ONU afirma que mais de 400 mil deslocados internos retornaram para casa na Síria

syria_unicef_souleiman.jpg
 
Foto: Unicef/Souleiman
 
Jornal GGN – Mais de 440 mil deslocados internos sírios já retornaram para sua casa nos primeiros seis meses deste ano, afirma o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). O órgão também registrou a volta de mais de 31 mil refugiados sírios que estavam em países vizinhos. 
 
O Acnur diz que, mesmo com o aumento das operações de resposta para ajudar os sírios que estão retornando, não é possível facilitar ou promover a volta dessas pessoas devido à situação de insegurança e de crise humanitária que persiste na Síria. 
 
Os deslocados e refugiados retornam para o país em busca de parentes e para analisar como estão as casas onde moravam, afirmou Andrej Mahecic, porta-voz do Acnur. Em Genebra, ele dissse que, em alguns casos, a volta ao país ocorre por causa da melhora das condições de segurança em alguns regiões. 

 
Mahecic disse que o comissariado ainda não vê como possível a volta dos refugiados em condições apropriadas de segurança, apesar das recentes conversas de paz. O órgão da ONU também enfrenta dificuldades financeiras, sendo que, dos US$ 304 milhões solicitados para as operações na Síria, foram recebidos apenas um terço deste valor. 
 
O Acnur tenta levantar um adicional de e US$ 150 milhões até dezembro para aumentar a assistência a deslocados, às pessoas que retornaram às suas casas e a grupos considerados vulneráveis.
 
Com mais de seis anos de duração, o conflito sírio descolou 6,3 milhões de pessoas dentro do país e forçou a saída de 5,1 milhões para outros países. Cerca de 13,5 milhões de sírios precisam de ajuda humanitária, incluindo 4,5 milhões que estão em áreas de difícil acesso ou sitiadas.
 
Assine
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador