Qual a importância dos bancos públicos no Brasil?

 
Jornal GGN – O artigo de Felipe Rezende “Why does Brazil’s banking sector need public banks? What should BNDES do?” levanta as implicações do aumento da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) e o papel dos bancos públicos, sobretudo o BNDES, no desenvolvimento e alternativas de funding. 
 
O professor do departamento de Economia da Hobart and William Smith Colleges, em Nova York, faz um desenho sobre o fracasso do financiamento privado demonstrado na crise financeira mundial de 2007 e 2008, para sustentar o desenvolvimento do capital.
 
Há uma grande discussão sobre como apoiar o financiamento privado de longo prazo para atender às crescentes necessidades de infraestrutura e de investimentos do Brasil. Rezende aponta que um dos principais obstáculos no mercado financeiro nacional é o imediatismo no financiamento de longo prazo. O BNDES é a principal fonte desse tipo de financiamento. Entretanto, o Banco tem sido alvo de uma série de críticas, como o efeito de Crowding Out nos empréstimos bancários do setor privado e dificuldades no desenvolvimento do mercado de capitais. 
 
O trabalho busca um viés alternativo à abordagem tradicional para justificar a existência de bancos públicos e o BNDES na economia brasileira, com base na teoria da instabilidade financeira. 
 
Leia, abaixo:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Estranhezas da segunda onda, por Gustavo Gollo

1 comentário

  1. Penso que se o governo

    Penso que se o governo federal tivesse esperado pelo movimento dos bancos privados, desde 2008, estaríamos, talvez, na mesma situação de vários países da zona do euro. Assim, como os bancos públicos garantiram os financiamentos necessários, acabaram tomando espaço no mercado, a meu ver a razão da chiadeira. 

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome