Golpe militar na Turquia

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

FOTO: AFP

 

Image captionPremiê disse que ‘responsáveis por ato iriam pagar preço alto por isso’

 

da BBC Brasil

Grupo militar armado anuncia ter ‘assumido controle’ na Turquia

Um grupo armado na Turquia afirmou ter ‘assumido o controle do país’. Em um canal de TV, uma nota oficial do grupo afirmava que “o poder do país foi tomado por inteiro”. Ainda não se sabe quem são seus representantes.

No entanto, o primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, ainda não admitiu que houve um “golpe” no país. Ele denunciou na noite desta sexta-feira uma “ação ilegal” por parte de um “grupo militar”.

Pontes foram fechadas em Istambul e aviões militares estariam sobrevoando a capital, Ancara.

O premiê afirmou que a ação militar não foi autorizada, mas não foi um “golpe”. Segundo ele, o governo continua no poder.

A CNN da Turquia chegou a afirmar que o presidente Recep Tayyip Erdogan estava “seguro”, mas não deu mais detalhes.

O Exército turco declarou lei marcial e impôs um toque de recolher, segundo informações da emissora estatal de TV TRT.

Uma nota oficial do grupo armado foi lida ao vivo na emissora, segundo a Reuters. “O regime democrático e secular da Turquia foi corroído pelo atual governo. O país agora é administrado por um “conselho de paz que irá garantir a segurança da população”, afirma a nota. “Uma nova constituição será preparado o mais rápido possível.”

O trânsito foi bloqueado para cruzar a ponte do Bósforo e a ponte Fatih Sultão Mehmet, duas das principais pontes de Istambul.

Existem relatos de tiros na capital Ancara e também em Istambul.

Militares na TurquiaImage copyrightFOTO: GETTY
Image captionMilitares bloquearam principais pontes de Istambul

Há informações também de que existem tanques estacionados do lado de fora do aeroporto de Istambul – todos os voos foram cancelados.

O primeiro-ministro turco disse ao canal de TV NTV por telefone que isso poderia ser uma “tentativa de golpe”.

“Nós estamos trabalhando com a possibilidade de uma tentativa de golpe. Não vamos permitir isso”, disse, sem dar mais explicações.

“Aqueles que estão envolvidos nessa ação ilegal irão pagar um preço alto por isso”, complementou. O premiê reforçou que não seria correto chamar o ato de “golpe”.

Segundo a agência de notícias Reuters, o secretário de Estado americano John Kerry disse esperar que haja “paz, estabilidade e continuidade na Turquia”. O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que é importante “evitar um banho de sangue”.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO

     

    ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM

    A Turquia de hoje poderá ser o Brasil de ‘amanhã’!

    … E se os nazigolpistas, digamos, ‘light’ daqui – literalmente ‘desMOROlizados’ – resolverem recorrer às armas?
    E os milicos verde oliva já estão sendo cooptados, e até mesmo por razões ideológicas!

    NOTA FÚNEBRE:
    ninguém de sã e liberta consciência imagine que a QUADRILHA mafiosíssima que usurpou o poder interinamente irá respeitar qualquer resquício de preceito democrático e/ou civilizatório!
    Preparemo-nos, pois!

     

    ***

     

    Da Série ‘Somente não é tragicômico porque é golpe’!
    E o golpe mais vagabundo &$ descarado da história universal!
    Infelizmente, a notícia somente não é mais alvissareira porque o LIBANÊ$$$ usurpador decorativo TEMERário/TEMERo$o do ‘CU(nha)’ não está acompanhando a delegação dos nazigolpistas na Turquia sob um análogo golpe de Estado!
    SINISTRO da ‘CUrtura’ está bebendo do mesmo veneno que a QUADRILHA ‘delle’ destilou aqui na “Republiqueta do ‘CU(nha)’ do Mundo”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    MINISTRO DA CULTURA E EQUIPE DO IPHAN ESTÃO ISOLADOS EM HOTEL DE ISTAMBUL

    O ministro da Cultura do governo interino, Marcelo Calero, está em um hotel de Istambul, na Turquia, sem poder sair; uma equipe do Iphan (Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional) está com o ministro; eles estão lá para uma convenção da Unesco; o país é alvo de um golpe militar

    15 DE JULHO DE 2016 ÀS 19:52

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/244276/Ministro-da-Cultura-e-equipe-do-Iphan-est%C3%A3o-isolados-em-hotel-de-Istambul.htm

  2. Pelo menos eles deram a cara

    Pelo menos eles deram a cara a tapas…

    Temos uma elite(?) ou VAMPIROS?

    NO BRASIL O único objetivo só pode ser VENDER O QUE RESTA E O PRÉ-SAL – privatizar tudo!

    Este é o real objetivo!

    As intenções já informadas VÃO LEVAR OS BRASILEIROS DE VOLTA A ERA FHC aos poucos…

    Em poucos anos voltaremos ao que era antes…

    O que vão lucrar os empresários?

    Haverá explosão da violência!

    Quem vai lucrar com isso?

    Os Empresários brasilieros SÃO BURROS!

    Embarcaram na canoa da globo…

  3. “Paz, estabilidade e
    “Paz, estabilidade e continuidade” é o golpe à brasileira. Lá, na Turquia, eles precisam de um judiciário como o daqui para evitar, fácil, “um banho de sangue”, como quer o nosso secretário Kerry.

  4. mais um pais que entrará em

    mais um pais que entrará em guerra civil na região? será o fim!

    beleza é a cobertura da globeleza! no brasil somos bonzinhos…

  5. Sei lá, mas ainda acho que o

    Sei lá, mas ainda acho que o Pig, em especial a rede goebbels, está sentindo uma pontinha de inveja. Se bloqueasse a internet aqui (a la Moro, óbvio), as famiglias teriam orgamos múltiplos.

  6. Efeito dominó!

    Todo golpe deve ser energicamente rechassado por todas as autoridades de todos os paíse, é como penso, não importa qual a sua tonalidade, suas intenções e a forma como se dá, se atravéz de uma quartelada ou de forma “institucional”, como é o caso do Brasil.

    Isso não deve nos impedir de tentar algumas análises, ainda que no ferscor dos acontecimentos. O governo do agora presidente e antes primeiro ministro Erdogan vinha tendo um alinahmento automático anti russo e pró americano/europeu. A derrubada de 2 aviões russos fora da sua fronteira foi uma demonstração clara desse alinhamento. A fronteira com a Síria se transformou num território livre onde o IE comerciava petroleo roubado e obtinha verbas para se armar contra as forças russas/Sirias.

    Isso posto é preciso analisar com o máximo de precisão se o golpe foi contra ou a favor de um maior endurecimento contra a Russia e a Síria.

    Não se pode descartar tambem a má influencia que teve o golpe desfechado no Brasil e a baixa solidariedade que o governo democraticamente estabelecido recebeu de autoridades importantes dos mais poderosos paises da Europa, América e Ásia. Com isso a direita e as FFAAs de outras nações podem se sentir estimuladas a aplicar não um golpe branco, como até agora vinha sendo prática comum por essas bandas, mas deixando a vergonha de lado e pondo os tanques nas ruas. A democracia em todo mundo corre sério risco de ser vítima de um efeito dominó.

    Fora golpistas! Civís ou militares.

    Viva a democracia, sempre  

  7. Militares querem acabar com o apoio da Turquia ao ISIS.

    O senhor Recep Erdogan estava tornando o Estado turco cada vez mais religioso, acobertando os terroristas do ISIS. Ele apoiava o ISIS pois estes combatiam os curdos e estavam fragmentando a Síria e o Iraque. Alimentava assim a utopia de um “novo Império Otomano” na região. Um golpe do grupo de Erdogan era questão de tempo.

    Caso Erdogan tenha algum apoio no Exército haverá um banho de sangue pois os estadunidenses vão exigir a continuação do apoio velado da Turquia ao ISIS, fundamental para a estratégia “dividir para governar” dos EUA e Israel na região. E isto, o Exército turco não vai aceitar. Os militares querem uma “guerra pura” contra os curdos e querem extirpar o ISIS da Turquia.

    Como a atual estratégia dos EUA é provocar o caos em todo lugar onde interferem, creio que é possível uma guerra civil na Turquia. Para os EUA é melhor uma Turquia no caos com os terroristas do ISIS tendo livre circulação nela do que a sua expulsão pelo Exército turco.

  8. Povo turco resiste

    A população da Turquia está nas rua enfrentando o exército. Autoridaes anunciam que o golpe fracassou.

    Temer ponha tua barba de molho, porque se povo turco colocar os militares de volta para dentro dos quartéis pode ser a chama que nos faltava para meter o pé no teu rabo e demais golpistas, caso o golpe passe no senado.

    prestençãosafado! no que rola na Turquia.  

  9. E o ministro da cultura do

    E o ministro da cultura do governo golpista do Brasil está lá na Turquia, pra saber como é isso de um governo eleito sofrer golpe.

    Claro que deve estar trancado num hotel bacana, com o cu no mão, como se diz na cultura popular brasileira.

  10. Serra prega respeito às
    Serra prega respeito às Instituições…na Turquia.
    Golpista criticando golpistas.
    Seria cômico, não fosse trágico.
    Perderam totalmente a noção do ridículo.

  11. Aparentemente o golpe é de

    Aparentemente o golpe é de uma facção do Exercito e não do Comando Geral. A Republica da Turquia é uma criação do Exercito e ninguem governa sem seu apoio. Desde a criação da Republica em 1918 ocorreram quatro golpes militares, em 1960, 1971, 1980 e 1997, o criador da Turquia moderna foi o General Kemal Ataturk, que tambem venceu em 1923 a guerra contra a Grecia, expulsando os gregos de Smyrna e da costa da Anatolia, cerca de 1,5 milhão, que lá estavam há 2.000 anos, nessa expulsão morreram 200 mil gregos e armenios da costa, executados ou queimados no incendio de Smyrna, que dueou nove dias, o Exercito tambem trava uma longa guerra contra os curdos, são forças treinadas e violentas.

    Erdogan tampouco é um democrata,  mais um projeto de ditador e que está tentando mudar o carater laico que é a essencia da visão de Ataturk, quer misturar Estado com religião, o que é um imenso retrocesso.

    Se Erdogan não cair agora tampouco vai durar muito.

  12. Istambul é aqui

    Ouvindo o coro dos coxinhas brasileiros os militares turcos tentaram intervir. O objetivo do golpe era simples. Com a deposição do governo islamita do proto-sultão Selim Erdogan, seria convidado o deputado e capitão J. Boçolnaro para presidir vitaliciamente o país. Um governo à turca. O astrolofilósofo Olavo do Carvalho, da NASA (acredito que o primeiro A está em excesso) seria convidado para o novo ministério da verdade. O Miniver teria a função de educar uma nova geração de crentes no metódo olaviano de análise social e política, de comprovada eficácia. Basta ler ou ouvir o que pensam os bancarizados no Brasil. Pregadores, psicólogos e atores pornôs brasileiros desempregados seriam convidados para contribuírem  na reeducação da classe média liberal daquele país, nos moldes da paulistana. 

    Pensaram antes em Temer, mas o seu passe além de estár provisoriamente vinculado à CEGC, Confraria Entreguista e Golpista Coxinha, possui alguns elementos que poderiam desestabilizar o novo governo. A fidelidade é uma coisa desconhecida para ele e só estaria disponível caso fosse derrotado pela búlgara na Batalha do Senado. Coisa que pegaria muito mal, afinal a Bulgária se tornou independente do Império Otomano e este colocou o rabo entre as pernas, uma outro perdedor poderia desencader a maldição korku de Ataturk.

    A entronização do militar e político brasileiro seria para facilitar a penetração da Turquia na União Européia. Trata-se de um legítimo representante do homo occidentalis albus, reduzindo assim o preconceito contra os turcos (e aumentando para outros). Além de ser um grande reforço para derrotar a revolta do curdos, “forças treinadas e violentas” (ARAÚJO, A., comentário). Tanto o PKK, quanto o PYD e o YPG possuem estrelas em suas bandeiras, alternando vermelhas em fundo amarelo e vice-versa, o quer faria com o novo líder despejasse toda a sua ira, conforme a cartilha do coronel Repugnante Pústula.  

     

     

  13. 15/07/2016 20h19 – Atualizado

    15/07/2016 20p9 – Atualizado em 16/07/2016 00p0

    Professor da UFRJ condenado por terrorismo é deportado para a França

    Vice-reitora da UFRJ foi para o Galeão para tentar impedir deportação.
    Físico Adlène Hicheur foi preso em 2009 e chegou ao Brasil em 2013.

     

    Esse governo turco é pró estados Unidos, pró OTAN e financia, junto com as potências ocidentais o Estado Islâmico. A Turquia foi responsável pela derrubada de um caça russo que bombardeava membros do Estado islâmico na Síria.

    Sou contra golpes, mas nem todos os golpes são ruins. Depende do ponto de vista. O governo de Endorgan se assemelha muito ao governo de Mubarak do Egito  e que governou aquele país por mais de 30 anos,  impondo uma ditadura sanguinária deposta com a Primavera Árabe, que fracassou e perdeu novamente o poder para os norte- americanos.

    A Turquia, porta de entrada do Oriente para o Ocidente jamais poderia ficar na mão dos EUA, pois essa posse desequilibra o poder no mundo, cada dia mais nas mãos dos americanos, cuja única intenção é a de polarização do mundo com a China. O únco obstáculo que impede essa polarização é a velha e temida Rússia.

    ESTA SEMANA O MUNDO PARECE TER ACORDADO PARA O QUE VEM POR AÍ.

    QUEM SOBREVIVER, VERÁ.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador