Tempos muito desiguais, por Marco Aurélio Garcia

tempos desiguais1

Artigo do Brasil Debate

Por Marco Aurélio Garcia*

O reinício da propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV suscitará comentários do tipo: “finalmente agora está havendo equilíbrio de tempo entre Dilma Rousseff e Aécio Neves”, uma vez que os dois candidatos disporão, cada um, de dez minutos para seus programas e um idêntico número de inserções.

Mas o suposto “desequilíbrio” em favor de Dilma no primeiro turno da eleição – que não existiu – continuará não existindo no segundo turno. Os tempos iguais da propaganda gratuita coexistirão com os tempos profundamente desiguais em favor de Aécio na maioria esmagadora de jornais, revistas, rádios e televisão.

Quem tiver dúvidas, confira o MANCHETÔMETRO, elaborado pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Quando teve acesso à rádio e à TV na presente campanha eleitoral, o PT viu-se à frente com dois desafios: (1) expor as realizações do Governo Dilma, ocultas ou tergiversadas nos meios convencionais de comunicação e (2) esclarecer o verdadeiro alcance e as implicações da propaganda oposicionista, o que muitos chamaram de “desconstrução”.

Esses dois procedimentos eram essenciais para que Dilma pudesse apresentar, com credibilidade, suas propostas para o próximo quadriênio e, ao mesmo tempo, questionar o discurso das oposições.

De um lado, sob o manto de uma suposta “terceira via”, desfechava-se um forte ataque ao Governo Dilma, opondo-lhe conceitos vagos como “governar com os bons”, “democracia de alta intensidade” ou “política externa de valores”, que mal escondiam um renascer neoliberal na caracterização do modelo econômico, uma indefinição quanto à reforma política e uma mal disfarçada submissão em matéria diplomática.

De outro, a desinibição de assessores econômicos, políticos e diplomáticos do candidato punha em evidência um incontrolável desejo de volta a um passado que a sociedade não só repudiou nos últimos 12 anos, como foi capaz de opor-lhe sólida alternativa.

À medida que se aproximava outubro e fortalecia-se a perspectiva da reeleição de Dilma, intensificou-se uma forte campanha de imprensa que talvez só encontre paralelo naquela que levou Vargas ao suicídio, em 1954, e os militares ao poder, dez anos depois.

Não passa despercebida hoje a recorrência de temas como a “ameaça da inflação”, o “perigo da corrupção” ou os “riscos” de uma política externa “ideológica”.

A inflação atual, contida há dez anos nas margens da meta, difere bastante daquela que assombrava Vargas e Goulart em 54 e 64, respectivamente.

O espantalho da corrupção usado contra Getúlio (o “mar de lama”) e contra Jango foi, em realidade, um álibi utilizado para esconder a ojeriza dos conservadores às reformas em curso naquelas duas conjunturas.

Reviver o fantasma da corrupção hoje é grotesco, na medida em que os malfeitos vêm sendo apurados e combatidos de forma exemplar no Governo Dilma e não varridos para baixo do tapete como foram a compra de votos para garantir a reeleição de FHC, as privatarias, os escândalos ligados à construção de metrôs ou o “mensalão tucano” de Minas Gerais.

Não se pode ocultar, no entanto, que, além do combate à corrupção realizado, Dilma foi a única candidata que apresentou propostas concretas para enfrentar este grave problema que afeta duramente as instituições republicanas aqui e no resto do mundo.

Finalmente, sob o manto de uma crítica ao “partidarismo” da política externa atual, esconde-se um incontrolável desejo de volta ao passado – esse sim ideológico – quando o Brasil praticou um alinhamento submisso, afastou-se de seus vizinhos e abandonou os verdadeiros valores que devem nortear um país livre e soberano.

* Marco Aurélio Garcia é Professor de História do IFCH – Unicamp (aposentado). É Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais

Conheça a página do Brasil Debate, e siga-nos pelo Facebook e pelo Twitter.

 

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Voto em Dilma

    Voto em Dilma e espero a vitoria mesmo que seja por menos de mil votos, tenha ela, tenhamos nós a oportunidade final de conscientização do povo para regulação economica da midiam e  acesso a banda larga 

  2. seria possível fazer um

    seria possível fazer um manchetômetro de 2002? possivelmente tenha ocorrido a mesma coisa contra fhc, pois que está ocupando o governo sempre será alvo, isso é lógico, é da democracia, temos que vigiar quem está no poder.

    1. Nunca houve por parte dos

      Nunca houve por parte dos PIGS nenhuma notícia negativa contra FHC que prosperasse. O mesmo acontece agora, quando até a história dos aeroportos superfaturados do aécio estão sendo engavetados pelo Janot. Ele quer só que investiguem o porque chaves estarem com o titio. Imprensa maçônica, juizes maçons, defendem tucanos maçons, é assim e sempre será nesse país, enquanto não houver nenhum tipo de regulação. 

    2. Troll tucano

      Por favor, não abuse da nossa paciência.

      Se estiver tão certo disso, procure voce mesmo na web, pois há varios estudos contradizendo isso que afirma desde a eleição de Collor em 1989.

  3. Os jornais atacam Diariamente

    Os jornais atacam Diariamente Dilma e o PT.

    O aécio então pode falar só de paz e amor e de como vai ser quando virar o pai dos pobres!

  4. Governo

    Jogar para debaixo do tapete? Porque Dilma Roussef demitiu Costa? Porque lhe deu uma carta de boas recomendações?

    Porqua cúpula do partido esta na cadeia, e mesmo assim continuam filiados ao PT e não se vê se quer, uma palavra de repúdio de Dilma?

    Aliás, tentaram jogar pra debaixo do tapete sim, fizeram de tudo para impedir a CPI da Petrobrás, tentaram de todas as maneiras “desconstruir” o mensalão negando com veemência sua existência. 

    Não é que se está investigando melhor agora, na verdade, não foram as investigações que estamparam a corrupção, foram delatores, Roberto Jeferson no caso do mensalão, e Costa no caso da Petrobrás, se não fossem eles, estaria tudo debaixo do tapete.

    Sobre a política externa, em sua opinião, fazer acordos com Mahmoud Ahmadinejad, Hugo Chaves, Fidel Castro, Evo Morales, essas pessoas é mais importante que o resto do mundo? Defender o diálogo com degoladores é correto?

     

     

  5. A política externa de Dilma,

    A política externa de Dilma, em especial após a demissão de Antônio Patriota, é uma das razões para se votar nela. Ter tido a coragem de negar um convite de um presidente estadunidense é algo que, salvo engano, na política brasileira nunca ocorreu, e mesmo na política mundial poucos tiveram a coragem de fazer. Esse episódio tem sido pouco explorado pela campanha, mas mostra uma altivez e uma clareza na defesa da soberania brasileira que mesmo Lula não teve, quando foi destratado e desautorizado por Obama nas negociações com o Irã.

  6. ´concordo com a análise

    ´concordo com a análise dele

    especialmente quando compara

    o tempo do horário eleitoral e o

    tempo muito maior cotidianamente dedicado à oposição.

    pela grande mídia dita goçlpista

    – lembrou até do suicídio de vargas mas poderia

    destacar ainda mais o período do

    golpe cívico-militar contra jango.

  7. Caro Marco Aurélio Garcia, o

    Caro Marco Aurélio Garcia, o Manchetômetro apenas deu corpo acadêmico ao que toda blogosfera sabia de cor e salteado. Quando começou o governo Dilma, depois de uma eleição que não foi fácil, como pode-se pensar hoje, todos os blogueiros sujos falaram que a presidenta deveria priorizar a guerra na comunicação. 

    Foram ignorados, e o governo acreditou numa “paz possível’ com o pig. Não há paz possível, senão com o PT fora do governo. Falávamos isso todo santo dia. Bem agora é correr atrás do prejuzo

  8. O governo nada fez, ou fez

    O governo nada fez, ou fez pouco, para evitar essa lavagem cerebral

    Ao deixar os pátios das fábricas e das escolas o governo abriu mão da única frente contra a manipulação da mídia que é histórica e não vem só agora.

    O PT perdeu a voz

  9. Põe desigual nisso. E aí,

    Põe desigual nisso. E aí, Marco Aurélio, vocês viram a noticia da falibilidade das urnas eletrônicas aqui no blog do Nassif?

    Aí é que a coisa fica desigual de uma vez.

  10. tempo…………..

    voto na Dilma, sem dúvida alguma…………..mas o PT teve 12 anos pra enfrentar a mídia, e foi covarde.

    agora só nos resta esperar um pouco de bom senso do povo brasileiro pra perceber como são teleguiados e manipulados diuturnamente, por esta mídia golpista.

  11. 10 minutos para Dilama

    O horário eleitoral no rádio e na televisão é assim: 10 minutos para Dilma e 23 horas e cinquenta minutos para os adversários. Nos jornalões a Dilma não tem os tais 10 minutos.

    Quem não sabe disso? O único que desconhece oficialmente isso, seria função dele equalizar as condições, é o grande tse.

  12. Para o bem ou para o mal, decida

    UM VÍDEO que o Brasil, ou melhor, o mundo inteiro deveria ver. No caso do Brasil, antes do segundo turno, para o bem ou para o mal. UM VÍDEO REVELADOR, AVASSALADOR, IMPRESSIONANTE! Depois de assisti-lo, justifique o seu voto no Dilma ou no Aécio. Para o bem ou para o mal, decida.

    http://youtu.be/vO8vPa_H71g

  13. “Os tempos iguais da

    “Os tempos iguais da propaganda gratuita coexistirão com os tempos profundamente desiguais em favor de Aécio na maioria esmagadora de jornais, revistas, rádios e televisão.”

     

    A propaganda escancarada dos jornais, revistas, rádios e televisão, em favor de Aécio poderia ser expressamente proibida pelo TSE. O excelente trabalho do Manchetômetro pode muito bem servir de prova contra esse tipo de mídia, que além de distorcer informações, também as inventa. O Manchetômetro levanta dados e traça as estatísticas inquestionáveis. Vamos lá, gente! Entrem com as ações! Descortinem as milhares de mentiras contra o PT e contra a Dilma diante do TSE. Não se esqueçam de que esse tipo de mídia está de pé em razão de concessões do governo. E são, portanto, obrigados a seguir a linha da neutralidade durante as eleições. 

  14. O que o Garcia fez e o PT faz

    O que o Garcia fez e o PT faz é FALAR PARA SEU PÚBLICO!

    Não se alcança quem realmente precisa, que é o POVO NÃO PT!

    É mostrar o porque de A + B = C

    Quando aécio atacar nos debates, será precedido por DIAS DE CAMPANHA NEGATIVA, com o G1 cheio daqueles “Entenda a corrupção da Petrobrás” –  as pessoas ASSIMILARAM as denuncias durante DIAS, uma simples frase que ele falar vai ligar TUDO!

    Ai Dilma tem 30 segundos para desdizer pa´ginas e páginas dos jornalões sobre o assunto…

    Para lutar neste terreno, a Dilma TEM QUE TRAZER  a experiências das PESSOAS, os problemas que enfrentam no dia a dia!

    Agora ficar mostrando obras sem VINCULAR AO DIA A DIA? Não funciona…

    Por exemplo mostra a obra de uma usina Hidreeletrica, tem que lembrar da seca, do apagão, do planejamento, linhas de transmissão, das contas de luz que baixaram, de quem foi contra e TUDO ISSO JUNTO! Não é ficar 3 minutos mostrando imagens e depois mais 3 minutos de atores falando! – É JUNTO!

    Como se fosse a reportagem do Globo Reporter, contando uma história com as imagens!

    A voz do locutor no fundo, mostrando TUDO DAQUELE ASSUNTO PARA O DIA A DIA, Minas do aécio foi contra abaixar o valor das contas é tudo junto, lembrando da EXPERIÊNCIA DAS PESSOAS…

    Ganha tempo e mostra muito mais coisas!

    E no + medicos, falar como era a vida das pessoas, a luta que foi realizar, as criticas, a redução no custo da medicina, na melhoria da saude, os locais que são atendidos, sudeste, norte e etc., futuro, mais cursos de medicina, oferta de cursos de medicina e por ai vai….

    Como se fosse uma reportagem do globo reporter, pode até ser ATOR DA GLOBO!

  15. Mas tinha que ser o Marco

    Mas tinha que ser o Marco Aurélio lGarcia, mesmo. O resto é sempre a mesma conversa de que o governo tem problemas de comunição… Ora, o Brasil tem um problema de comunicação, aliás, esse é o maior problema do país. Alckmin não tem problemas de comunicação; Aécio tb não tem… Fica firme aí, Presidenta pq não é a senhora que tem que correr atrás de votos, é o Brasil que tem que saber o que quer.

     

  16. Mídia e o tempo

    Pois é Seu Marco Aurélio. Porque não aproveitam ao menos agora, os 10 minutos do horário político, e explicam tim tim por tim tim a parcialidade da mídia e de seus objetivos. Quais os interesses que estão por trás.

    Quantos artigos do Nassif e outros que trataram do assunto nos últimos anos neste blog, e o PT, a Dilma, nada.

    Façam filmes bem didáticos, linguagem clara e simples, direto, para o ¨povão¨ todo entender.

    Ou fazem isso ou vão dançar, é o último cartuxo.  Volta o neoliberalismo alinhado e dependente dos EUA. 

  17. Realmente…………………………..

    Como disseram aquí – ” Os brasileiros é que têm que saber o que quer”

    Caso optem, em votar na oposição, mesmo com os esforços feitos,  e os fatos incontestável de avanços sociais, proporcionados pelos governos do PT,  principalmente para os mais necessitados, então que se pague a fatura.

    Porque sem sombra de dúvidas, ela virá ! E virá tão devastadora tal como nos EUA e nos países que compõem a UE.

    Não vale é depois, os que assim pensam,  virem dizer que erraram, que não sabiam, que foram enganados, pois aí, INÊS É MORTA !!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador