Categories: ArtigosCidadania

Pedofilia deve ser enfrentada e discutida dentro das igrejas

Por Cláudio Andrade, do Portal Luis Nassif
A eleição do Papa Francisco abriu uma nova vertente acerca de alguns padres que maculam a imagem da Igreja Católica enquanto Instituição. Esse assunto causa debates acalorados entre os religiosos e a sociedade em um todo.
Fato é que a pedofilia deve ser enfrentada e discutida, inclusive dentro das Igrejas e demais templos.
Em recente caso, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve (no Paraná) decisão anterior de condenação da Diocese de Umuarama e de um padre à  indenização de um jovem de 14 anos, vítima de abuso sexual em 2002, em São Tomé. O valor anterior de R$ 50 mil foi reajustado para R$ 100 mil. Tal decisão deu-se por unanimidade com a análise de um recurso da Diocese.
Nos referidos autos, o TJ/PR já havia reconhecido o ato ilícito do padre como  responsabilidade civil da Igreja, o que entendo correto.
Tanto o padre como a Diocese foram condenados embora a Igreja tenha recorrido da decisão argumentando que o ato foi praticado “exclusivamente” pelo padre.
Mesmo assim, o STJ entendeu que o fato de o padre cumprir seu encargo de acordo com as regras da Instituição religiosa já fica estabelecida uma relação de composição e, portanto, a responsabilidade deveria ser solidária.
A posição do STJ é um bom precedente que traz para as Igrejas a responsabilização pelos atos ilícitos praticados por seus pregadores. Daqui para frente, as Igrejas deverão fiscalizar melhor seus representantes e seus integrantes para não comprometerem a confiança de seus fiéis.
Bom lembrar que o Papa Francisco assinou um decreto que reforma o Código Penal do Vaticano. Dessa forma, seriam introduzidas duras penas para os membros da Igreja Católica que cometerem crimes sexuais de toda ordem, inclusive pedofilia.
Esse Decreto se chama Moto Proprio e tem como fim imediato lutar contra os atos de pedofilia, que sempre foram nódulos de difícil extirpação dentro da cúpula religiosa de Roma.
Responsabilizar as Igrejas de forma solidária é reconhecer que não há como personificar o ato da pedofilia praticado pelo representante religioso respectivo.
As Igrejas não podem “lavar as mãos”, creditando os crimes somente aos seus líderes e representantes já que os fiéis – inclusive menores de idade – sentem-se atraídos pelo templo e esperam  em seus sacerdotes encontrar paz e confiança. Porém por vezes, deparam-se com trevas e dor.
Redação

Redação

Recent Posts

El Niño tende a acabar entre abril e junho, segundo ANA

Maioria dos modelos climáticos apurados pela agência indica enfraquecimento de fenômeno climático para condições neutras

4 horas ago

Milei usa chanceler para pedir encontro com Lula

Solicitação foi encaminhada por meio de carta entregue pela ministra dos Negócios Estrangeiros, em viagem…

5 horas ago

Este é Elon Musk, por Tarso Genro

Diferentes e distantes dos estados modernos, formados até agora, o Estado de Musk é o…

6 horas ago

Investigações devem abarcar além dos figurões da Lava Jato, mas tudo ligado à 13ª Vara

À luz da correição do CNJ julgada nesta terça com Hardt como um dos alvos,…

6 horas ago

Justiça torna réus 19 alvos da Operação Fim da Linha em SP

Os denunciados pelo MP são investigados por crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão…

6 horas ago

Irã vive tensão de escalada da guerra e tem grupo no WhatsApp para orientar brasileiros

À TVGGN, embaixador no Irã relata o clima do país após ataque a Israel e…

7 horas ago