Polícia brasileira: violência em alta, confiança em baixa

Ação policial mata cinco pessoas por dia no Brasil, mostra Fórum de Segurança

 

Agência Brasil

São Paulo – As polícias civis e militares do país provocaram a morte de pelo menos 1,89 mil pessoas em confrontos no ano passado, uma média de cinco mortes por dia, de acordo com o 7º Anuário de Segurança Pública divulgado hoje (5) na capital paulista.

A pesquisa comparou os dados brasileiros com levantamentos feitos nos Estados Unidos. Segundo o estudo, 410 norte-americanos morreram em confrontos policiais em 2012. Para Renato Sérgio Lima, um dos coordenadores da pesquisa, esse resultado revela “um padrão de atuação das policiais [brasileiras] que se mostra inaceitável”, disse ele.

Outro dado revelado pela pesquisa foi que 23 policiais militares foram mortos em 2012 durante o serviço e 22 morreram fora do trabalho. Na Polícia Civil, o balanço foi cinco mortos em serviço e oito fora. “Ou seja: a polícia está matando muito e também morrendo muito. A instituição está falhando, não estamos protegendo o policial e não estamos protegendo a população”, conclui Lima.

Levantamento inédito feito pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas mostrou ainda a percepção que a população tem a respeito das policias brasileiras. Mais de 70% dos entrevistados ouvidos no primeiro semestre deste ano disseram não confiar na polícia – alta de 14% em relação ao primeiro semestre do ano passado. “O cenário que a gente está traçando é extremamente grave”, declarou Lima.

Nos países desenvolvidos, a percepção mostrou-se diferente: nos Estados Unidos, 88% dos cidadãos confiam na polícia; na Inglaterra o índice de aprovação é 82%.

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/11/05/acao-policial-mata-cinco-pessoas-por-dia-no-brasil-mostra-forum-de-seguranca/

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A criminalidade está sendo

    A criminalidade está sendo estimulada com a estranha proliferação de “programas policiais” nos canais de Tvs ?
    Estamos sofrendo um bombardeio de fatos terríveis diariamente !!!
    Qual o efeito desses vídeos nos jovens ?
    Estupro, tiroteios, assassinatos, tiros na cabeça, facadas, assaltos, invasões de lojas e residências, etc estão entrando em nossas casas em todos os horários:   manhã, tarde e noite.
    Esses vídeos são exibidos num canal e depois re-exibidos, um sem número de vezes, por uma infinidade de canais nas cidades menores por todo o país. Um mesmo vídeo é mostrado, pelo menos, treis vezes ao dia num canal: manhã, tarde e noite.
    Outra fato grave é que eles não se contentam em exibir só os fatos locais do canal.
    Fazem uma verdadeira catada de fatos tenebrosos em qualquer lugar do país para exibi-los localmente.
    Qualquer inovação de ato criminoso que seja criada num ponto qualquer do país é, quase que em tempo real, difundida para o resto do Brasil.
    Dados sobre ONDE, COMO, QUANDO E QUANTO RENDEU CADA CRIME, são fornecidos em detalhes.
    As TVs estão usando o método mais antigo e mais eficiente que a Pedagogia conhece – A IMITAÇAO.
    Glorificam o crime e incentivam os mais jovens à prática de atos criminosos. Até quando vai isso?
    Esses programas, como certos filmes, não deveriam ter um horário mais adequado para exibição ?
    Qual a finalidade disso ?  Aterrorizar a população ?  Causar uma instabilidade social e política ?
     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador