Quem é Leopoldo López, o líder de oposição por trás do levante na Venezuela

López começou sua carreira política em 2000, com dois mandatos de quatro anos como o bonito, dinâmico e popular prefeito de Chacao, um município de classe média alta de Caracas

Marco Aponte-Moreno

Em The Conversation

A crise da Venezuela subiu para novos níveis.

Na madrugada de 30 de abril, Juan Guaidó – o líder da Assembleia Nacional da Venezuela, que assumiu a presidência interinamente em janeiro – pediu uma revolta contra o governo autoritário do presidente Nicolás Maduro.

Em um vídeo postado nas redes sociais, Guaidó, ladeado por soldados, pediu aos venezuelanos que se juntassem a ele nas ruas em 1º de maio para a “etapa final” da “Operação Liberdade”. Esse protesto em massa e revolta militar seria “o começo do fim” do regime que Guaidó e mais de 50 países, incluindo os Estados Unidos, consideram ilegítimo.

No fundo do vídeo, permanecendo resolutamente ao lado de Guaidó e soldados rebeldes, havia uma figura impressionante: Leopoldo López, o prisioneiro político mais famoso da Venezuela.

Revolta em Caracas

Sob o presidente Maduro, que assumiu o cargo em 2013, a economia da Venezuela vacilou e entrou em colapso. Alimentos, remédios e eletricidade são escassos. Maduro se recusou a ceder, alegando que os problemas econômicos do país e os distúrbios populares são uma conspiração dos EUA contra ele.

López, ex-prefeito e candidato à presidência, foi uma figura de destaque no poderoso movimento de protesto contra Maduro, que começou em 2014.

Depois que uma importante marcha anti-Maduro em Caracas se tornou violenta, o político popular foi acusado de “incitamento criminoso e criminoso”. López se tornou o rosto da luta venezuelana pela liberdade e democracia.

Os defensores o viram como um mártir que enfrentou a ditadura em vez de se exilar, como muitos dissidentes venezuelanos fizeram. Ele foi condenado a 14 anos de prisão [escapou do regime domiciliar para ajudar Guaidó no último levante].

O rosto de López estava impresso em camisetas, cartazes e bandeiras que voavam pelo país. Um site, o FreeLeopoldo.com, pediu “a libertação imediata do líder da oposição venezuelana Leopoldo López, que foi preso ilegalmente em uma tentativa de silenciar a dissidência e a liberdade de expressão.” # FreeLeopoldo espalhou sua causa em todo o mundo.

Depois de três anos, o governo de Maduro, em 2017, sofreu intensa pressão política e libertou López para a prisão domiciliar no elegante bairro de Los Palos Grandes. López, enjaulado, era a personificação da oposição vencida da Venezuela.

Então, há três meses, Juan Guaidó revigorou o movimento de resistência travando um ataque frontal completo a Maduro. E López – aparentemente libertado da prisão domiciliar pelos soldados que guardavam sua casa, agindo sob ordens de Guaidó – voltou à resistência.

Ver Leopoldo López ao lado de Guaidó naquele vídeo, como um homem livre, pedindo abertamente uma revolta, foi um sinal poderoso para os venezuelanos depois de anos de protestos sangrentos e várias tentativas frustradas de golpe. [Nota da redação: López, porém, terminou o dia 30 de abril pedindo asilo político para si e sua família em embaixada chilena, já que Guaidó não provou ter o apoio majoritário dos militares para destituir Maduro. Depois, foi para embaixada espanhola.]

O pedigree político de Leopoldo López

López é bisneto do ex-presidente venezuelano Cristóbal Mendoza e estaria relacionado a Simón Bolívar, o general nascido na Venezuela que libertou cinco países sul-americanos do domínio espanhol no início do século XIX.

López estudou economia e sociologia no Kenyon College, nos Estados Unidos, com uma bolsa de estudos sobre natação. Em 1996, ele obteve um mestrado em política pública em Harvard.

Ele começou sua carreira política em 2000, com dois mandatos de quatro anos como o bonito, dinâmico e popular prefeito de Chacao, um município de classe média alta de Caracas. Em 2008, no final de seu segundo mandato, ele tinha 92% de aprovação.

Foi quando o presidente Hugo Chávez, o último líder socialista da Venezuela e mentor de Maduro, acusou López de corrupção e o proibiu de concorrer ao cargo. López foi um dos muitos políticos populares venezuelanos que enfrentaram acusações falsas que serviram para impedi-los de desafiar eleitoriamente Chávez.

Em 2011, a Corte Interamericana de Direitos Humanos determinou que López deveria ter permissão para concorrer ao cargo – uma ordem que a Suprema Corte venezuelana rejeitou.

López, que planejava concorrer à presidência contra Chávez representando o Voluntad Popular – um partido político que ele, Guaidó e outras figuras da oposição fundaram em 2009 – retirou sua candidatura. Em vez disso, ele apoiou o candidato da oposição Henrique Capriles Radonski.

Chávez venceu a eleição presidencial de 2012 e morreu alguns meses depois de seu mandato. Maduro, seu vice-presidente, assumiu o cargo em 2013.

López foi condenado à prisão um ano depois [quando os protestos contra Maduro começaram a resultar em mortes]. Enquanto ele estava preso, a esposa de López, Lilian Tintori, se tornou um espinho no lado de Maduro. Ela viajou pelo mundo reunindo chefes de Estado e denunciando violações de direitos humanos na Venezuela. Ela se encontrou com os presidentes da América Latina, o Papa Francisco, e em fevereiro de 2015, Joe Biden.

Em fevereiro de 2017, Tintori viajou para Washington para ver o presidente dos EUA, Donald Trump, e o vice-presidente Mike Pence, que condenaram Maduro e expressaram apoio público ao marido.

Depois de serem recebidos como “convidados” do governo chileno na Embaixada do Chile em Caracas, Tintori, López e um de seus filhos estão agora hospedados na residência do embaixador espanhol na Venezuela. O governo espanhol diz que não pediu asilo político, mas López não pode ser preso enquanto estiver na residência do embaixador.

O resultado do esforço de Guaidó para expulsar Maduro é incerto. Mas quando a democracia for restaurada na Venezuela, López será um candidato presidencial a ser observado.

Marco Aponte-Moreno é professor assistente de Negócios Globais e membro do Instituto de Estudos Latinos e Latino-Americanos do St Mary’s College da Califórnia.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O autor é professor de negócios globais na Califórnia. Parece ser mais um antichavista orgânico que qualquer coisa. Ele trata Lopez co.o um gênio e herói perseguido.

  2. Os golpistas mudaram suas táticas, pois antes eles vitimavam aqueles que não eram simpáticos ao golpe mas agora eles querem que as pessoas simpáticas al golpe sejam sacrificadas no altar da violência a fim de que o golpe seja vitorioso. É o que se constata no trecho extraído do texto do Colunista global Hélio Gurovitz, a seguir transcrito:

    “Multidão. Nenhuma revolução existe sem ela. Multidões nas ruas também pressionam os militares, pois nenhum soldado gosta de atirar contra o próprio povo. Movimentos populares contam com a repressão para conquistar simpatia. QUANTO MAIS TANQUES ATROPELANDO MANIFESTANTES, mais simpática a causa aos olhos do planeta. EMBORA TENHA CONSEGUIDO LEVAR DEZENAS DE MILHARES ÀS RUAS DE CARACAS, O CARÁTER IMPROVISADO DOS PROTESTES FOI INSUFICIENTE PARA GERAR DESCONFORTO ENTRE OS MILITARES. A repressão brutal e violenta gera imagens fortes, mas também contribui para dissuadir a população a participar das novas investidas. Não há acapamentos nem centros de resistência organizados, como havia nas praças Tahrir, no Egito, ou Maidan, na Ucrânia. Sem isso, a queda do governo é menos provável, pois passa a depender exclusivamente da vontade das lideranças militares”. – Hélio Gurovitz

    Yes, we can win with a little blood of our supporters

  3. também concordo, a própria fala do autor já demonstra um certo ar de torcedor do golpe. quanto a biografia, não interessa muito, porque assim como os guaidós da vida, esse leopoldo também é mais um andróide fabricado pelos quadros americanos. como podemos ver todos esses golpistas são farinha do mesmo saco.

  4. ” A Casa Branca declara que este conjunto de proibições (o embargo) foi “cuidadosamente pensado para negar à ditadura de Maduro, uma fonte não negligenciável de financiamento”. O decreto 13808 visa a sistematização de ataques contra empresas públicas e operações comerciais e financeiras do Estado venezuelano, com o objectivo de destruir a economia do país. Relativamente a este assunto, o embaixador americano na Venezuela, William Brownfield declarou: “A nossa melhor resolução é precipitar o colapso do governo, mesmo que isso implique meses e anos de sofrimento para os Venezuelanos”.

  5. também concordo, a própria fala do autor já demonstra um certo ar de torcedor do golpe. quanto a biografia, não interessa muito, porque assim como os guaidós da vida, esse leopoldo também é mais um andróide fabricado pelos quadros americanos. como podemos ver todos esses golpistas são farinha do mesmo saco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador