Por Huatong Sun, professora da Universidade de Washington
A decisão do governo Trump de forçar a venda do TikTok a um comprador americano é, para muitos, o último sinal de que a Internet global está se fragmentando em blocos nacionais e regionais.
Esta tem sido uma preocupação há vários anos, à medida que países autoritários como Rússia, China e Irã erguem paredes em torno de seu ciberespaço, e democracias como os EUA, Índia e União Europeia citam a segurança nacional ao bloquear empresas estrangeiras específicas, como ByteDance’s TikTok e Tencent’s WeChat .
A realidade, porém, é muito mais complicada – pelo menos quando se trata de empresas de mídia social.
Eu estudo design de mídia global e localização de tecnologia . Minha pesquisa sugere que, embora os usuários de mídia social estejam de fato se dividindo regional e nacionalmente, as próprias empresas estão se tornando mais globalmente interligadas do que nunca. Isso significa que os países que tentarem restringir os aplicativos com banimentos e coisas do gênero acabarão prejudicando as empresas com base em suas fronteiras também.
Mais usuários, mais dinheiro
As empresas de mídia social têm pouca escolha a não ser se comportar globalmente – algo claro em seu grande número de usuários.
O Facebook, por exemplo, tinha 2,7 bilhões de usuários ativos mensais no final de junho – representando mais de um terço da população mundial – e apenas cerca de 10% deles estão nos EUA. O WhatsApp tinha 2 bilhões , enquanto o WeChat e o Instagram estão em cerca de 1,2 bilhão e 1 bilhão , respectivamente.
A maioria dos aplicativos de mídia social é rapidamente traduzida e lançada em dezenas de idiomas no início de suas vidas. Tinder , Uber e Pinterest estão disponíveis em mais de 30 idiomas, enquanto o Airbnb pode se orgulhar de mais de 50 .
A tecnologia de mídia social é inerentemente global devido a um conceito conhecido como efeitos de rede . Enquanto os custos de funcionamento de uma rede social aumentam com o crescimento a uma taxa razoavelmente constante, os lucros aumentam exponencialmente com cada usuário adicional.
É uma equação simples. Mais usuários, muito mais receita, muito mais lucros. E a maior parte desse crescimento explosivo está nos mercados externos – não locais.
Competição acirrada
As empresas de mídia social que não competem globalmente e continuam a encontrar novos usuários ficarão para trás.
Essa é uma lição de um estudo de caso envolvendo quatro aplicativos de mensagens líderes que examinei em meu livro recente, “ Global Social Media Design ”. O WhatsApp, fundado em 2009, foi o primeiro neste espaço e rapidamente inspirou ofertas semelhantes em outros países , como WeChat na China, LINE no Japão e KakaoTalk na Coreia do Sul. Em seus primeiros dias, o WhatsApp tinha uma posição forte em países do Sudeste Asiático, como Malásia, Tailândia e Cingapura, mas seu fracasso em inovar em mensagens de voz abriu espaço para o WeChat, que lançou um recurso de espera para falar em 2011 – dois anos antes do WhatsApp revelar um recurso semelhante – e rapidamente conquistar uma grande fatia do mercado .
E quando o WhatsApp finalmente lançou seu próprio recurso de memo de voz push-to-talk, ele o ajudou a se tornar um dos principais aplicativos de mídia social da Argentina.
Isso prova que as empresas precisam inovar constantemente e aprender umas com as outras para expandir – e evitar perder participação de mercado para os rivais. Isso é possível competindo em tantos países quanto possível.
As empresas também investem em seus concorrentes globais para ajudá-los a progredir. A chinesa Tencent, por exemplo, investiu no rival WeChat Kakao , tornando-se um de seus maiores acionistas em 2012, com 13% de participação. E no início deste ano, o Facebook investiu US $ 5,7 bilhões na Jio Platforms , uma plataforma indiana de comércio eletrônico, para aprimorar seu recurso de pagamento digital no WhatsApp.
Algoritmos precisam de dados
Outra lição diz respeito à natureza dos algoritmos e à importância de refiná-los.
Um dos ativos mais valiosos do TikTok é seu algoritmo de recomendação, que destaca vídeos curtos para os usuários. A TikTok conseguiu rapidamente acumular 100 milhões de usuários, em sua maioria jovens, nos Estados Unidos por causa de sua habilidade em recomendar vídeos em sua página “para você”. O governo chinês reforçou esse fato quando empurrou os esforços para uma empresa dos EUA comprar a TikTok, adicionando algoritmos de recomendação de conteúdo personalizado à sua lista de produtos controlados para exportação. Isso significava que a ferramenta mais valiosa da TikTok não poderia ser vendida com a empresa sem a aprovação do governo.
Embora o Vale do Silício se destaque em algoritmos movidos por inteligência artificial , os EUA, como mercado, carecem das enormes quantidades de usuários e dados necessários para testar e refinar esses algoritmos. A China, por outro lado, tem servido como um campo de testes para aperfeiçoar o algoritmo do TikTok por causa de sua grande população e orientação frouxa do governo sobre a privacidade do usuário a partir de agora.
Para competir com rivais na China, Índia e em outros lugares no futuro, as empresas de mídia social dos EUA precisam de acesso a mais usuários e mais dados – o que é menos provável de obter se outros países colocarem barreiras à entrada em resposta à proibição do presidente Donald Trump de TikTok e WeChat sobre sua propriedade chinesa .
Até Mark Zuckerberg, CEO do Facebook – uma empresa que certamente se beneficiaria se as operações da TikTok nos Estados Unidos naufragassem – alertou recentemente em uma reunião de funcionários que o esforço de Trump para banir o TikTok estabeleceria “um precedente realmente ruim de longo prazo” – apesar de alguns ganhos de curto prazo para a rede social.
O Facebook e outras empresas do Vale do Silício foram os pioneiros no mundo da mídia social. Eles podem perder o futuro das mídias sociais se outros países decidirem retaliar com suas próprias proibições.
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