Seria Paulo Guedes um “Freud” da economia?, por Albertino Ribeiro

Seria Paulo Guedes um “Freud” da economia?, por Albertino Ribeiro

No início do mês passado, Brasil e Chile assinaram um acordo de livre comércio. O anúncio foi feito pelos ministros das relações exteriores de ambos os países. O acordo, segundo o canal rural do site UOL, viabilizará a entrada de empresas brasileiras no mercado chileno de compras públicas no valor de US$ 11 bilhões de dólares.

Essa aproximação com o Chile não deixa de ser reflexo da admiração do ministro Paulo Guedes à economia chilena. Segundo Guedes, a estabilidade do Chile deve-se ao período neoliberal da ditadura Pinochet. “O Chile que encontrei era mais pobre do que Cuba e a Venezuela hoje, e os ‘Chicago boys’ consertaram o país. Hoje o Chile é como a Suíça”.

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, quando perguntado sobre os custos sociais da abordagem da escola de Chicago, que gerou um desemprego de 21% no país andino em 1983, ele respondeu que isso era asneira, pois o desemprego já estava lá (no governo Allende), mas estava escondido numa economia destruída.

A versão de Guedes para os problemas enfrentados pelo Chile na década de 80 está mais para um psicanalista do que para um economista. Vamos tentar entender o raciocínio do Dr Guedes. Analisando a economia chilena, nosso ministro defendeu que o tratamento de choque dado pelos seus pares revelou, dez anos depois, um desemprego que estava recalcado (1973 a 1983).

Pois é, caro leitor, segundo Paulo Guedes, a economia possui um subconsciente. Sob o governo de Allende, na década de 70, teria sofrido sérios traumas, talvez, por estar sendo dirigida e regulada. Seria o mesmo que uma castração, senhor ministro? Destarte, a neurose do desemprego manifestou-se quando a economia estava numa idade adulta, e não mais necessitava de qualquer intervenção do estado.

Interessante! Acho que nem Freud teria tanta imaginação. Os Chicago Boys deram o golpe em 1973, prescreveram  um tratamento de choque na economia e, dez anos depois, quando o desemprego chegou a 21%,  a culpa é atribuída a uma infância mimada pelo   papai Allende.

Dessa forma, a responsabilidade dos anos 80 de Pinochet, com seus conteúdos fantasmagóricos de uma mão invisível, passou em branco.

Paulo Guedes, isso deve ser um chiste, não?!

Albertino Ribeiro é Tecnologista de Informações Geográficas e Estatísticas.

Redação

Redação

Recent Posts

Governo federal faz mais um aceno às Forças Armadas com acordo

Ministério da Defesa e BNDES fecham convênio para otimizar imóveis das Forças Armadas, com foco…

5 horas ago

Justiça reflete valores e necessidades pela lente do homem branco

“Ele [homem branco] reflete o repertório dele, mesmo tendo empatia, mas não traz a visão…

5 horas ago

Manifestos pela universidade pública tomam a Argentina

Enquanto Milei diz que manifestos tem "causa nobre, motivos obscuros", milhares de estudantes tomam as…

5 horas ago

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

6 horas ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

8 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

8 horas ago