódio, e isso, ao meu ver é um perigo. Pessoas celebrando uma outra pessoa doente, em níveis físicos e psíquicos, preganto a Lei de Talião – aquela do olho por olho, dente por dente – como viável, lançando mão do “você tem idias do que esse cara fez com a população do Rio de Janeiro?” para defender a pipoca e guaraná na primeira fila ao assistir a desgraça alheia. 

Existe julgamento para os crimes, perante a lei do homem – e é por isso e para isso que devemos lutar. O Brasil está afogado num pântano perigosíssimo de ataques e falta de limite entre o que faz crescer e o que afunda cada vez mais e, pra mim, a celebração de alguém em maus bocados, seja lá quem essa pessoa for, é lamentável, desumana e não segue pra onde eu desejo que a vida siga, no geral. Não consigo achar correto ou normal ou menos doentio do que o que a gente julga como doença a comemoração pelo deserespeito do outro, mesmo que o outro tenha desrespeitado tanto. 

Vergonha tanto dos meus amigos (editando esta lista em 3, 2, 1…) quanto dos jornalistas que, tá certo, estão trabalhando, mas não sopram a menor possibilidade de empatia. Registro é uma coisa, exposição é outra e ando cansada, bem cansada disso tudo. 

Minha filha, dia desses, sacou: “depois falam que não dá pra voltar no tempo: por aqui, estamos caminhando pra 1.800, percebeu?”. Acho que do jeito que a coisa anda, logo a gente se depara com arenas abertas ao público e leões, muitos leões. Triste perceber que de evolução, evolução mesmo, este processo não carrega nada. 

Sigo enjoada e, por esta razão, não ilustro este post com a imagem degradante que circula a internet toda. Deixo o Cristo, beleza indiscutível de uma cidade verdadeiramente maravilhosa, pra tentar lembrar que o amor, senão o único caminho, é o menos dolorido de todos.

Mariana A. Nassif

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito bom post. A divulgação

    Muito bom post. A divulgação das imagens é deplorável. E a Globo News as reprisa sem parar. A intenção é clara: insuflar o ódio e o radicalismo, que é necessário para sustentar o golpe.

  2. Eh é isso ai

    Tenho uma amiga que resolveu dar uma espiadinha em quem os amigos e familiares do perfil do facebook dela davam curtidas. Ela descobriu horrorizada que tinha até um colega jornalista, pseudo moderna, que dava curtidas nas paginas do Bolsonaro…. Ela viu tanta coisa feia, que decidiu voltar o minimo possivel ao facebook e da decepção com tanta gente de um discurso e com outra ação, ela resolveu que não dah para esperar muito das pessoas. Acho que tudo que estamos vivendo politicamente esta deixando mais evidente o nivel mediano de muitos de nossos colegas e amigos.

    1. Esses tempos

      estão servindo par que máscaras caiam e a hipocrisia seja desmascarada. Também tenho contatos assim no facebook, alguns são de direita e fascistas e o sabem, outros nem tanto… ou ainda não se descobrirm assim.

       

  3. Primeiro texto que não é

    Primeiro texto que não é acompanhado pelas imagens grotescas da rede goebbels que não vi, não vou ver e acho que quem vê e gosta precisa se tratar. Parabéns.

  4. Esquece o circo que Garotinho

    Esquece o circo que Garotinho promoveu.

    A grande pergunta é :

     No seu entender, ele é inocente ?

    Foi preso indevidamente ?

    Antes que vc responda, dou a minha opinião;

    Opinião, apenas.

    É UM BAITA VIGARISTA.

  5. E de boas intenções e palavras até poéticas

    assim esquecemos ou queremos esquecer uma realidade maior, Pedrinhas, no Maranhão é a regra no país todo, e nossas boas consciências inocentemente se enojam com as irregularidades da prisão dos ex-governadores. – Onde estão os articulistas? – Onde estão os poetas?  – Onde estão os progressistas ou quaisuqer pessoas que aqui venham se manifestar contra a quase totalidade dos presos nas cadeias brasileiras, desumanas, muitos sequer sem julgamento? Gente fina é outra coisa.

  6. Foi vingança
     O espetáculo não se limita à ação da polícia. Faltou dizer que a emissora mais sórdida e manipuladora do planeta repetiu à exaustão a cena deplorável. Os mais incautos diriam: é de sensacionalismo que vive a mídia. Mas quem assistiu a uma entrevista de Garotinho em 2014 na própria globo não engole essa. Ao vivo, ele fala da investigação da PF sobre sonegação milionária da globo. https://www.youtube.com/watch?v=vqi1fb-0Eow. Crime hediondo e imperdoável cuja vingança tardou mas não falhou. É uma emissora nojenta. 

  7. “Ele deveria ser preso?

    “Ele deveria ser preso? Sim,claro “. Parei de ler aqui. É incrível, mas a Farsa-Jato está conseguindo consolidar sua mais nefasta consequência: o fim do nosso já falimentar Estado Democrático de Direito!

    Outro dia mesmo, o Nassif estava a cobrar uma condução coercitiva, se não me engano, da mulher do Cabral. O Paulo Nogueira cobra que a Claudia Cruz seja crucificada em praça pública.

    O que temos é uma clara consolidação das práticas facistas da Farsa-Jato com apoio de burguesia progressista. É entristecedor.

    Garotinho deveria ser preso? Quando condenado com certeza!!! Antes é prática de um Estado autoritário.

    Prezada Matê, estou enjoado. Enjoado e enojado.

    1. Concordo inteiramente! Muitos

      Concordo inteiramente! Muitos conhecidos meus concordam com o post acima, mas nao discordam da prisao deles. Nao consegui convencer nenhum que ele so poderia ser preso depois de condenado. A resposta padrao e’: todo mundo sabe que ele rouba…Pausa para vomitar!

      1. Pretensamente democrática

        A  autora é mais uma alienada que se faz passar por progressista. Pretensamente enojada da espetacularização faz questão de mostrar sua “humanidade”. Tão democrata que diz ser claro que alguém que não foi condenado deva ser preso.

        Um primor de ignorância e má fé que quer se passar por boa gente. Vergonha!

        Não tenho a menor simpatia por Garotinho e seu clã, mas se queremos um país democrata há que se pautar pela lei: prender quem foi condenado

        Tenho mais nojo dessas pessoas falsas do que daquelas hienas. Estas pelo menos deixam claro o que são e não se escondem atrás de um pseudo enojamento. Que nojo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador