Porque hoje deveria ser o Dia da Luta da Mulher, por Matê da Luz

– Mãe, por que hoje, só hoje, é o dia da mulher?

Uma pergunta quase simples, não fosse a mãe uma feminista não conservadora e não fosse ela uma filha que pede respostas mais elaboradas.

– HIstoricamente, fala-se que a data pode remeter ao início da Revolução de 1917, na Rússia; às reivindicações por melhores condições de trabalho na manufatura têxtil, nos Estados Unidos, em 1857. Culturalmente, porque hoje é dia de celebrar as conquistas já alcançadas pelas mulheres, filha. A igualdade no trabalho, o prenconceito, o livre direito de ir e vir. A independência não vista como ameaça, mas como reforço, a colaboração familiar, as construções de leis de proteção. Por estas e por tantas outras, hoje é o dia da mulher.

– Então por que as propagandas pra este dia são sempre de promoção de eletrodomésticos, maquiagem, enfim, coisas “de menina”?

– (já entendendo pra onde a conversa ia caminhar) …então, querida, o mercado de comunicação tem como responsabilidade vender, e teoricamente você só vende quando fala com determinado publico.

– Quer dizer que quem compra o presente da mulher é o homem?

– Não tanto, mas também. E, junto disso, quer dizer que a gente vive e é uma sociedade ainda machista, muito machista. Mas você viu o barulho das mulheres nas redes sociais contra estas propagandas?

– Vi, mãe. E você viu alguma marca mudando de propaganda no ano seguinte e depois no outro e no outro só por causa do barulho nas redes sociais?

– Entendo, querida, e acho válida sua colocação. Mas o barulho é importante pra se fazer escutado, não acha? A AVON, por exemplo, criou uma campanha fantástica contra violência doméstica.

– É, mãe, contra VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – será que um dia a gente ainda vai se livrar de ter que conscientizar sobre ser minoria, sobre crime contra gênero, sobre todos os clichês possíveis e imagináveis e parar de batalhar tanto pra tudo acontecer? Acho de verdade que hoje deveria chamar Dia da Luta da Mulher, porque né…

– Né.

Assim acontece o diálogo que coroa meu dia, este dia oito que ficou tão mais especial por causa dela e da inteligência emocional dela, uma grande mulher da minha vida.

Mariana A. Nassif

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. e mulher tem que ter dia?

    Me peguei pensando  um dia desses ao ouvir sobre o dia da mulher, que enquanto a mulher precisar de um dia especial

    não terá sido emancipada. Homem não tem dia.

  2. Dia De Louvar A Todas As Mulheres; À Humanidade!

    Boa tarde.
    Fiz uma homenagem à mulher, e um ode à humanidade, no meu blogue (clique Aqui, para ler).
    Feliz e estranhamente, abordo o sequestro da data pelos capitalistas, transformando-a em uma mera data caça-níquel; aproveito para pedir que leiam-na e a publiquem em suas Redes Sociais, por favor
     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador