Home Artigos Tereza de Benguela, a líder do Quilombo de Quariterê

Tereza de Benguela, a líder do Quilombo de Quariterê

Tereza de Benguela, a líder do Quilombo de Quariterê

de Todos pela Constituição

Tereza de Benguela, a líder do Quilombo de Quariterê

Tereza de Benguela foi a líder do Quilombo de Quariterê, situado entre o rio Guaporé e a atual cidade de Cuiabá, capital de Mato Grosso, entre 1750 e 1770.

Durante o período em que liderou o quilombo, Tereza criou uma espécie de parlamento, com participação de líderes locais, e reforçou o sistema de defesa local com armas adquiridas a partir de trocas ou levadas como espólio após conflitos.

Sua morte é cercada dúvidas. Uma versão diz que ela se suicidou depois de ser capturada por bandeirantes a mando da capitania do Mato Grosso, por volta de 1770, e outra afirma que Tereza foi assassinada e teve a cabeça exposta no centro do Quilombo.

O que se tem conhecimento é que alguns quilombolas conseguiram fugir depois do ataque dos bandeirantes e restituir o espaço, que foi novamente vítima de ação da capitania do Mato Grosso em 1777 e dizimado de maneira definitiva em 1795

Em 2 de junho de 2014, foi instituído, por meio da Lei nº 12.987, o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Fonte: Fundação Palmares – https://bit.ly/2KpN2JW

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Sair da versão mobile