Per vent’ anni dobbiamo impedire a questo cervello di funzionare, por Rogerio Maestri

Per vent’ anni dobbiamo impedire a questo cervello di funzionare

por Rogerio Maestri

“Por vinte anos devemos impedir que este cérebro trabalhe “.

Poucos sabem quem falou esta frase, mas muitos sabem a quem se referia, pois ela se referia a Antônio Gramsci, o conhecidíssimo político , filósofo, cientista político, jornalista, linguista e crítico Literatura italiana que além de todos estes atributos era Secretário Geral do Partido Comunista da Itália.

Esta frase foi gritada pelo promotor italiano, o advogado Michele Isgrò, que só é conhecido pela infame frase que gritou antes do fim do julgamento de Gramsci, num julgamento puramente político, em que Gramsci foi condenado aos exatos vinte anos pedidos pelo promotor fascista, por uma lei que foi promulgada depois dos crimes a ele atribuído sendo o que chamamos uma lei retroativa (lei que inventa crimes para julgar atos do passado).

Pois este promotor e advogado fascista só é conhecido por sua frase contra Gramsci, sendo o resto de seu trabalho, junto com a sua história jogada no local que lhe era devido, no lixo da história.

Há duas coisas importantes nesta frase, a certeza que a esquerda deve ser calada a qualquer preço, pois se deixa-la falar, mesmo com desvantagem de tempo de exposição midiática as palavras revelam mais do que qualquer coisa, a segunda constatação que enquanto uns são lembrados somente por frases contra outros alguns no futuro serão lembrados por PowerPoint, que nas gerações do futuro será mais difícil explicar o que era um software como este do que adjetivar aquele que o utilizou.

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Antonio Gramsci, bela história

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Gramsci

    Antonio Gramsci (Ales22 de janeiro de 1891 — Roma27 de abril de 1937) foi um filósofo marxistajornalistacrítico literário e político italiano. Escreveu sobre teoria políticasociologiaantropologia e linguística. Foi membro-fundador e secretário-geral do Partido Comunista da Itália, e deputado pelo distrito do Vêneto, sendo preso pelo regime fascista de Benito Mussolini. Gramsci é reconhecido, principalmente, pela sua teoria da hegemonia cultural que descreve como o Estado usa, nas sociedades ocidentais, as instituições culturais para conservar o poder.

    Para os que lêem em italiano:

    https://it.wikipedia.org/wiki/Antonio_Gramsci

     

     

    1. Caro Antonio, considero este texto muito mais importante do ….

      Caro Antonio, considero este texto muito mais importante do que o anterior que postei, que era algo extremamente insignificante, porém neste só tive dois comentários e no outro 42 (a maioria variações sobre o mesmo tema). Estou achando que incomodo quem não devo! (mas continuarei incomodando)

  2. Partisano, partisano…

    A julgar pelo estado (lastimável) no qual se encontra a Itália hoje, e considerando que eles também passaram por sua Inquisição (Mão Limpas), eu acho que o promotor que pediu a condenação de Gramsci cumpriu (e bem) o seu papel.

    Eu só não conclamo uma sonora risada sobre os italianos porque nossa situação é (bem) pior. Pelos menos eles sofrem olhando para o Coliseu e para as obras de Michelângelo.

    O que nós (da esquerda) não aprendemos é que esses caras até flertam com o protagonismo, e têm até certo gozo com os holofotes, mas sua “missão”, seu “destino manifesto” está bem sedimentada no espírito deles, ou seja:

    Se forem lembrados, legal, mas o importante mesmo é impedir que as estruturas mudem.

    Não lhe parece estranha coincidência que só nos reste ídolos e símbolos para contarmos a História e nossas histórias de derrotas?

     

    1. É interessante verificar que a Itália só cresceu quando……..

      É interessante verificar que a Itália só cresceu enquanto os verdadeiros comunistas foram fortes.

      Durante o período fascista a Itália permaneceu praticamente estagnada, depois de 1945 ela cresceu mais rapidamente que os USA e a Alemanha, com a chegada das mãos limpas, depois com governos apoiados por ex-comunistas porém na verdade liberais ela ficou estagnada e inclusive caindo a sua economia.

      Parte da responsabilidade da ascenção do governo populista+extrema-direita foi resultado das políticas liberais economicidas provocadas pelos ex-comunistas e liberais, que simplesmente esqueceram de coisas básicas como a luta de classes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador