Política, igreja e milícia, por Ricardo Mezavila

Política, igreja e milícia, por Ricardo Mezavila

Durante um ano a Rede Fluminense de Pesquisas sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos fez uma pesquisa batizada de “Controle Territorial Armado no Rio de Janeiro”, com resultado divulgado na segunda-feira através de nota técnica, que alerta sobre a atuação da milícia dentro das Casas Legislativas, Poder Executivo, com braço nas igrejas denominadas evangélicas.

A pesquisa concluiu que as conexões entre a milícia e a polícia estão estruturadas nas favelas e no subúrbio, assim como nos municípios do Grande Rio, expandindo e “redefinindo os termos da própria metáfora da guerra” – diz a nota.

A pesquisa debateu com promotores, jornalistas, policiais, ativistas e especialistas em dados sobre o controle territorial de grupos armados no Estado do Rio de Janeiro e a ligação entre criminosos e as Instituições.

A pesquisa alerta para a aproximação das eleições e da necessidade da garantia do voto livre e a proteção dos candidatos: “Talvez a expansão dos interesses milicianos à instâncias dos poderes legislativos locais, guarde relação, ainda que parcialmente, como o elevado número de mortes violentas envolvendo candidatos a vereadores no último processo eleitoral municipal, em diversos municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro” – completa a nota técnica.

A sensação de insegurança é a motivação de as milícias conquistarem terreno e a confiança da população. Agindo como prestadores de serviços, controlam o mercado: “Há registros de atuação de milícias em serviços de transporte coletivo, gás, eletricidade, internet, agiotagem, cestas básicas, grilagem, loteamento de terrenos, construção e revenda irregular de habitação, assassinatos contratados, tráfico de drogas e armar, contrabando, roubo de cargas, receptação de mercadorias e revenda de produtos de diversos tipos de proveniências” –  afirma o texto.

As igrejas atuam como lavanderia de dinheiro, os pastores evangélicos convencem os fiéis da necessidade da presença da milícia nos locais, orientam que naturalizem o comércio e os serviços e que votem em seus candidatos.

A ascensão dessa corrente vem se consolidando no governo Bolsonaro que, juntamente com seus filhos, possuem notório envolvimento com milicianos do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Mezavila, escritor, pós-graduado em ciência política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro. 

 

 

Redação

Redação

Recent Posts

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

52 minutos ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

3 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

3 horas ago

Moro e Dallagnol deixaram EUA atropelar leis brasileiras em ação contra a Petrobras

Relatório da correição por na Lava Jato narra novos detalhes da ação dos americanos em…

3 horas ago

Manifestantes ‘sequestram’ espírito do cachorro de Milei

Estudante viraliza com vídeo em que diz ter como refém cachorro morto em 2017; político…

3 horas ago

O Direito à Cidade x O Direito ao Futebol, por João Marcus Pires Dias

A triste realidade é que as dinâmicas do neoliberalismo estão tomando conta do mundo do…

5 horas ago