China: exportações e importações saltam em relação a 2013

Jornal GGN – Em abril, as exportações da China cresceram 0,8% na comparação com 2013, após dois meses de quedas consecutivas (6,6% em março e 18,1% em fevereiro). Já as importações subiram 0,8% em relação ao ano passado, após a significativa queda de 11,3% em março.
 
De acordo com a Administração Geral da Alfândega chinesa, o resultado disso foi um superávit comercial de US$ 18,5 bilhões – mais que o dobro dos US$ 7,7 bilhões do mês passado.
 
As exportações cresceram em virtude da demanda de economias desenvolvidas, que não compraram muito em março. Os embarques para os Estados Unidos, por exemplo, subiram 12% na comparação anual. Em março, a recuperação foi de apenas 1,2% e em fevereiro, elas caíram bruscamente 11,3%.
 
E o mês foi bom não apenas em relação ao seu maior comprador: a União Europeia também ajudou a China a retomar um crescimento discreto, já que as encomendas para a região saltaram 15,1%, frente a um crescimento de 8,8% em março e queda de 14,4% em fevereiro. Para o Brasil, os embarques subiram apenas 3,7% em relação a abril de 2013. Os números dos mercados emergentes em geral, segundo a Alfândega, não foram significativos.

 
A mudança dos números pode refletir alguns sinais positivos para a segunda maior economia do mundo, após um início de ano bem mais fraco do que o esperado.
 
O cenário do comércio também foi melhor em abril do que os dados desta quinta-feira (8) sugeriram, uma vez que os números do ano passado foram inflados por faturas falsas antes de sanções de autoridades em meados do ano.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador