Por que manter o Temer?, por Sérgio da Motta e Albuquerque

por Sérgio da Motta e Albuquerque

Não houve o prometido “milagre pós-Dilma”. O país não retomou o crescimento, não melhorou o desempenho econômico, e o executivo continua alvo de suspeitas do Ministério Publico e da Polícia Federal. O governo Temer segue naufragando em nomeações decepcionantes e a corrupção não é atacada com vigor. O governo Temer é frágil, e todo mundo sabe.

Folha de São Paulo anunciou (1/12) que o “PSDB cogitava o “fim do governo Temer e eventual eleição de FHC”. No dia seguinte, o “Valor Econômico” publicou a comparação que Fernando Henrique fez entre o governo Temer e uma “pinguela” (ponte precária que mal se sustenta). A imagem do governo Temer com uma ponte contingente sugere possibilidade de queda. Ou gente caindo da  ponte. A “blindagem” de seu governo pela mídia brasileira não resistiu aos petardos de “desrespeito à moralidade pública” de sua administração, denunciada ao público pelo jornalista Luiz Rufatto no “El País” (23/11).

Com sete ministros citados na Lava-Jato, não há garantia que Temer chegue ao final de seu mandato. Hélio Bicudo, um dos juristas que firmou o impedimento de Dilma Rousseff, afirmou seu apoio ao “Fora Temer”, no dia 28 de novembro ao Estadão:

“Se houver um pedido com contorno jurídico consistente eu acompanho. A questão do impeachment é política com nuances jurídicas. A materialidade é uma questão secundária. Trata-se de um remédio político que deve ser aplicado”

Mais a frente na reportagem, Bicudo reafirmou seu descontentamento com Temer:

“A democracia já estava ferida com a saída da Dilma. Por que, então, manter o Michel Temer? Todos sabem que ele não é de nada. O Temer trouxe o pessoal do passado para o presente. É um equívoco manter a estabilidade democrática através da burocracia”.

Bicudo acertou: manter uma estabilidade democrática que não serve de base a crescimento econômico e combate à corrupção só para fortalecer uma burocracia parasita não faz sentido. O decepcionante governo de Temer pode acabar por unir  inimigos e defensores de Dilma em um consenso único: a deposição de um presidente incapaz que não pode continuar no poder.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hélio Bicudo, como o próprio

    Hélio Bicudo, como o próprio nome diz, é Bicudo. Esse aí só vai sossegar quando o “Princípe” estiver na cadeira de Temer !!!

    Eu sou #team Temer até 2018. 45 nem no Microondas.

     

  2. O golpe não vai derrubar Temer

    Não acredito na queda deste governo que NÃO EXISTE, que NUNCA existiu. Até FHC desistiu de mandato tampão. Quem terá de segurar o caos é ele mesmo, o vampiro. A direita precisa se organizar para 2018 ou para um segundo golpe. 

  3. O fosso se agiganta e a fossa

    O fosso se agiganta e a fossa fede cada vez mais .

    Os ministrinhos do supreminho acabaram de afastar o politiqueiro Renan da presidência do senado .

  4. Porque Manter Carmen Lúcia?

    Se a pergunta cabe ao Temer cabe à presidente do supremo? A presidenta de forma completamente irresponsável, insufla mais ainda este conflito nefasto entre procuradores e juizes de primeira instância que querem, acima da lei,  quebrar a constituição e violentar direitos, em nome da luta contra a corrupção. Uma luta, que  aliás, demonstra  cada vez mais que  tem  partido. Afinal de contas o PSDB, Aécio, Serra , FHC e seu filho se mantém de fora. Foi esta semana que começou a segunda etapa do golpe. Primeiro Calero em consonância com a prisão de Cabral,  e contratempos com a prisão de Garotinho.  Em seguida a ida de Moro ao Senado. Mas de um Moro titubeante, pedindo que não o incriminem, o instrumento maior do golpe, a Globo, editou claramente a secção . Transformaram a lei contra abuso de autoridade em um projeto de Renan. E prepararam as manifestações dando guarita a extorsão do MP. Enquanto isto os seus vão corroendo o estado e tudo que o dinheiro brasileiro construiu. Não restará nada dos bancos estatais, nem da Petrobrás , nem da Eletrobraś, nem do submarino nuclear, nem da nossa usina de refinamento de urânio, nem de nossas empresas com importância geopolítica, nem de nossas universidades, nem de nossas escolas técnicas, nem de nosso mercado interno, e Ruralistas que se cuidem, pois também não sobrará nada para eles. Abrirão finalmente as portas para que o capital estrangeiro que os financia, entre também no campo  e os transforme em babacas ideológicos. Um bando de bananas bregas que gastam tudo num vinho que não sabem fazer, que compram tudo feito por uma tecnologia, em que jamais investiram. Com certeza seriam despedidos por Trump, mas fizeram campanha por Dória, e já começam os que cornetam Justus para presidente.  Merecem sem dúvida comprar as mercadorias fake da DASLU. Mas ontem a comando da principal arma de ocupação, A Globo, foi às ruas e surpreendentemente, não apareceu nenhum fora Temer, apenas fora Renan.   Tudo muito suspeito. Porque manter a Globo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador