Apesar da queda nas exportações, governo chinês já anuncia medidas para o setor

Jornal GGN – A redução de demanda nos mercados emergentes está assustando os exportadores chineses. A frase foi do porta-voz do Ministério do Comércio Chinês, Shen Danyang nesta quinta-feira (17). Entretanto, mesmo com a notória queda das vendas para o Sudeste da Ásia em setembro, o governo já alertou que adotará medidas para apoiar a classe e garantir que o comércio cresça 8% em 2013, conforme planejado pelas autoridades e esperado pelos investidores e o mercado em geral.

Na entrevista coletiva, Shen afirmou que, apesar dos sinais de recuperação de alguns países desenvolvidos, os emergentes deram um passo atrás e algumas economias estão perdendo o impulso do crescimento para este ano. Segundo ele, saídas de capital, depreciação da moeda e a alta inflação nestes países também aumentaram a desaceleração econômica.

Os números de setembro decepcionaram: as exportações chinesas caíram 0,3%, quando o mercado espera que o setor cresça cerca de 6% no ano. As vendas para o Sudeste da Ásia foram fracas: crescimento de 10% frente a um aumento de 31% em agosto – a menor taxa em 17 meses.

O temor de um possível aperto na política monetária dos Estados Unidos antes do acordo também pode ter prejudicado os números na China, com os investidores inseguros e tirando seu dinheiro dos emergentes, segundo especialistas.

Com informações da Reuters.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador