Psicanalistas pela Democracia celebra seu 3o. aniversário neste sábado, 30/11, por Paulo Endo

No próximo sábado estarão presentes a Roda Terapêutica das Pretas, o núcleo de estudos e trabalhos terapêuticos, o grupo Margens Clinicas e os Psicanalistas da Praça Roosevelt.

Psicanalistas pela Democracia celebra seu 3o. aniversário neste sábado, 30/11

por Paulo Endo

A celebração teve início em Porto Alegre no último dia 23/11 organizada conjuntamente com o Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (EBEPPOA) debateu pela manhã o sonho da democracia com a presença dos psicanalistas Paulo Endo, Edson Sousa, Abrão Slavutzky e Roberta Pires.  No período da tarde, atividades heterodoxas em rodas de conversas foram debatidas. O trabalho Armazém de Histórias (A Carroça) realizado na Praça da Redenção em Porto Alegre apresentou seu trabalho de treze anos onde transeuntes e habitantes da praça trocam histórias, testemunhos de vida  e num tempo outro, não dividido pelos compromissos, ambições, coações e medos revelam encontros, possibilidades de convívio e o diálogo num espaço público conhecido de Porto Alegre. Em torno de uma singela carroça pessoas se reúnem, contam suas histórias e ouvem (ou leem) histórias alheias num tempo em que dizer e escutar parecem perdidos, saturando o espaço público de conversas e linguagem.

Outro trabalho apresentado foram os Psicanalistas na Praça que realizam atendimento gratuito a céu aberto, na praça da alfândega todos os sábados pela manhã. Disponibilizando a escuta psicanalítica longe da situação absolutamente privada e remunerada. Com isso relançam o debate político sobre o papel dos psicanalistas num país afogado em desigualdades e relançam desafios para a teoria e a prática clínica e psicanalítica no país, provocando psicanalistas e instituições de psicanálise a relerem seus métodos, suas proposições e suas práticas.

No próximo sábado estarão presentes a Roda Terapêutica das Pretas, o núcleo de estudos e trabalhos terapêuticos, o grupo Margens Clinicas e os Psicanalistas da Praça Roosevelt. O evento acontecerá num espaço emblemático de ocupação artística no centro periférico da capital. O Teatro do Pessoal do Faroeste responsável por inúmeras iniciativas performáticas, teatrais, educativas e de ensino na região da Luz.

Convidamos a todas/os para se juntarem a nós nesse momento de debates urgentes e necessários, mas também de reconhecimento e celebração.

Psicanalistas pela Democracia, 3 anos

Rua do Triunfo 313. Teatro do Pessoal do Faroeste

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador