Professor da USP vê caminhos diferentes para réus do mensalão

Da CartaCapital
 
Para especialista, Dirceu encara prisão como “herói” e Genoino, como “vítima”
 
Segundo o professor titular de Ética da USP Renato Janine Ribeiro, o deputado dá sinais de sofrimento, enquanto o ex-ministro parece disposto a reagir contra inimigos
 
por Redação — publicado 19/11/2013 14:38, última modificação 19/11/2013 15:55
 
O professor titular de Ética e Filosofia Política da USP Renato Janine Ribeiro observa caminhos diferentes para três dos réus condenados no processo do “mensalão” que começaram a cumprir pena no último fim de semana.
 
No caso de José Genoino, ex-presidente do PT condenado por corrupção ativa, a prisão desperta piedade e solidariedade humana em razão de sua debilidade física e da convicção, manifestada por nomes como Nelson Jobim e Jarbas Vasconcelos, de ser inocente.

 
Também condenado por corrupção, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, por sua vez, se prepara para reverter a condenação judicial pela via da luta política. Prova disso, segundo Janine Ribeiro, é que ele vai fazer mestrado, trabalhar e lutar para sair da prisão como “herói” no sentido literário. “Não é um elogio. O ‘herói’ não é aquele cujas ações são eticamente admiráveis, mas alguém que, na tradição clássica, enfrenta os obstáculos com o maior vigor e disposição possíveis para vencê-los.”
 
Já Henrique Pizzolato, o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil condenado por corrupção, peculato e lavagem de dinheiro, tem a chance de obter um julgamento na Itália, para onde fugiu após ser condenado, sem pressão política. Segundo o professor, isso pode gerar um resultado que desacredite a decisão do Supremo Tribunal Federal.
 
“São acasos (a nacionalidade italiana de Pizzolato), personalidades diferentes (Genoino, que suportou a prisão política mas não suporta ser preso comum, e Dirceu, para quem nos dois casos a prisão é política), fatos da vida. A história não terminou”, escreveu o especialista em sua página pessoal do Facebook.
 
Em outra análise publicada na rede social, ele expandiu a análise sobre as trajetórias de Genoino e Dirceu. “Genoino realizou uma espetacular conversão pessoal ao se eleger deputado. Antes disso, tinha lutado com armas na mão contra a ditadura. Mas, no Parlamento, foi talvez o deputado que mais se empenhou em construir pontes com seus oponentes, em fazer da política o que ela deve ser: lugar do conflito, sim, mas com educação e sobretudo com a construção de acordos, que permitam que o País avance em vez de patinar em mútuas rejeições”.
 
“Suas duas prisões se contrapõem. Mesmo que considere a atual como uma prisão política, deve ser-lhe difícil aturar a campanha que prosperou contra ele. Parece padecer, muito, das ofensas contra sua honra. Provavelmente, é quem mais vive, no plano pessoal, o drama político”, escreveu.
 
“O ataque maciço a seu nome e reputação simboliza a destruição desse espaço de interlocução que a democracia deve ser. Qualquer história futura do nascimento da democracia brasileira, no período de 1985 a 2000, o colocará como um dos principais protagonistas.”
 
Para Janine Ribeiro, o ex-dirigente petista não merecia a pena aplicada contra ele  STF. “Pessoalmente, penso que, se teve culpa no caso, foi a de assinar um documento como presidente do partido. Isso acontece o tempo todo. Em qualquer cargo, você assina muito mais do que pode ler ou entender. Ele não merecia a pena que lhe deram, é inocente de qualquer acusação de corrupção, mas mesmo que merecesse, continua valendo tudo o que afirmei acima. Ele é o personagem trágico dessa história.”
 
Para o especialista, o caso do ex-ministro da Casa Civil é o contrário do de Genoino. “(Dirceu) Compreendeu a política como espaço de conflitos, por vezes implacáveis. Por isso mesmo, parece não sofrer tanto. Deve certamente sofrer, mas menos. Sua pele é mais curtida.”
 
Janine Ribeiro lembrou que, nas eleições do ano passado, Genoino foi hostilizado ao chegar à sua seção eleitoral, voltou para casa e somente mais tarde decidiu votar, a todo custo. Já Dirceu chegou à sua seção acompanhado de dezenas de militantes, “que não deixaram lugar para nenhuma gracinha de desafetos”. “Dirceu é, nessa história, o herói de um drama clássico: alguém que enfrenta as adversidades com seu esforço próprio, quase uma moral do trabalho. Para ele, as duas prisões que sofreu são políticas, uma infligida pela ditadura, outra pelos inimigos de política.”
 
O professor titular da USP ressalta que seus desafetos são inimigos, e não adversários. “Genoino sofre porque quem ele pensava que fosse adversário se revelou inimigo. Dirceu talvez sofra menos porque nunca acreditou que fossem outra coisa que não inimigos.”
 
No caso de Dirceu, afirma, não se tratará de uma conversão ou redenção, porque não se considera culpado, mas sim como alguém que agiu politicamente, como seus inimigos. “Ele perdeu, mas continuará lutando”.
Luis Nassif

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Convicção de Nelson Jobim e

    Convicção de Nelson Jobim e Jarbas Vasconcelos. É pra rir ou prá chorar?

    Óbvio que as condições físicas e de saúde do Genoíno, não permitem que ele tenha a sua postura normal. Um homem debilitado fisicamente, fica dependente e reage de maneira diferente de uma pessoa em boas condições. Se ele sobreviver a mais esta indignidade, o dr. Janine poderá ter surpresas.

    O Dirceu está onde sempre esteve. Certo ou errado o que nunca lhe faltou foi combatividade e, diante de um julgamento tão parcial e politizado, vai fazer uma limonada gigante. 

    Será que vão permitir um julgamento do Pizzolatto na Itália? Se, tudo que não foi julgado aqui vier a tona, será a desmoralização planetária de JB e seus tucanoboys.

  2. Texto bizarro

    “Dirceu talvez sofra menos”

    Dirceu talvez sofra menos? O professor deve ter um aparelho para medir a quantidade de sofrimento de um e de outro, uma espécie de sofrimentômetro. Com todo o respeito ao professor Janine, esse seu texto é simplesmente tosco, fala fala fala e não diz nada. E afirmar que alguém sofre mais ou sofre menos do que é outro é de tirar pica-pau do oco, é como dizer que alguém se sente bem ao perder a liberdade, menos né professor, é claro que cada pessoa reage diferente numa ou noutra situação, até mesmo diante da morte de um ente querido,  há diferentes comportamentos, o que não quer dizer que, perder alguém de quem se gosta merece ser medido, qual a graça nisso?  Aguardo um texto seu sobre os caminhos diferentes para réus sim, mas os da AP 470 e o dos tucanos, tá bom.

  3. Não há que se duvidar das

    Não há que se duvidar das intenções puras de Jesuíno , o guerrilheiro , e agora debilitado pela saúde decadente  , ele foi mais uma vítima do seu partido , pois como presidente deveria bloquear os afoitos , ele que sempre foi de conteporisar.

    Agora é evidente que dentro do contexto Brasileiro da maioria absoluta que sobrevive com um ou dois salários , o Jesuíno como deputado que é a muitos anos , ele não esta nesta pindaiba toda com um patrimônio de 176 mil  reais , segundo sua declaração , isso ai ele fatura na metade de um ano , claro que ele tem la suas despesas .

    Outro fato que complicou sua história foi esta mal contada história do seu irmão com dinheiro na cueca , isso ai é pior do que baton na cueca.

    1. Armação, papai noel acredita?

      Armação, papai noel acredita? Penso que não. O atentado da bolinha de papel, é verdadeiro? Esse festival de IBOPE é correto? As provas consistentes na AP 2474 que o mundo em breve saberá, se apresentadas e discutidas a tempo em qualquer tribunal, jamais se iniciaria essa ação AP 0470, é falsa?…………Então, o pior não é o dinheiro na cueca, e sim as ciroulas que se esqueceu na casa da amante. Para com isso….

      1. Me diga:
        – Em que hora foi

        Me diga:

        – Em que hora foi que o Brasileiro Comum perdeu a vergonha na cara e passou a dizer que ser encontrado com dinheiro na cueca não é ruim ?

        Crise moral, é isso que pode ser explicado.

        A última vez que as pessoas chegaram a conclusão de que a prática de crimes em nome de um projeto de Brasil poderia ser admitida ensejou na tomada do poder pelos militares.

        Trágico nâo ?

        Eu não gostaria, espero ainda que disso tudo as pessoas tirem a conclusão que partidos políticos são compostos por todo tipo de gente, honestos, idealistas, oportunistas, corruptos, dissimulados.

        O PT sairia engrandecido caso passasse esta mensagem as pessoas.

        Algumas pessoas  que não fazem parte da corrente paulistana do PT  foram expulsas do partido por divergirem sobre o valor do salário mínimo, todavia, os condenados por desvio de dinheiro público são exaltados.

        Onde vamos para ?

        1. Imaginamos que o PT em 2002

          Imaginamos que o PT em 2002 assumiu o poder, mas não poderio, que estava totalmente aparelhado. Veja isso aqui na PMSP, encrustado na maquina pública um esquema que iniciou ( talvez não) na decada de 90, sobreviveu e perdurou até agora. Venceu as eleições mas não ganhou o poderio. A desculpa era que o PT não tinha “quadros”…..lembra-se? Então, permaneceu os “mesmos” e que infelizmente quem se encontrava no Executivo apenas recebia “relatórios”. Na questão do Caixa 2 que ninguém nega, o PT aceitou de bom grado as recomendações de quem deixava o Poder e as armadilhas montadas. Caiu-se em varias delas. O PT é grande e UNICO, pois exatamente dentro das suas divergencias é que crescemos. Não vejo isso em nenhum outro partido. O nefasto de tudo isso, é fazer crer que a Politica não tem jeito. Reconheçamos, o PT tem seus próprios males mas produz seus próprios remédios. Voltando ao tema do $$$ na cueca, ainda não me convenci dos fatos amplamente divulgados. Há controversa. 

        2. Indignações Implantadas

          Pessoas que se indignam pelo “martelar de construções goebbelianas” tem sentimentos certos por origens erradas.

          Não questionando as origens, passam a ser apenas massa de manobra.

          E quanto mais diletantes, pior…

          Se por ex. uma pessoa usa as razões do “desvio de dinheiro público” construídas por empresas parciais (de um lado só) e flagrantemente desviadoras de dinheiro público (na casa dos BILHÕES) e tráfico de poder e inflluência, como uma conhecida Globo (sem falar em Abril, Folha, Estadião, etc.)”, estará sendo ou ingênua ou torcedora do que quer crer.

          É semelhante a tomar lições de “amor na cama” com estupradores e pedófilos.

          Fala-se de “desvio de dinheiro público” (que comprovadamente não houve na Visanet, com 85% de uso já comprovado e os saldo não levantado por não se ter acesso aos documentos), escandaliza-se 50 mil na cueca (quantos não fazem isso , com mais ou com menos em viagens?) e simplesmente esquecem BILHÕES de evidentes desvios de dinheiro público que sequer são investigados! Engavetados, como Alstom/Siemens, Darf, Banestado, Privataria, ISS Serra/Kassab, etc.

          Mas não se indignam com isso.

          Preferem se indignar seletivamente, com 50 mil em cuecas.

          Para atingir presidentes que assinam empréstimos de suas intituições.

          Auditados e pagos.

          E que nada tem a ver com cuecas de parentes.

          Não é curioso?

          Com certeza trágico!

    2. Armando, o nome dele é

      Armando, o nome dele é Genoíno, e não Jesuíno. Outro engano seu: não foi o irmão dele que foi apanhado com dinheiro na cueca. Foi o assessor do irmão. Procure se informar mais antes de postar comentários.

      1. Muito boa sua dica meu caro

        Muito boa sua dica meu caro VLO  , na próxima vou caprichar mais na pesquisa , e até vou procurar saber porque o assessor do jesuino , digo Gesuíno estava com este dinheiro escondido , alias na cueca do irmão dele , também toda esta gitação né ! Mas quem não cafunde , né o VLO , que nome mais estranho este seu!

    3. Botelho, aceita uma sugestão?

      Botelho, aceita uma sugestão? Deixe para postar comentários depois de passado o efeito da bebida, caso contrário você continuará a chamar jesus de genésio ou a descrever detalhadamente o gorro da mula sem cabeça. #ficadica

  4. Vamos à luta

    Entendo o comportamento de Genoíno, uma pessoa que está à beira da morte, nem há como reagir, o que não quer dizer que Dirceu tenha que ter sangue de barata, pelo contrário, ele está reagindo à sua forma e como pode, e faz muito bem, falando nisso gente, não deixem de visitar o Blog do Zé Dirceu, vamos à luta

    http://www.zedirceu.com.br/

    1. O guerreiro brasileiro

      Avatar, Genoíno precisa de acompanhamento médico, constante, para toda a vida. Estará a beira da morte se for mantido preso, pois não conseguirá de forma alguma ter os cuidados que sua saúde necessita. São exames constantes, e há de habitar ambiente extremamente higienizado. Aguardemos o bom senso e que ele vá para casa, para conseguir sobreviver a todos esses linchamentos. Pode ainda viver bem ao lado de seus entes queridos, apesar de todas as restrições impostas pela cirurgia a que foi exposto.  EU ACREDITO EM VOCÊ, GENOÍNO!  NÃO SE  DEIXE ABATER!  COBRA FORÇA E VENCERÁS!!! 

  5. A sutileza de cada ser

    Cada um de nós reage à injustiça de forma diferente. Depende muito da sensibilidade característica de cada ser. Uns crescem e lutam. Outros, a mágoa faz com que definhem. No caso de Genoíno, soma-se aí o debilitado estado físico.

    Eu acredito neles!  Que se julgue o Mensalão Tucano!  E que a consciência de JB, não o deixe jamais descansar após todos  esses atos incongruentes.  

  6. Saia da cadeia Dirceu que

    Saia da cadeia Dirceu que voto em vc pra presidente do Brasil. Prefiro mil vezes a vc como presidente do que Dilma, com que me simpatizo. O autor do artigo diz que sua visão é de que tem inimigos não adversários, se for verdade temos a mesma visão.

  7. mãe dina

    “Genoino, que suportou a prisão política mas não suporta ser preso comum”
    (debilitado fisicamente nem tua mãe suporta)

    é muita abobrinha, donde janine tirou isto?

    Genoino é um paciente de alto risco

    e em sua via dolorosa rumo a papuda

    foi de uma hombridade impar

  8. O PT quis enxergar que não há

    O PT quis enxergar que não há inimigos e sim adversários – no mundo ideal seria isso mesmo. A ditadura surgiu por causa da divergência de ideologia e muitos morreram por isso. Se deixar a direita toma o poder novamente e mata. O julgamento do STF foi um golpe descarado e dizer que há onze ministro não ameniza nada. Lula só não sofreu tentativa de impeachment porque o FHC e alguns conspiradores acreditaram no sangramento do Partido dos Trabalhadores. Os esquerdistas têm  que modificar esta legislação da mídia, se não, mais um golpe à vista.

  9. Ambos, Dirceu e Genoino foram

    Ambos, Dirceu e Genoino foram sacrificados para que o PT ganhasse e viabilzasse seu governo. Foram o preço a pagar pelo traumático rito de passagem, de um partido juvenil eternamente oposiçao (como o Psol e o PSTU) para um de gente grande e que poderia de fato mudar a vida do brasileiro. E mudou.

    Isso o Nassif já explicou naquele seu post definitivo. Mas claro, existem diferenças entre os dois.

    Na minha opinião se corrupção houve, Dirceu tem mais culpa no cartório do que Genoino. Foi Dirceu que articulou as alianças com os partidos fisiológicos. E que pelo que vemos incluiu repasses para campanhas. Genoino não se metia nesse departamento, era uma liderança nas articulações entre partidos dentro do parlamento e não fora dele. Não se envolviam nessa questão de financiamentos de campanha.

    Daí a injustiça cala muito mais forte sobre o Genoino. Dirceu é mais maquiavélico. O que era também necessário para mover-se no terreno pantanoso do real politik. Mas isso o Nassif já explicou bem melhor que eu

  10. Concordo com o prof. Janine.

    Concordo com o prof. Janine. O Genoíno em quem voto desde 1990, 5x pra deputado e em 2002 pra governador de SP, está abatido. Gente que não vale uma unha do Genoíno, o derrubou.

    Quanto ao Dirceu…(Só depois que algum troll daqui, valente, corajoso, passar pela mesma situação de ser condenado por domínio do fato, sem o conhecimento do fato…(sabe como é:parente, subordinado, vizinho…tudo pode acontecer… se encontrar um justiceiro na 1ª instância) e vir até aqui nos detalhar o sofrimento pra si e para a família). Eu fecharei o diagnóstico.

  11. Ué…….não vejo nenhum

    Ué…….não vejo nenhum grande espanto nessa descoberta…ao ponto de merecer um artigo.  Genoino, de fato, é uma vítima…está doente, com problemas sérios…não tem mais condições de suportar todo esse stress….  Obviamente se tornou vítima de uma justiça arbitrária quando lembramos que não era para ele estar lá, simples assim.  Dirceu, por ainda gozar de boa saúde….faz o que Dirceu sempre soube fazer de melhor…….falar/debater….Dirceu é mestre nisso, talvez essa seja a razão de tanto ódio contra ele…..não tem ninguém para Dirceu…..ele é inteligente e muito bem articulado….isso aniquila a direita…mas não deixa de ser vítima da mesma injustiça!!  São pessoas diferentes, hoje.  Cada um se tornou o que é pelas próprias condições de vida.  Não vejo nenhuma grande revelação nesse texto…..como se Janine tivesse descoberto a lâmpada!  Só não concordo com a visão de herói….para nós, que militamos….todos são heróis….todos são heróis por passar por essa injustiça inominável…..essa humilhação de cabeça erguida.  O problema é que, ninguém lá,tem mais 20 anos e a vida lhes deixou marcas….aí ,cada um reflete um tipo de heroismo.   Mas que são todos vítimas e heróis, ao mesmo tempo…não tenho dúvidas.

  12. Cada vez me decepciono mais

    Cada vez me decepciono mais com Ernato Janine Ribeiro…….prefria que ficasse calado, escrever por escrever, dá nisso!

    Que diabo de análise é essa?

  13. O BOLHA

    Gente, eu que admirava o Prof. Janine estou descobrindo que ele é um tremendo bolha… A reflexão dele é de um priomarismo ululante. Ele deve ter se esforçado porque levou uma tunda aqui no blog, mas pelo jeito o problema é falta de talento mesmo.

  14. TUDO PELO PODER

    Esse episódio lastimável é o espelho do que o PT se tornou, o partido do tudo pelo poder, que fez com que aprendesse rapidamente as eternas práticas espúrias da política brasilieira. Não acredito na inocência de nenhum deles, até porque foram defendidos pelos melhores do país, com honorários milionários. Genoíno para mim é o menos culpado, não creio que tenha colocado um centavo no bolso, mas omissão também é crime. Já o Dirceu, nunca foi um grande homem, de moral relaxada a cadeia não deve estar doendo muito pra ele, porque sabe que está cercado de ingnorantes, que estão simplesmente acreditando no PT, porque este partido acertou muito no seu plano social. 

    Que sirva para alguns, que acham que preso tem que apodrecer em catacumbas, o exemplo desses senhores, a cadeia é um inferno, mas todos esse políticos colaboram diariamente para que ela se torne cada dia pior, se bem, que talvez melhore um pouco, com a presença de tão ilustres bandidos. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador