Os pensadores chineses por trás da linha dura de Xi Jinping

The New York Times

Quando Tian Feilong chegou a Hong Kong pela primeira vez com o aumento das demandas por eleições livres, ele disse sentir-se solidário com uma sociedade que parecia refletir as idéias políticas liberais que estudara como estudante de graduação em Pequim.

Então, à medida que as chamadas se transformavam em protestos em Hong Kong em 2014, ele adotava cada vez mais as advertências chinesas de que a liberdade poderia ir longe demais, ameaçando a unidade nacional. Ele se tornou um crítico ardente das manifestações e, seis anos depois, é um defensor firme da lei de segurança nacional que a China impôs à ex-colônia britânica.

Tian se juntou a uma maré de estudiosos chineses que se voltaram contra as idéias de inspiração ocidental que uma vez surgiram nas universidades chinesas, em vez disso, promovendo a visão de mundo orgulhosamente autoritária ascendente sob Xi Jinping, líder do Partido Comunista. Esse quadro de intelectuais chineses serve como campeões, até conselheiros oficiais, defendendo e aprimorando as políticas de proteção do partido, incluindo a implementação da lei de segurança em Hong Kong.

“Quando eu era fraco, eu tinha que jogar totalmente de acordo com suas regras. Agora sou forte e tenho confiança, então por que não posso estabelecer minhas próprias regras, valores e idéias? ” Tian, ​​37, disse em uma entrevista, explicando as perspectivas prevalecentes na China. Testemunhando o tumulto como pesquisador visitante em Hong Kong em 2014, Tian disse, ele “repensou a relação entre liberdade individual e autoridade do Estado”.

“Hong Kong é, afinal, Hong Kong da China”, disse ele. “Cabe ao Partido Comunista limpar essa bagunça.”

Embora o Partido Comunista da China tenha alimentado legiões de acadêmicos há muito tempo para defender sua agenda, esses pensadores autoritários se destacam por sua defesa descarada e frequentemente erudita do domínio de um partido e soberania assertiva, e sua vez contra as idéias liberais que muitos deles abraçaram.

Eles se retratam como fortalecendo a China por uma era de aprofundamento da rivalidade ideológica. Eles descrevem os Estados Unidos como uma confusão perigosa e exagerada, ainda mais depois da pandemia de coronavírus. Eles se opõem aos grilhões constitucionais sob o controle do Partido Comunista, argumentando que as idéias inspiradas no Ocidente do Estado de Direito são uma miragem perigosa que pode prejudicar o partido.

Eles argumentam que a China deve recuperar seu status de potência mundial, mesmo como um novo tipo de império benigno que desloca os Estados Unidos. Eles exaltam Xi como um líder histórico, guiando a China por uma transformação importante.

Vários desses estudiosos, às vezes chamados de “estatísticos “, trabalharam na política em relação a Hong Kong, o único território sob o domínio chinês que tem sido um enclave teimoso do desafio pró-democracia a Pequim. Suas propostas contribuíram para a linha cada vez mais intransigente da China, incluindo a lei de segurança, que rapidamente restringiu protestos e debates políticos .

“Ignoramos essas vozes por nosso próprio risco”, disse Timothy Cheek , historiador da Universidade da Colúmbia Britânica que ajuda a administrar o Reading the China Dream , um site que traduz obras de pensadores chineses. “Eles dão voz a uma corrente de pensamento político chinês que provavelmente é mais influente que o pensamento liberal”.

Além de citar seriamente os discursos de Xi, esses acadêmicos se baseiam em antigos pensadores chineses que aconselharam o governo severo, juntamente com críticos ocidentais das tradições políticas liberais. O marxismo tradicional raramente é citado; eles são defensores da ordem, não da revolução.

Muitos deles fazem respeitosos cumprimentos em seus artigos a Carl Schmitt, o teórico jurídico alemão que forneceu aos líderes de direita na década de 1930 e ao emergente regime nazista argumentos para o poder executivo extremo em tempos de crise, Ryan Mitchell , professor assistente de direito na Universidade Chinesa de Hong Kong, documentada em artigo recente .

“Eles forneceram o raciocínio e a justificativa”, disse Fu Hualing, professor de direito da Universidade de Hong Kong, sobre os novos estudiosos autoritários da China. “De certa forma, é o momento de Carl Schmitt aqui.”

O cenário ideológico da China era mais variado há uma década, quando Tian era um estudante de graduação na Universidade de Pequim, um campus tradicionalmente mais liberal. A censura era mais leve, e as universidades toleravam discussões secretas de idéias liberais nas salas de aula.

Muitos estudiosos, incluindo o consultor de dissertação de Tian, ​​Zhang Qianfan, argumentaram que Hong Kong , com sua sólida independência judicial, poderia inspirar passos semelhantes na China continental. “Eu também fui nutrido por estudiosos liberais.” Tian disse.

Tais idéias entraram em retração acentuada desde que Xi assumiu o poder em 2012. Ele iniciou um esforço para desacreditar idéias como direitos humanos universais, separação de poderes e outros conceitos liberais.

Acadêmicos dissidentes são criticados na mídia dirigida por partidos e arriscam a ruína profissional. Xu Zhangrun, professor de direito na Universidade Tsinghua em Pequim, foi detido em julho e demitido de seu emprego depois de escrever uma série de ensaios condenando a direção do partido sob Xi.

As autoridades de educação generosamente financiar estudiosos pró-partido para temas como a forma de introduzir as leis de segurança em Hong Kong. As fundações chinesas e estrangeiras que antes apoiavam estudiosos chineses menos ortodoxos recuaram por causa das restrições oficiais mais rígidas.

Mais do que o medo e as recompensas da carreira impulsionaram esse ressurgimento de idéias autoritárias na China. A crise financeira global de 2007 e a resposta desastrosa dos Estados Unidos à pandemia de coronavírus reforçaram as visões chinesas de que as democracias liberais estão decaindo, enquanto a China prosperou, desafiando as previsões do colapso do regime de partido único.

“Na verdade, a China também está seguindo um caminho que os Estados Unidos seguiram, aproveitando oportunidades, desenvolvendo-se para fora, criando um novo mundo”, disse Tian. “Existe ainda uma esperança fervorosa de que ultrapassemos o Ocidente em mais 30 anos.”

Os acadêmicos autoritários da China propuseram políticas para assimilar minoriamente as minorias étnicas. Eles defenderam a abolição por Xi de um limite de mandato na presidência, abrindo caminho para que ele permanecesse no poder indefinidamente. Eles argumentaram que o “governo por lei” ao estilo chinês é inseparável do governo pelo Partido Comunista. E, mais recentemente, eles serviram como guerreiros intelectuais nos esforços de Pequim para reprimir os protestos em Hong Kong.

“Para eles, o direito se torna uma arma, mas é um direito subordinado à política”, disse Sebastian Veg, professor da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais de Paris, que estudou a ascensão dos pensadores estatistas da China . “Vimos isso no trabalho na China, e agora parece-me que estamos vendo chegar a Hong Kong.”

Para Hong Kong, esses estudiosos apresentaram argumentos que avançam na busca de Pequim por maior controle central.

Sob o arcabouço legal que definiu a semi-autonomia de Hong Kong após seu retorno à China em 1997, muitos no território presumiram que ele administraria seus próprios assuntos por décadas. Muitos acreditavam que os legisladores e líderes de Hong Kong seriam deixados a desenvolver legislação de segurança nacional, exigida por essa estrutura.

Mas o governo de Xi recuou, exigindo maior influência. Os estudiosos autoritários, familiarizados com a agenda de Xi e a lei de Hong Kong, destilaram essas demandas em elaborados argumentos legais.

Vários professores de direito de Pequim anteriormente atuaram como consultores do escritório do governo chinês em Hong Kong, incluindo Jiang Shigong e Chen Duanhong, ambos da Universidade de Pequim. Eles se recusaram a ser entrevistados.

“Não acho que estejam necessariamente definindo a linha do partido, mas estão ajudando a moldá-la, encontrando maneiras inteligentes de colocar em palavras e leis o que a parte está tentando fazer”, disse Mitchell, da China. Universidade de Hong Kong. “Tudo isso está acontecendo através da legislação, então as idéias deles são importantes.”

Um documento do governo chinês em 2014, ao qual o professor Jiang é amplamente creditado por ajudar a escrever, afirmou que Pequim tinha “jurisdição abrangente” sobre Hong Kong, descartando a ideia de que a China deveria ficar de fora. A estrutura que definiu o status de Hong Kong foi escrita na década de 1980, quando a China ainda estava fraca e sob o domínio de idéias liberais estrangeiras, disse ele mais tarde .

“Eles tratam Hong Kong como se fosse parte do Ocidente, e tratam o Ocidente como se fosse o mundo inteiro.” O professor Jiang disse recentemente sobre os manifestantes de Hong Kong. “A ascensão da China não, como alguns imaginavam, levou a sociedade de Hong Kong a confiar nas autoridades centrais”.

Depois que os manifestantes ocuparam as ruas de Hong Kong em 2014, ele e outros estudiosos pressionaram o caso de que a China tinha o poder de impor legislação de segurança nacional lá, rejeitando a ideia de que essa legislação deveria ser deixada nas mãos das autoridades relutantes de Hong Kong.

“A sobrevivência do estado vem em primeiro lugar, e o direito constitucional deve servir a esse objetivo fundamental”, escreveu o professor Chen, acadêmico da Universidade de Pequim, em 2018 , citando Schmitt, o jurista alemão autoritário, para defender uma lei de segurança em Hong Kong.

“Quando o estado estiver em perigo”, escreveu o professor Chen, os líderes poderiam deixar de lado as normas constitucionais usuais, “em particular disposições sobre direitos cívicos, e tomar todas as medidas necessárias”.

O professor Chen enviou um estudo interno aos formuladores de políticas do partido sobre a introdução de legislação de segurança para Hong Kong, de acordo com um relatório da Universidade de Pequim em 2018, mais de um ano antes do partido anunciar publicamente os planos para essa lei.

Desde que a legislatura chinesa aprovou a lei de segurança no final de junho, ele, Tian e estudiosos chineses aliados a defenderam energicamente em dezenas de artigos, entrevistas e entrevistas coletivas. Tian sugeriu que os intelectuais chineses enfrentarão o agravamento das relações com os Estados Unidos.

“Temos que escolher de que lado estamos, incluindo os estudiosos, certo?” ele disse. “Desculpe, o objetivo agora não é a ocidentalização; é o grande rejuvenescimento da nação chinesa. ”

 

Redação

Redação

Recent Posts

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

1 hora ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

1 hora ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

2 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

4 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

4 horas ago

Aniversário do poeta Manuel Bandeira – a Evocação do Recife, por Urariano Mota

Me ocorreu – descobri, talvez -  que o seu eterno poema Evocação do Recife é…

6 horas ago