STF: mudanças de Fux fadadas ao fracasso?, por Marcelo Auler

STF: mudanças de Fux fadadas ao fracasso?

por Marcelo Auler

em seu blog

O ministro Luiz Fux, ao iniciar na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), até conseguiu aprovar, por unanimidade, sua proposta de devolver ao plenário os inquéritos e ações penais envolvendo réus com direito ao foro especial. Algo que propôs em nome da busca por maior segurança jurídica através de decisões colegiadas, mas que muitos enxergam como uma espécie de manobra para retirar os casos envolvendo a Lava Jato da Segunda Turma daquela corte.

A mudança promovida, porém, pode resultar em fracasso e voltar a atravancar as pautas de julgamentos. A previsão sombria foi verbalizada pelo ministro Gilmar Mendes – hoje, o segundo mais antigo, com 18 anos de plenário. Foi feita ao participar do debate “STF – Presente, passado e futuro”, promovido pela revista eletrônica Conjur, na sexta-feira (16/10), ao lado dos ex-ministros do STF Nelson Jobim e Cézar Peluso, do procurador-geral da República, Augusto Aras e a intermediação do criminalista Pierpaolo Bottini. Fux abriu o evento, mas não participou das discussões.

Ao final daquele debate, pode-se concluir que a agilidade do Supremo dependerá muito mais do comportamento de seus ministros e de uma menor desejo de exposição dos mesmos, do que de mudanças regimentais como a promovida pelo novo presidente da corte. O encontro foi o mesmo no qual Mendes, de forma sarcástica, apontou a incongruência de Fux, que na presidência da corte está defendendo que liminares monocráticas dos ministros sejam logo levadas ao plenário para a apreciação por todos. Seu colega de plenário buscou a decisão em que o hoje presidente da corte concedeu auxílio moradia a magistrados e membros do Ministério Público e, depois, literalmente, sentou em cima do processo por quatro longos anos, não permitindo que o plenário o apreciasse. Em seguida, Mendes fustigou:

A liminar mais longa que eu conheço na história do Supremo Tribunal Federal é aquela … pelo menos que eu tenha lembrança, depois posso fazer um levantamento, é aquela do auxílio moradia (…) Quer dizer, respeitem um pouco a inteligência alheia, não façam muita demagogia e olhem para os próprios telhados de vidro”.

Divisão gerou assimetrias, cada turma vota de um jeito

Após o sarcasmo com o presidente do STF, Gilmar Mendes mostrou que as mudanças de Fux podem gerar debates mais longos: não serão mais cinco ministros, porém 11. Mendes, ainda que concordando que o plenário amplo (onze ministros) volte a apreciar inquéritos e ações penais dos réus com foro especial, prevê que isso não terá êxito.

Tais feitos passaram a ser julgado pelas Turmas – cinco ministros – desde 2014, em nome da celeridade. Na época – logo após o julgamento do famoso caso do Mensalão, que demorou sete meses em sessões contínuas do plenário – os ministros da corte entenderam melhor transferir às Turmas estes casos. Pretendiam agilizá-los e liberar o plenário para outras pautas. Isto, porém, gerou as “assimetrias”, relembradas por Mendes:

Nós passamos a ter o plenário travado. O plenário passou a ficar travado com tantas ações criminais (…) então, natural que fosse para as turmas. Mas começaram a aparecer as assimetrias, uma turma julga de um jeito, outra turma julga de outro. A própria Câmara dos Deputados reagiu e fez uma ADIN contra. É raro a Câmara fazer isso. A Mesa da Câmara fez uma ADIN contra a mudança regimental, não obstante nós rejeitamos”.

Por conta das “assimetrias” é que muitos entendem que a preocupação de Fux, ao devolver ao plenário a apreciação destas ações, é buscar formas para evitar derrotas seguidas da Força Tarefa da Lava Jato na turma. Tal como ocorreu em decisões recentes.

A expectativa é de que ao levarem à apreciação de onze ministros, e não apenas dos cinco, há mais chances de ações da Lava Jato, que surgem com desmandos ocorridos ao longo dos anos, consigam sobreviver à apreciação da corte.

Não se trata, é bom que se frise, do Habeas Corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, questionando a parcialidade do juiz Sérgio Moro. Justamente por ser um HC, ele continuará tramitando na Segunda Turma.

“Disputa entre a civilização e a barbárie”

Outros desmandos, porém, foram derrubados bem recentemente, como a anulação da sentença na qual o ex-juiz Moro condenou o ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine. Foi derrubada por o juiz não ter garantido aos acusados por réus delatores apresentarem suas alegações finais nos processos depois da manifestação da defesa dos delatores.

Mendes, ao menos publicamente, não compartilha da opinião de que a mudança foi para salvar a Lava Jato. Fala que o plenário imporá, com a participação de outros ministros, limitações aos abusos do sistema penal, naquilo que classificou como “disputa entre a civilização e a barbárie”. Ao explica seu entendimento, expôs:

Na substância eu concordo e acho positivo. Mudanças importantes, em matérias criminais, racionalizações importantes, ocorreram com o plenário. Com a participação de vários ministros, que têm escrúpulos de votar segundo a turba”.

Citou exemplos:

Veja a questão, por exemplo, da condução coercitiva… a condução coercitiva foi repudiada com o voto da ministra Rosa Weber, entre outros. A questão da segunda instância. Também, seis a cinco. A questão dos passos sucessivos para as alegações finais: ministra Rosa, ministra Cármen… Portanto, as tais limitações, não à Lava Jato, mas ao abuso do sistema penal, têm amplo apoio no tribunal. Isso é uma questão de civilização. É a disputa entre civilização e barbárie.”

Ele, porém, acha que não haverá como os debates travados em plenário, mesmo que gerem decisões que causem mais segurança política, não emperrem a pauta de julgamento da corte.

Lembrou por exemplo, que mesmo na Segunda Turma, com apenas cinco ministros, o julgamento do caso do senador Valdir Raupp (MDB-RO), por crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro a partir de uma doação eleitoral de R$ 500 mil, na campanha de 2010, se arrasta desde junho e ainda não foi possível definir a dosimetria da pena a ser aplicada.

Demora causada, segundo ele, pelas intervenções das partes – tanto na hora em que o tribunal aprecia a denúncia para abrir o processo, como no julgamento –, mas também pela própria manifestação dos ministros. Ao responder ao advogado Bottini, advertiu que, no plenário, serão mais ministros votando:

“A sobrecarga vai continuar. Você mesmo tem acompanhado processos na turma e vê que temos nos alongado muito em relação a isso. Começamos um julgamento recente – este caso do senador Ralph – em maio, e ainda não encerramos a parte da dosimetria. Essa realidade vai se transportar para o plenário. Só que agora não são cinco só a falar. São onze. Então vamos ter uma realidade bastante complexa.”

Continue lendo

Redação

Redação

View Comments

  • Enquanto os ministrecos atuarem estivem no palco de espetáculos circenses, deixando de lado a clara, indubitável e tempestiva hora de julgarem, continuaremos nesse descalabro em que os "egos: plenus bagus ego sun" (por aí) farão de conta estarem no país das maravilhas a dedilharem liras incendiárias. Faz muito tempo que não vejo qualquer desses ministrecos preocupados com o bem público e as pessoas envolvidas. Apenas malabarismos e cobrir cabeças coroadas em perucas, por exemplo. Menos mal que um dos catilinários aposentou-se...

  • Luiz Fux não tem estofo moral nem saber jurídico para gerir o STF.Conta com mais dois pilantras Luiz como ele.A Ministra Carmen Lúcia não merece esta confiança toda,principalmente quando Cara de Coco assumir e desequilíbrar a balança.Ganhou um inimigo mortal para o resto da vida,o Ministro Marco Aurélio.Passou a ser o decano da Corte,e quando puder,vai infernizar a vida dele.Eu nunca vi o Ministro Aurélio tão fora de si como naquela seção.Na escolha de Cara de Coco,Jair tratou-o como porteiro do STF.Ao que me lembro,Nassif fez um artigo,chamando a atenção para o tamanho do desastre com ascenção de Fux à Presidência do STF.Covarde,traiçoeiro,malaco,sem vergonha,safado,corrupto,e tem uma vozinha de relações públicas de prostibulo.Um grande terremoto se avizinha.

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

9 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

10 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

10 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

12 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

12 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

12 horas ago