Uma retrospectiva das ações do coordenador jurídico do PSDB contra PT e Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Kiko Nogueira

As aventuras de Carlos Sampaio, o homem por trás das palhaçadas jurídicas do PSDB

Do Diário do Centro do Mundo

Um antigo provérbio diz que, para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego. O deputado federal Carlos Sampaio, promotor, desponta no PSDB e no cenário nacional não pelas propostas inovadoras, pelas ideias, pela postura — nada disso, a não ser por sua capacidade incrível de recorrer à Justiça contra o governo Dilma seja por que motivos, especialmente os mais absurdos.

Coordenador jurídico do partido, sua jogada mais recente foi entrar no TSE pedindo a diplomação de Aécio, o que virou motivo de piada mundial. Mas Sampaio já vem dando suas cacetadas há tempos.

Ele já protocolou na Procuradoria Geral da República uma representação por improbidade administrativa contra Dilma por causa do envio de cartões de Natal aos servidores públicos. Fez o mesmo, desta vez na Comissão de Ética da presidência, por causa daquela escala da comitiva presidencial em Lisboa, na volta de Davos.

Pediu explicações quando Padilha, então ministro, convocou uma cadeia de rádio e TV para falar da campanha nacional contra o HPV — talvez Padilha devesse, na visão de Sampaio, mandar um SMS. Requisitou a apuração de uma possível lavagem de dinheiro no processo de arrecadação de fundos para pagar multas dos petistas condenados pelo mensalão.

Questionou juridicamente se o PT não fazia apologia ao crime no ato de desagravo em Brasília durante um congresso nacional no ano passado. Ele é o autor do do relatório paralelo sobre os trabalhos da CPMI da Petrobras, no qual citou o falecido ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra — para provar sua “isenção”.

Em outubro, acreditava-se que Sampaio já atingira o teto da esculhambação. Foi ele quem apresentou o pedido ao TSE para verificar a “lisura” da eleição. Segundo o texto protocolado, a apuração e a infalibilidade da urna eletrônica foram questionadas nas redes sociais. No próprio tribunal os juízes lembraram de outros questionamentos do Facebook — por exemplo, se Elvis está vivo.

Carlos Sampaio faz o que faz porque sabe que suas chantagens darão notícia, por mais estapafúrdias. É ele quem alimenta os boçais em redes sociais, criando um ciclo vicioso conspiratório. Em seu site, ele se orgulha: “Amigos, a imprensa deu destaque ao nosso relatório paralelo na CPMI da Petrobras, muito mais abrangente do que o relatório oficial.”

Na vida real, o deputado mais votado da região de Campinas recebeu 250 mil reais de uma empreiteira envolvida no Lava Jato, de acordo com o jornal O Globo. Sampaio não se manifestou sobre o caso. E nem vai. Sua campanha arrecadou, oficialmente, 3 milhões de reais.

Em março, escreveu um artigo na Folha sobre a decisão de Aécio de tentar impedir o Google de mostrar resultados vinculando seu nome ao uso de cocaína. “Quem o conhece [Aécio] sabe que ele sempre defendeu a liberdade de imprensa, de opinião e de expressão”, diz Carlos Sampaio, a nova liderança do PSDB, um homem para não esquecer, um sicofanta com um longo caminho pela frente — isso se ele não processar a si mesmo em sua sanha de carimbador maluco.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Nassif e demais
    É mais

    Caro Nassif e demais

    É mais uma figura, entre tantas outras, ridicula e nada exótica, dentro do PSDB, considerando que o Aécio, realmente quis se diplomar, via STF, como novo presidente.

    Saudações

  2. O PSDB deixou de ser um

    O PSDB deixou de ser um partido político, transformou-se numa “banca jurídica”. E a julgar pelas derrotas que o PSDB colheu em 2014, Marco Tulio Cícero certamente não aceitaria ser o patrono daquela banca furada. Ha,ha,ha…

  3. Quem se lembra disso?

    PSDB quer impedir Dilma de usar roupas vermelhas | GGN

    jornalggn.com.br/…/psdb-quer-impedir-dilma-de-usar-roupas-vermelhas

    01/02/2013 – PSDB estuda recorrer à Justiça contra discurso de Dilma … Por último, o uso de roupas vermelhas fazendo alusão à cor do PT. ….. Celso de Mello acolhe representação do PSDB aludindo preceito do Tribunal à época de …

     

    Ofensiva do PSDB contra ciclofaixas de Fernando Haddad …

    http://www.brasilpost.com.br/2014/09/16/psdb-ciclofaixas_n_5832218.html

    16/09/2014 – A corte rejeitou ação movida pelo tucano … De acordo com o TRE-SP, o vermelho utilizado é padrão adotado pelo … A atual cruzada do PSDB é contra a implantação da ciclovia…

  4. NéEnfim processar a Dilma por

    NéEnfim processar a Dilma por esta ter usado vermelho num pronunciamento em rede nacional. Só que, daltônico, não percebeu que era um rosa escuro e não vermelho 

    Figura patética!

  5. O PSDB deveria demitir esse

    O PSDB deveria demitir esse cara do camando jurídico do partido.

    Ele provou por várias vezes ser um incompetente, não ganhou uma contra o governo/PT.

    Além de ser tucano é burro, dose dupla já  é demais.

  6. quequéisso…..a famosa  não

    quequéisso…..a famosa  não notícia!!  Quem é esse cara??  por favor…perder tempo com um genérico desses.  Isso aí não vale nem um segundo de leitura….biografia: zero.  Legado,  menos ainda!!  Melhor é falar do Papai Noel que logo logo….será processado por usar vermelho!  caímos no rídiculo!!

  7. Dá zero pra ele…

    Lembrando o personagem Chaves no seriado homônimo, exibido pelo SBT.

    “Dá zero pra ele, pra dexar de ser burro!”

    Com um néscio desses na função de assessor jurídico, o PSDB vai terminar virando um circo, só que de um palhaço único e fajuto!

  8. Nos anos 60/70 ele teria mais

    Nos anos 60/70 ele teria mais facilidade. Era só arranjar emprestado um espanador, enfiar e sair pelas ruas. Seria noticia. Com certeza.

  9. Azar de um país que tem uma

    Azar de um país que tem uma oposição desse naipe. Sem falar no seu coordenador jurídico. O que esperar dessa gente, que se aproveite para o país?

    Por enquanto, só essas pataquadas. Lamentável ainda é saber que são votados e eleitos. Isso é mais triste ainda.

  10. Proxeneta

    Segundo o dicionário Priberam de língua portuguesa:

    1. Indivíduo intermediário;

    2. Alcoviteiro, mediador;

    3. Pessoa que explora prostitutas ou PROSTITUTOS (Chulo).

    PS: Qualquer semelhança é mera coincidência.

  11. Palco essencial

    Nassif, tinha acabado de escrever  e postar no “feicibuki”, quando li o texto de Kiko Nogueira.

     

    Palco essencial

    Você conhece Carlos Sampaio?

    Deputado Federal pelo PSDB de São Paulo.

    É promotor. Um fenômeno da comunicação que já vi atuando no Congresso algumas vezes.

    Campo de ação preferido: CPIs.

    Por que?

    Porque é o terreno ideal para expor ideias avançadas como aquela de ACM Neto (DEM-BA) e Artur Virgílio (PSDB-AM), que iam dar surra (cada um daria uma) no presidente da república, que por acaso era Lula.

    “DOU UMA SUUUURRRRAAAAA”

    Ficou famosa essa “frase” de ACM Neto, pelo bom senso político que brotava dela.

    Ele também ficou muito famoso.

    Naquele time também estavam outros, como Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS), dois monstros da eloquência inspiradora dos grandes mestres.

    Nunca tinha lido nada de Carlos Sampaio, até porque ele não escreve.

    Falo não ter lido uma ação, petição, pedido de abertura de CPI, um xingamento por escrito, qualquer coisa nesse sentido, que é o que ele sabe fazer. Pelo menos assim eu pensava.

    Como diria Jânio Quadros, fi-lo agora.

    Além da imensa pobreza de espírito nessa última ação (a que pedia para cassar Dilma e diplomar Aécio, que correu o mundo e foi devidamente ridicularizada), a redação do texto é de um primarismo chocante.

    É um absurdo que um promotor tenha aquele nível de redação.

    Entendi mais porque o PSDB vem perdendo de forma recorrente as ações que move contra Dilma e o PT.

    Está explicado.

    E também está explicado porque eles gostam tanto de CPI.

    Lá não precisa de maiores recursos. Bastam gestos teatrais, “valentia”, apontar o dedo metralhadora para todos.

    Mas não desliguem as câmeras de televisão.

    Garantia de votos na próxima eleição.

    Pão e circo.

    Já diziam os senadores romanos.

  12. Nassif, por que dar

    Nassif, por que dar visibiidade a esse “Nada”? Temos preocupações verdadeiras. Uma anta deveria estar nas matas. Não é ninguém, não é notícia. É apenas NADA.

  13. Acho que esse Carlos Sampaio

    Acho que esse Carlos Sampaio tem é raiva do PSDB, vem há tempos tentando e conseguiu fazer esse partido virar uma piada nacional e internacional, só pode odiar os tucanos. E tem mais, o PSDB é TETRA em perder para o PT. Vai ser ruim assim lá em Campinas. 

  14. “Um antigo provérbio diz que,

    “Um antigo provérbio diz que, para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego”

    Carlos Sampaio é o próprio problema, é um tremendo “prego”.

    Dizem que em casa de ferreiro o espeto é de pau. Sampaio como responsável pelo jurídico é uma prova viva do ditado popular. Como jurisconsulto, o deputado campineiro é um “chicaneiro” de primeira.

  15. o dicionário informal então

    o dicionário informal então arrasa essaa rid´cila figura.

     

    sicofanta serve como sinonimo para quase

    tudo de ruim para um ser humano.

    é sinonimo até de meliante, o mais suave….

    mas não é só ele, não.

    é só lembrar do famigerado mentirão…

    vários ali se notabilizaram e se notabilizam ainda por uma

    truculencia verborrágica-ignorante de espantar troglodita,

    aquele que teve que levar uma porrada no queixo

    para virar humano e começar a emitir algum som primitivo.

    quem sabe alguém teha piedade desses seres estranhos

    e faça-os emitir algum som além dos que emitem atualmente.

  16. E o melhor nisso tudo, é que


    E o melhor nisso tudo, é que os psdbistas e seus jornalistazinhos são todos parecidos com essa coisa que se elegeu deputado, mas só trabalha como advogado do partidinho que, convenhamos, fica cada dia mais difícil escolher o pior, o mais imbecilizado, o mais nada. E tem gente que vota nisso. Essa nulidade é político psdbista paulista? Tá explicado porque é eleito. Eca.

  17. Eu acho que por enquanto o

    Eu acho que por enquanto o deputado vai desempenhando bem a sua missão. Embora o rídiculo das suas propostas ele é presença constante nos jornalões.

     

    1. Se “DESEMPENHAR BEM A FUNÇÃO

      Se “DESEMPENHAR BEM A FUNÇÃO DE OPOSIÇÃO” É SER DESPIROCADO DAS IDÉIAS, OU DESTRABELHADO DOS NERVOS…VÁ EM FRENTE. CREDIBILIDADE ZERO. Você “jura que lê” o que êle diz ou escreve? 😉

  18. Bom, foi um dos mais votados

    Bom, foi um dos mais votados em Campinas, assim como Bolsonaro foi o mais no Rio. Então enquanto der votos, continuarão sem vergonha de serem ridículos. Só que, se o comportamento de ambos ajuda a eles eleitoralmente, não leva a oposição para lugar algum.

    Tem eleitor obtuso o suficiente para elegê-los, mas a maioria dos eleitores brasileiros não vão querer que uma oposição que tem a cara deles governo o país. 

  19. “Segundo o texto protocolado,

    “Segundo o texto protocolado, a apuração e a infalibilidade da urna eletrônica foram questionadas nas redes sociais.”

    Inclusive aqui, num dos mais memoráveis campeonatos de Tiro ao Próprio Pé que nós rotineiramente promovemos…

    *********************************

    Para a turma que sempre acha que o PT, ou o governo, deveria entupir a justiça de processos contra tudo e contra todos, por todo e qualquer motivo, fica aí a lição: processo demais só expõe o querelante ao ridículo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador