“Seu” Lulu conseguiu, a TV Tupi não, por Alfeu

O último ditador desse regime era o general Figueiredo que tinha a incumbência de acender algumas velas num beco que o Brasil havia sido encurralado pela ditadura.

“Seu” Lulu conseguiu, a TV Tupi não, por Alfeu

A ditadura militar já estava em frangalhos da mesma forma que deixavam a economia do país. O último ditador desse regime era o general Figueiredo que tinha a incumbência de acender algumas velas num beco que o Brasil havia sido encurralado pela ditadura.

A força dos trabalhadores já era uma realidade e  já se organizavam em sindicatos e centrais, como deve ser sempre, e foi um fator importante na derrubada do regime. Esse movimento era crescente, tinha como referencia os metalúrgicos do ABC e  estava causando um grande desconforto não apenas nos militares, mas também na classe política em geral e na elite econômica e financeira.

No final de 83 a Companhia de Tecidos Nova América em Del Castilho no Rio de Janeiro fechava as suas portas, mas logo em seguida inicia-se uma campanha pela reabertura da fábrica. Um personagem que iria marcar toda essa movimentação era o “seu” Lulu, funcionário mais antigo e que representava os companheiros frente a diretoria nas reivindicações. Safra da Globo, essa pauta foi seguida também pelas demais emissoras e por outros meios, onde a imagem de “seu” Lulu era perfeita para o momento político que o país passava. E quanto ao nome não precisa se dizer mais nada.

Depois de vários capítulos nos telejornais, a fábrica voltou a funcionar em 84 e permaneceu até 91 quando foi tudo transferido para a unidade de Duque de Caxias.

Quatro anos antes a Rede Tupi de Televisão encerrava as suas transmissões, mais precisamente em 18/07/1980. Os problemas eram muitos, eram grandes sim. Gerenciamento, financeiro, dívidas, como consequência greves e etc. Mas havia uma massa de trabalhadores espalhados pelos Brasil em diversas afiliadas. O General Figueiredo não se sensibilizou diante das manifestações para manter a Tupi funcionado, não havia interesse. Por esses dias o canal “Video Archives Brasil” disponibilizou um vídeo com a última transmissão da Tupi Rio, era a própria imagem do fim.

Com o encerramento de suas transmissões, a Tupi acabou sendo a emissora que faltava sair do mercado, daquelas inauguradas antes da Globo.

Um bom registro de um programa da Tupi:

Karabtchevsky eTamba Trio:

_

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora