Vazamento impede delegado de processar quem diz que PF vaza

Ontem estive em Curitiba para participar de audiência, na ação que me está sendo movida pelo delegado Igor Romário de Paula, porta-voz da Polícia Federal na Lava Jato. Igor é o delegado que fala pela PF e costuma aparecer em entrevistas vergando trajes paramilitares, próprios para ações na selva.

A razão do processo é um artigo no qual critico os vazamentos da Lava Jato. Entre outros pontos, Igor reputa difamatória a afirmação de que nem delegados nem procuradores têm preparo institucional para avaliar os impactos da Lava Jato na economia. Retifico: eles têm preparo. As instituições é que são despreparadas para trabalhar com eles.

A denúncia recebeu uma contestação brilhante do meu advogado Percival Maricatto. Na audiência em Curitiba, fui acompanhado pelo advogado Rogério Bueno da Silva.

Viajo até lá e o delegado Igor não compareceu, embora a audiência tenha sido marcada há muito tempo.

Motivo: está assoberbado com a última fase da Lava Jato, que foi marcada justamente por um vazamento feito pelo comandante supremo da PF, o Ministro da Justiça Alexandre de Moraes.

Pena! Esperava, na audiência, ter mais informações de Igor sobre as precauções da PF de Curitiba para impedir vazamentos. E como, mesmo assim, as notícias ganham pernas por si próprias e pulam o muro para se oferecer despudoramente a jornalistas ávidos e a Ministros exibicionistas. E também esclarecer notícias de que a PF de Igor teria sido colocado de lado em ações recentes do Ministério Público Federal, para prevenir vazamentos.

Luis Nassif

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esses Policiais é que são

    Esses Policiais é que são Preparados, as Instituições, são um Desastre……KKKKKKKK…..Nassif, Vc. é um Pândego….

  2. O delegadinho covardão não

    O delegadinho covardão não compareceu porque sabe que vai perder afinal a PF é uma central de vazamentos seletivos, um verdadeiro partido político escondido atrás de uma polícia política que consome recursos e as energias do país.

    O surreal é que as instituições que deveriam zelar pela legalidade no país: PF, MPF e judiciário são as que mais descumprem a lei. 

  3. Nassif
    Nenhuma surpresa, não
    Nassif
    Nenhuma surpresa, não é mesmo?
    O pior é a sociedade não estar visivelmente revoltada com o arbítrio que se instaurou no Brasil a partir do “mensalão do PT”. Cada passo vem sendo dado dentro de um projeto maior de eliminar a nacionalidade e a democracia. Penso que estas eleições municipais podem ser as últimas. Por isso tenho pedido que votem nos partidos que foram contra o golpe: o PT, o PC do B, o PSOL, o PSTU, qualquer um deles só não votem nem em vereadores nem em prefeitos dos partidos golpistas e seus aliados.

  4. Nassif poderia ver se nesse

    Nassif poderia ver se nesse caso teria como pedir o ressarcimento dos gastos de tempo e com passagens – indenizações moral e material, porque se fosse o contrário, algum dispostivo legal já teria sido despachado.

    Que miséria de justiça é essa que estamos vendo.

    1. Respondo a Maria

      Respondo a Maria Rodrigues,27/09/2016 – 13:46.Exatamente isso Maria Rodrigues,o que você aborda.Cabe sim uma ação de ressarcimento de danos materiais e tambem morais,vice versa.Duvido que o editor tome esse caminho,principalmente por eu ter metido o bedelho na historia.Ser protagonista de blog,tem sua vantagem e desvantagem.A desavatagem maior é que meus comentarios são passados por tres filtros,um decector de metais e uma lupa,fato acontecido umas dez vezes.A vantagem também maior e compensadora,é que eu me livro dessas estrelinhas ridiculas,trocadas atraves de ações entre amigos.Se as recebo,é sem a minha ordem.
       

  5. Polícia política federal – um pouco de Wikipedia

    Uma polícia política é um corpo de polícia que serve a interesses de poder político, seja de um governo, de um partido político, de uma guerrilha ou um grupo paramilitar ou terrorista, ou qualquer outra instituição que busque manter uma situação de dominação ou alcançá-la. Diferentemente da polícia convencional, a polícia política não combate tanto criminosos no sentido estrito, mas dissidentes e oposicionistas que são considerados “inimigos” do grupo no poder.

    Polícias políticas muitas vezes podem operar para promover e reforçar um Estado policial, por meio da repressão política.

    A imensa maioria dos estados democráticos não se utiliza de polícias políticas (o que em muitos países é considerado um crime e um desvio de função policial), mas comumente emprega polícias secretas, o que é um conceito distinto.

    Tampouco se devem confundir com polícias políticas os organismos como a KGB e a CIA, que são essencialmente serviços nacionais de inteligência e espionagem, embora as funções às vezes sejam incorretamente imiscuídas.

    1. Então a PF está certa!!

      Se a PUliça federal é a polícia do judiciário, e o judiciário entende que situações inéditas não devem ser tratadas segundo o regramento legal, temos que a PUliça federal está certa em mandar as favas a LEI porque existe um objetivo maior a ser alcançado. A operação vaza a jato é maior que o PGR e o STF. Aliás, o que não é tão difícil de assim ser, né não?

      (…)

      [Da última vez que o abordei sobre esse assunto, em sua casa, o Senhor desqualificou qualquer esforço para salvar a indústria da construção civil, sugerindo-me que não deveria me meter nisso, porque a Lava Jato era “muito maior” do que nós.]

      (…)

      Eugênio Aragão

      http://justificando.com/2016/09/14/carta-de-eugenio-aragao-rodrigo-janot-sobre-ministerio-publico-mensalao-e-lava-jato/

      E, afinal, parece claro que todo o judiciário está dominado pelos grupos internos dominantes perfeitamente sintonizados, não com o que rezam as leis, mas, com o regramento que é deliberado, no dia a dia, nos ambientes sombrios das ma$$onaria$$$.

       

       

       

       

  6. Pois é,
    e a justiça ainda

    Pois é,

    e a justiça ainda toca um processo desses pra frente em vez de sumariamente considera-la sem objeto, e assim cami9nha a humanidade, com uns mais “preparados” que outros……

  7. Fraldas

    Prezado Nassif, não seria o caso de distribuir fraldas geriátricas para este pessoal, como forma de conter estes vazamentos de cheiro tão desagradável?

  8. Creio que o dito delega

    Creio que o dito delega delegará a sua acusação aos desembargas regionais da quarta, não?

    Seriam pândegos, não fossem trágicos.

  9. O que devemos fazer para

    O que devemos fazer para salvar o nosso poder judiciário, a nossa polícia federal? Sei que devemos separar o Moro e seus procuradores daqueles que buscam seguir os passos corretos de nossas leis como maneira de preservar a instituição judiciário. Devemos também separar os maus delegados federais dos bons como forma de preservar a instituição. Já perdi a esperança no STF e na PGJ. Como, nós, cidadãos guiados pela ética e luz de advogados e juristas sérios devemos lutar para o bem dessas instituições? O nosso país vive momentos difíceis por esse golpe e pelos abusos de alguns juízes e procuradores e delegados. Deus, nos salve Deus!

  10. “Retifico: eles têm preparo.

    “Retifico: eles têm preparo. As instituições é que são despreparadas para trabalhar com eles.” Sei não, mas … será que esse milico consegue entender a ironia? Vai que acredita…

    Sabe o que merece esse milico que precisa de fantasia para se tornar um policial? Desprezo da nação que o sustenta. Até pela fantasia que usa dá pra ver o seu despreparo para fazer parte de uma instituição pública.

    1. Preparo x Abobados

      Parece que querem trazer pra Min. da Justiça o Nelson Jobim, aquele que se fantasiava de soldado (general na idéia dele) e participava de missões na Amazônia, posando ao lado do Estado Maio com uma imensa Sucuri no pesçoço…é por aí!

  11. Sua luta atual lembra a da

    Sua luta atual lembra a da época em que você fazia os dossiês do caso Veja. 

     

    Parece inglória, mas é uma luta para trazer a verdade dos fatos. Parabéns pelo esforço, Nassif.

  12. Bem feito para o Lula e Dilma

    Quem manda ser eleito e não tomar posse, foi ele e sua corja que deixou isso acontecer, agora enfia o republicanismo e as listas triplices a onde quiser.

    Paulo Lacerda que o diga.

    Repararam que todos estes que estão presos eram os que achavam que estavam com a bola toda com o PIG?

    1. Penso o mesmo. A Dilma deixou

      Penso o mesmo. A Dilma deixou o Zé da justiça ficar inerte por 5 longos anos, enquanto a merda transbordava Brasil afora. 

      Ministro Zé bunda mole da justiça, o homem sem saco.

      Se não é para governar não se candidate. Vá fazer outra coisa, mas se ganhou coloque os seus para lhe ajudar. Acorda PT. A corda, há corda!!!

    2. O errado é que está certo.

      Sempre vem um dizer que o erro no combate ao bandido é culpa daquele que deveria combatê-lo e não de quem comete o crime que, se não existisse, não haveria a necessidade de combatê-lo. Assim, por esse caminho tortuoso, a virtude passaria a ser culpada pela existência da imperfeição. Não é mesmo? Em resumo, para quem tem dificuldade de entender, se a PF e o MP e todo o judiciário, ao final e ao cabo, estão completamente contaminados por BANDIDOS, não há governo ou autoridade que se imponha, a não ser que tenha apoio esmagador da força das ruas. Porém a força das ruas está sempre fortemente influenciada por aqueles que entendem (ou não entendem nada) que o errado é que está certo.

  13. Para criar constrangimentos

    Pelo jeito, esse processo é para criar constrangimentos e amedontrar. Parece com o delegado que processou o Marcelo Auler. É o mesmo? E que tem a ver com a escuta ou grampo na cadeia onde estava Alberto Youssef.

    Alguém escreveu aí embaixo, que precisamos cuidar da nossa PF, do nosso MPF. É verdade, pois são patrimônios importantes da sociedade, precisamos deles. Mas o que fazer para voltar a coisa pro eixo? Perdeu o controle?

    1. O MP brasileiro é o único no mundo sem NENHUM controle.

      Leonardosk,

      No título deste comentário dou a resposta a amba as perguntas que você faz.

      Não se conhece NENHUM país, além do Brasil, em que o MP seja independente e não preste contas a NINGUÉM. O MP brasileiro é, de fato, uma jabuticaba.

      É preciso alterar a CF e subordinar o MP ao controle do Executivo, este um poder – em tese – democrático. Uma instituição cheia de poder e nenhum controle tende a se tornar autoritária e fascista. 

      Se, e quando, for restabelecida a democracia no Brasil, uma ANC deve ser convocada e fazer várias reformas, dentre elas a política, a do Judiciário e a que altera as atribuições e estabelece controle sobre o MP.

  14. Parabéns Nassif e advogados!

    Boa tarde, prezados.

    Em meio a um Estado Terrorista e de Exceção, eis que o grande jornalista Luís Nassif e o competente advogado que o defende, Percival Maricatto, nos brindam com essa alvissareira notícia.

    O surreal nesse Estado Terrorista e de Exceção em que vivemos é que os jornalistas que investigam e denunciam as ilegalidades criminosas dos agentes desse Estado são perseguidos e processados judicialmente: Marcelo Auler, Luís Nassif e aquele do jornal Século Diário, de cujo nome não me lembro agora, são alguns dos que estão sofrendo perseguição e processo por parte de agentes do Estado.

     

     

  15. O PROBLEMA DAS GOTEIRAS É A CHUVA E NÃO AS TELHAS QUEBRADAS.

    E não é que Pitolomeu pôs a própria esposa para rezar durante dias numa igreja que não tinha imagem de São Pedro porque culpava o próprio Santo e até declinava de subir ao céu após a morte para não encontrar São Pedro. Porque segundo ele os vazamentos goteristicos não existia e a culpa era da abençoada chuva. Talvez o Pitolomeu tivesse razão pois segundo ele não sabia trabalhar em telhados(não tinha preparo) e muito menos poderia subir ao alto pois era acometido de ACROFOBIA. Sendo assim, quem não pode conter vazamentos culpa os outros por cobrar a contenção. A coisa já andou melhor para a justiça, porém do jeito que andam interpretando as coisas, talvez a tese do Pitolomeu ajude a resolver os vazamentos, ou seja, rezar, mas que não se esqueçam se a igreja tiver imagem de São Pedro não vai dar certo. Nassif, cuidado com a tese de Pitolomeu com “i”.

  16. Quem indenizará José Dirceu pelo suposto “erro” da PF

    PF errou: ‘JD’ na planilha da Odebrecht não era José Dirceu

     

    Publicado: 26, setembro 2016 ás 16:41 Postado por: Fernando Garcel     Giuliano Gomes Foto: Giuliano Gomes

    Em coletiva de imprensa convocada pela Polícia Federal (PF) na manhã nesta segunda-feira (26) para trazer novas informações sobre a 35ª fase da Operação Lava Jato, a Força-Tarefa informou que o codinome “JD” citado como beneficiário de R$ 48 milhões em propina na planilha da empreiteira Odebrecht não se tratava do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, como havia sido divulgado anteriormente.

    Lava Jato quer provar interferência de Palocci em benefício da Odebrecht
    Moro determina bloqueio de até R$ 128 milhões das contas de Palocci

    Segundo os investigadores, a sigla “JD” faz referência ao ex-chefe de gabinete de Palocci, Jucelino Antonio Dourado. Em anotações, Marcelo Odebrecht registrou repasses de valores “via JD”, em 2009 e 2010. “Esses fatos de como foram feitos os pagamentos, principalmente no local, estão sendo aprofundados. E objetivou-se com as medidas de hoje esse aprofundamento”, destaca o delegado Filipe Hille Pace.

    Confira o momento em que o delegado Filipe Hille Pace admite o equívoco da PF

    Em fevereiro, após a deflagração da 23ª fase da operação, batizada de Acarajé, a PF divulgou um relatório em que a associa a sigla JD ao nome do petista.

    Segundo o delegado, o erro foi descoberto depois que os investigadores cruzaram os dados da planilha com anotações da agenda do presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht. Um número de telefone ao lado da sigla JD pertencia a Jucelino Dourado.

    Planilha da Odebrecht lista 200 políticos e valores recebidos

    No documento, depois de apontar o recebimento de R$ 10 milhões em 2009, a Força-Tarefa afirma que “novamente temos a sigla ‘JD’, de José Dirceu, atrelada ao valor de R$ 38.000.000,00, dos quais 8 milhões solicitados em abril e maio/2010; 20 milhões descritos como eventos de julho, agosto e setembro/2010, estando tal valor dividido em duas parcelas, uma de 16 milhões e outra de 4 milhões considerada como bônus e por fim mais 10 milhões também em setembro/2010, considerado como evento extra e descrito como assuntos BJ (Benedicto Junior) e 900 (mil) como bônus para o PT”.

    pd dirceu

    A planilha encontrada pela Força-Tarefa revelou a existência do “Setor de Operações Estruturadas” da empreiteira, destinado à pagamentos de propina.

    Na época, o advogado Roberto Podval, que defende Dirceu, afirmou que a associação feita pela PF não tinha cabimento. “Não tem nenhum cabimento. Tudo o que foi recebido pela JD Consultoria foi escriturado. Como alguém vai receber essa quantia sem que isso apareça na contabilidade?”, questionou.

    Jucelino Dourado, o verdadeiro JD, foi preso nesta segunda-feira junto com o ex-ministro Antônio Palocci e outro assessor.

    José Dirceu

    Em agosto, a prisão do ex-ministro José Dirceu completou um ano. Ele foi preso na 17ª fase da Operação Lava Jato e condenado a 20 anos e dez meses de prisão por crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa e cumpre pena no Complexo Médico Penal em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba

    A pena, originalmente, era de 23 anos e três meses de prisão. Porém, em junho, o juiz Sérgio Moro aceitou o pedido da defesa e reduziu a pena do ex-ministro em dois anos e cinco meses. No despacho, o magistrado considerou como atenuante a idade de Dirceu, que está com 70 anos.

    O Ministério Público Federal (MPF) sustenta que os crimes investigados na 17ª fase, a Pixuleco, envolveram 64 atos de lavagem de dinheiro, que somam mais de R$ 60 milhões. De acordo com a denúncia, só Dirceu teria recebido, pelo menos, R$ 11 milhões em propina a partir de acordos firmados com a Petrobras.

    No dia 29 de junho, Moro recebeu mais uma denúncia do MPF contra o ex-ministro, e também contra o ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, que também já foi condenado em processos anteriores da Operação Lava Jato. A denúncia diz respeito a 30ª fase da operação, a Vício, e aponta que Duque ajudou uma empresa de tubos a fechar contratos com a Petrobras e, para isso, recebeu R$ 7 milhões em propina. Parte do valor foi repassado ao núcleo político capitaneado por José Dirceu. “Assim, cerca de 30% dos valores recebidos por Júlio Camargo, o que equivale a R$ 2.144.227,73, foram transferidos ao ex-ministro da Casa Civil”, diz o MPF.

    http://paranaportal.uol.com.br/operacao-lava-jato/pf-errou-jd-nao-era-jose-dirceu-na-planilha-da-odebrecht/

    1. Zé Dirceu

      Lamentavelmente Webster, eu não acredito que Zé Dirceu seja solto tão rápidamete.

      O Moro é muito rápido para mandar prender, soltar é outro problema. Talvez ele fique preso até o Moro descobrir outro crime. É a moda atualmente, voce prende e depois sai atrás de um crime.

      O advogado de Dirceu vai ter que entrar com recurso e vão sentar em cima. Só depois do segundo turno das eleições eles vão pensar nisto.

    2. A “prova” serviu para ferrar

      A “prova” serviu para ferrar José Dirceu, agora está servindo para ferrar Jucelino Dourado e se bobear ainda vai servir para ferrar algum outro com essas iniciais no nome.

      Só não ferra se for o João Doria.  

      1. Respondo a Jus Ad

        Respondo a Jus Ad Rem,28/09/2016 – 18:22.Ainda meio intrigado com o seu nome,involuntariamente, me prestou um grande favor.Explico.Sou Dourado da gema,e o Juscelino em questão,é proveniente da nossa familia,pelas informações por mim colhidas.No inicio fiquei meio apreensivo com o bunda suja Sergio Moro e seus cães de aluguel,me alcançarem,por motivos obvios.Dei uma de Hortelino Troca-Letras,verifiquei que a apreeensão era descabida.Sou DD,essas duas letras juntas,ao gosto da quadrilha curitibana,não vem ao caso.Mesmo assim agradeço o favor que me prestou.

        1. Meu bom Luis,eu não vou matar

          Meu bom Luis,eu não vou matar seus cadastrados de curiosidade,visto que,não entenderam lhufas nem tinham porque.Abro o jogo.Minha graça é Dermeval Dourado Lopes,filho de Dermeval Santos Lopes e Daria Dourado Lopes.Me chamam de DD,e não tenho nenhum parentesco com Daniel Dantas,até que eu caia nas  garras da Lava Jato.A vontade com as estrelas.

  17.  
    O problema já vem do nome:

     

    O problema já vem do nome: Polícia Federal – mas “federal” por quê? Ela não é polícia da federação. Ela é polícia do “judiciário”.

    E, se o judiciário brasileiro já é o que vemos e sabemos, imagina agora a polícia dele!

    Ora! o judiciário brasileiro é a mosca do cocô do cavalo do bandido que morre logo no início do filme. Então, o que se pode esperar que seja a polícia dele? 

    Convenhamos!

  18. Sei não prezado Nassif, minha

    Sei não prezado Nassif, minha convicção é que você está ferrado. Depois que o juiz prendeu o Palocci por NÃO ter provas contra ele significa que deverá concluir que você é culpado por ter comparecido à audiência. Se você fosse inocente, tal qual o delegado,  nem teria comparecido, né não?. Nem Camus conseguiria imaginar tempos tão estrangeiros!

    1. Está fudido, sem 1/2s palavras…

      … se não puderem provar que o Nassif mentiu, difamou, infamou, injuriou, desacatou, avacalhou e defenestrou, ficou mais do que provado que ele é culpado e deve ser recolhido à Bastilha Morística (não confundir com humorística, pois, apesar de parecer piada, não tem graça nenhuma). Agora é assim, se não há provas, então prenda-se e arrebente-se até as provas aparecerem; se de todo essas não aprecererem, recorra-se à convicção “dallangnólica”. Regime de exeção, fascismo 2.0.

  19. A Arte Magistral do Xadrez

    Caro Nassif

    Seu blog é excelente e irreprensível. Porém, vivemos tempos plumbeos, e nenhum que bateu de frente com a operação judiciática no Reino Fictício de Bananóvia se safou. O sistema de governo absolutista está em vigor em toda a Bananóvia. 

    Provavelmente vão prender todos que se lhes opuserem, sem faltar ninguém. Eles atualmente são o poder máximo do Reino de Bananóvia, e todos os duques e barões mais poderorsos do Reino estão com eles. O baronato, como todos sabem é poderoso e não admite que lhe contestem a autoridade…

    Se Maquiavel vivesse hoje, recomendaria não bater de frente com um governate mais poderoso, ainda mais se ele tiver poderes ditatoriais. As vezes compensa mais contemporizar, e substituir críticas diretas ao Rei de Bananóvia por poemas de Camões do que virar mais uma “estatística” de presos políticos. Lembre-se do que aconteceu com o PHA, do CA.

    Um Mestre Enxadrezista também recomendaria nunca atacar de frente um adversário mais poderoso, com receio de represálias, mas sim, so dar Xeque se a situação da jogada estiver segura.

     

    “A água é o elemento mais suave, e mesmo assim, ela derrota a pedra. Ela não luta, ela flui ao redor do adversário”.

    “O Verdadeiro Artista Marcial não luta, ele dança ao ritmo da vida; o Verdadeiro Artista Marcial é um dançarino. “

     

  20. Nassif. Como o Judiciário de Curitiba esta te tratando??

    Depois de concluido esse processo bizarro, tenho muita curiosidade de saber os bastidores dessas audiências. Paece que todo lixo fascista do Brasil, foi jogado em Curitiba …

  21. A luta e a bravura de meia

    A luta e a bravura de meia dúzia de excepcionais blogueiros impressiona e traz à memória a semelhança daquela luta do Asterix à frente dos irredutíveis gauleses contra o avanço do Império Romano, dos geniais Albert Uderzo e René Goscinny. Considerando que os parasitários desembarga de lá daquelas terras já deixaram claro que as situações inéditas requerem interpretações também inéditas e, nesse caso, o regramento legal válido para as questões comuns de direito, não se aplicam, quais as chances e possibilidades que assistem aos destemidos guerreiros confrontados pela custosa, parasitária e poderosa máquina repressora do Estado? Quem vai pagar as contas e o sustento de quem é obrigado a deixar os seus afazeres para viajar pelo país contratando serviços caros de advogados para atender aos caprichos dos nobres burocratas do Estado? Não está longe o momento em que a percepção da falta de valor e respeito às leis poderá levar alguns a entender que o único meio de confrontar a arbitrariedade seria a desobediência civil. Aí, todo mundo sabe como começa mas ninguem sabe como e onde termina esse caminho.

  22. E dá-lhe republicanismo.

    O negócio é tão escancarado que o diretor geral da PF nomeado ainda no governo da Dilma foi mantido pelo Morais. Esse pessoal deitando e rolando em Curitiba e o parvo que esquentou a cadeira de ministro da justiça por CINCO ANOS vendendo o discurso picareta do republicanismo.

    Se esses caras tivessem levado uma dura lá em 2014, quando foram flagrados fazenda campanha para o candidato do PSDB no facebook, certamente a coisa não teria chegado a esse ponto.

    Definitivamente, foi o governo mais estúpido e despreparado para o exercício do Poder. É preciso dar um basta ao chororô de vítima de golpe, dona Dilma. Incompetência, teimosia, e incapacidade de delegar custaram-lhe o mandato.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador