Para os EUA, Assad é um mal menor comparado aos jihadistas

Enviado por Paulo F.

Do Diário de Notícias de Lisboa

Confirma-se: ditador Assad voltou a ser frequentável

por LEONÍDIO PAULO FERREIRA 

Bashar al-Assad tem de sair, não tem é de ser já. É esta agora a posição dos Estados Unidos no conflito na Síria, com prioridade absoluta para a destruição do Estado Islâmico.

E quem a deixou clara foi John Kerry, o chefe da diplomacia americana, que acabara de falar com o homólogo britânico, Phillip Hammond, o que torna evidente que entre os aliados da NATO se forma um consenso sobre Assad ser um mal menor face aos jihadistas. Já o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, o tinha deixado expresso numa entrevista ao DN, alertando, porém, para as reticências dos franceses, obcecados com o derrube do regime.

Com a crise dos refugiados na Europa a mostrar que a perpetuação da guerra na Síria ameaça tornar-se um problema que vai além do Médio Oriente, a vontade de agir cresce entre as potências. E mesmo a França fala da intensificação dos bombardeamentos aéreos, ainda que o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, em conversa com o Le Monde, faça questão de ressalvar que “atacar o Daesh não significa favorecer Assad”.

Antiga potência colonial e com fortes laços com a Síria, a França tem uma palavra importante a dizer sobre o conflito, mas não é evidente que seja a final. Sobretudo quando os Estados Unidos, a um ano do fim da presidência de Barack Obama, dão sinais de querer resolver o caos na Síria e no Iraque, que já afeta a Turquia e ameaça desestabilizar o Líbano e a Jordânia.

Ora, os Estados Unidos não escondem que uma cooperação com a Rússia é decisiva para derrotar o Estado Islâmico, ou Daesh (acrónimo árabe preferido por algumas diplomacias).

Num momento em que se fala do reforço da presença militar russa na Síria, aliada do Kremlin desde a era soviética, houve já um contacto telefónico entre o secretário da Defesa americano Ash Carter e o ministro russo Sergei Shoigu para coordenar ações. E entretanto Kerry sublinhou que Estados Unidos e Rússia partilham o desejo de destruir o Estado Islâmico.

Há seis meses, neste espaço, publiquei sob o título “É lógico: o ditador Assad voltou a ser frequentável” uma análise sobre a mudança de estratégia americana, baseada numa entrevista de Kerry à CBS em que admitia dialogar com Assad. Agora confirma-se. E não é que tenham desaparecido as razões que justificavam o apoio à revolta popular de 2011 – Assad matava opositores, apoiava-se numa minoria religiosa e fez da família dona do país. O problema é que em vez de se combater na Síria por uma democracia se passou a combater por um califado, com perseguição às minorias, atrocidades várias, ameaças terroristas ao Ocidente e crise dos refugiados.

Se estiver unida, a Europa pode liderar a reação global ao Estado Islâmico, até porque é quem sofre mais as consequências. Mas precisa do peso militar americano e da ajuda da Rússia. Já se percebeu que Assad é um problema para resolver mais tarde. Até a França acabará por o admitir.

Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que mudou foi a relação

    O que mudou foi a relação diplomatica dos EUA com o Irã, patrono da Siria. Normalizadas as relações pelo acordo com Teerã, o regime Assad passa a ser mais aceitavel porque seu tutor agora tem acordo com os EUA. Por outro lado o Estado Islamico é inimigo maior do que o regime baathista de Damasco. E realpolitik em estado puro.

    1. Pode ser que uma maior

      Pode ser que uma maior participação militar russa na base síria que, segundo dizem, está combatendo de fato e não de faz de conta “a cria” EI, tenha tb dado uma ajudinha nessa mudança (a ver) da posição dos “states”. De qq forma, na busca do “regime change”, mais um país destruído.

    2. André, uma coisa que não consigo entender neste drama é

      qual é a posição da Arábia Saudita:

      – no início da guerra civil da Síria, muito se falava que a Arábia Saudita era quem fornecia $$$ e armas ao tal “Estado Islâmico”,

      – já há algum tempo esse mesmo “Estado Islâmico” tem atacado posições militares da Arábia Saudita (chantagem?),

      Sei que a política no Oriente Médio é tudo menos racional, mas acho que desta vez estamos em plena loucura coletiva…

      1. A Arabia Saudita tem o Irã

        A Arabia Saudita tem o Irã como inimigo natural e sendo o Irã apoiador do regime de Assad é possivel que os sauditas

        tenham apoiado movimentos anti-Assad mas não acho que tenham apoiado o Estado Islamico que seria um risco ainda pior que o Assad. Mas o xadrez do Oriente Medio é muito mais complicado do que isso, as lealdades são de clans e credos e não ideologicas, nunca foi facil saber quem luta contra quem e quem é amigo de quem.

        1. Um ditado arabe

             AA, de nossa descendencia:

             ” Eu e meus irmãos contra meu primo, nós e meus primos contra o mundo “, e outro que aprendi lá:

               ” Kalb mir Al – Emir ” ( acho que foneticamente é isto ), significa que até o cão do Emir ( bicho que arabes muçulmanos tem ojeriza, somente comparavel ao porco ), é  posse do Emir – portanto o Emir ou Principes/Rei, primeiro atendem a familia nuclear, depois os “da tribo”, depois os do clã, depois os agregados, depois os muçulmanos, depois os não-muçulmanos que sejam dos “povos do Livro” ( Abramicos ).

                Meu filho, haja figado e estomago para tanto chá de hortelã.

      2. Uma miragem

        Para boa parte da nobresa e da upper class saudita o EI seria um governo divinamente justo.

        Sem a interferencia do Grande Satã.

        Sem concessões como é o regime hoje no Irã e na Arábia Saudita.

        Não esquecer que boa parte do financiamento da Al Qaeda  é de origem saudita.

      3. Arabia Saudita

          Enquanto um Estado, a Arabia Saudita não é simples de ser entendida em conceitos ocidentais, como varios paises do Golfo, trata-se de uma sociedade tribal, capilarizada em troncos familiares e relações baseadas em casamentos, muitas vezes multiplos, que consolidam certas alianças.

           O Poder emana da Familia Ibn Saud ( uma tribo ), a qual domina todo o Estado – são mais de 30 ” Principes”, que se conectam a outras “familias expandidas”, de outras tribos, cada qual com certo status social, relativo a proximidade com os Saud.

            Claro que alem destes arranjos tribais que comandam, existem varios milionários, até bilionários, que apesar de nascidos sauditas, terem certa proximidade as tribos “reais” ( de realeza mesmo ), não apitam em nada na politica saudita, tipo a familia ( tribo ) Bin Laden, como muitas familias nascidas lá, são cidadãos ricos, mas de segunda classe, uma vez que são originários do Iemem, ou a familia Khassogi ( um dos maiores traficantes de armas da história, bilionário, para os Saud, um mero despachante ) tb. existem outras familias sauditas “reais” que se ligaram a outras monarquias do Golfo, caso de Kuwait e Qatar, e não são de 2a classe, mesmo que “mistas”.

              Portanto, quando foi informado pela midia, que “sauditas” financiam os ISIS/DAESH, é uma verdade, podendo até que sejam membros do Clã Saud que façam isto, afinal eles tem dinheiro para isto, e muitos destes “principes” partilhem de uma fé wahabita mais conservadora, assim como será muito dificil que o atual Rei saudita, comente algo, ou lance uma fatwa contra o ISIS, caso alguem da cupula saudita o faça, será um filho ou neto, um principe saud, mais ligado ao Ocidente, jamais o Rei.

               Vc. acerta quando escreve da não racionalidade no Oriente Médio, pois quando se mede certas atitudes da região, tende-se a utilizar a métrica ocidental, mas tem que usar a “deles”, que é muito diferente da nossa.

    3. Além disso, a Rússia está

      Além disso, a Rússia está usando o momentum da crise de imigrantes para culpar, acertadamente, a ineficiência dos EUA em combater o tal Estado Islâmico.


    4. Eu já acho que os EUA amarelaram com os russos.

      Eles não batem de frente para o mundo ver. O poderio militar não pode ser contestado.
      Se for. …o que será do futuro?

      1. Tem que se entender

        Tem que se entender primeiramente que não existe EUA x Rússia! O congresso americano é financiado pela inciativa privada e são eles que autorizam ataques a países árabes após o forjado ataque terrorista contra as torres gêmeas! Criou-se uma guerra contra suapostas ameaças terroristas, pois os empresários americanos de origem judia ou não, precisam de ouro! O ouro era o que dava valor a moeda americana, mas desde a guerra do vietnão imprimem mais papel do que a sua base de valor em ouro… ou seja, o dólar hoje é só papel! Precisavam de ouro, petróleo ou que quer que fosse! 

         

        Em 1954Israel patrocinou uma operação contra os interesses dos Estados Unidos e Grã-Bretanha no Cairo, com o objectivo de provocar problemas entre oEgipto e o Ocidente. Devido a esta operação, mais tarde apelidada de Caso Lavon, o então ministro da defesa de Israel, Pinhas Lavon, demitiu-se. Israel admitiu responsabilidade por esta operação em 2005[3] .

        Israel tentou realizar um ataque terrosita com bombas a falsa bandeira egípcia para desestabelizar o país e roubar recursos mas falhou! Com o World Trade Center criaram um ataque aparentemente incontestável e verdadeiro! Mas que se for analisado friamente verá que é falso! Primeiro porque 2 aviões bateram nas torres, e três torres cairam. Segundo porque disseram que o combustível derreteu o Aço do edifício em 7 segundos, já que somente a batida dos aviões não foram suficientes para derrubar dois prédios e um outro de supetão só com o sopro do vento! Terceiro, os prédios foram feitos para aguentarem até impactos de avião, e foi falando pelas internetes que tinha seguro contra a suposta ameaça terrorista forjada dando dois bilhões para um empresário!

        Pesquisem no youtube: 

        WTC 911_ Cientista encontra explosivos Nano Thermite

        Para mim está claro que o congresso americano é manipulado, pesquisem na internet o Netanyahu (primeiro ministro de Israel) indo até o congresso americano suplicar que invadissem o Irã, devido uma suposta arma Nuclear. Também pesquisem o Obama clariando a mente, dizendo que não atacaria o Irã pois entendia que o Irã jamais faria tal ataque usando a bomba Nuclear para atacar Israel pois sabia que a resposta dos EUA e seus aliados seriam imediatas! Pena que Obama só acordou agora depois de destruir vários países. Busho no caso é sócio das empresas que roubaram recursos durante suas guerras, mas informação que tenho é que Obama não saberia das manipulações do congresso e do povo americano com os atentados forjados!

        Mas para nossa maravilha Irã e Rússia se juntaram e o exército americano recém acordado não juntará forças com o exército Israelense para tomar a Síria e roubar recuros naturais! É o início do fim das empresas americanas judias ou não de tentarem serem donas de tudo neste planeta! Chegando ao ponto de forjarem esses ataques tenebrosos que começaram com o Caso Lavon, só pesquisarem!

        1. Todo o estoque de ouro do

          Todo o estoque de ouro do planeta não lastreia nem 1% da liquidez mundia em dolares e a importantca do ouro hoje é absolutamente marginal, não faz qualquer diferença.

      2. Se não amarelaram ao tempo da

        Se não amarelaram ao tempo da finada URSS que era muito mais poderosa porque iriam amarelar hoje? O PIB da Russia é menor que do Brasil, quando acabou a URSS os saldados vendiam artilharia e misseis para quem quisesse comprar,

        qual a capacidade militar ussa hoje comparada com a americana?

        1. Os russos

          Como diria Mané Garrincha “Já combinaram com os russos?”

          Pela segunda vez a OTAN e EUA voltam atrás na intenção de acabar com a Síria.

           

        2. A Rússia, segundo o site

          A Rússia, segundo o site “global firepower”, é segundo lugar no mundo em se tratando de capacidade militar. Mas é claro, o complexo industrial militar dos EUA é bizarro. Os valores que gastam são astronômicos. Tempos atrás saiu uma notícia que o Pentágono tem uns 8 trilhões de dólares (com T mesmo) não declarados, que ninguém sabe para onde foi ou para que foi usado. Se esse valor saiu na mídia, imagina o valor real.

          Precisa levar em conta também o objetivo que cada exécito possui. É para atacar ou para se defender? Claramente os EUA possuem um exército voltado para invasão. A Rússia não quer invadir ninguém e atualmente não tem exército e condições políticas ou econômicas para isso. A preocupação da Rússia é se defender, assim como foi na Segunda Guerra Mundial ou mesmo na invasão de Napoleão. Nesse sentido ela tem muita experiência e com certeza leva vantagem com essa doutrina. Não precisa deslocar recursos enormes através do oceano, realizar trabalho de logística complicada, etc. Se os EUA tiveram problemas (e ainda tem) no Iraque e Afeganistão, que não possuem defesa anti-aérea de ponta e caças modernos, imagina contra Rússia. A Rússia não permitiria o estabelecimento das linhas de abastecimento dos EUA.

          Os próprios americanos pensam que não poderiam ganhar uma guerra contra a Rússia. Do mês passado essa matéria:  http://www.thedailybeast.com/articles/2015/08/14/pentagon-fears-it-s-not-ready-for-a-war-with-putin.html

          E olha que esse site DailyBeast é pro-EUA na guerra de informação.

          Só alguns exemplos de tecnologia militar russa atual… É só dar um google para saber mais:

          Expo Army 2015: https://www.youtube.com/watch?v=PRG2F34J6eY&html5=1

          Parada do Dia da Vitória:https://www.youtube.com/watch?v=jNhmXSC4xxg&html5=1

          MAKS 2015: https://www.youtube.com/watch?v=6K-nWUU8OYo&html5=1

           

           

           

           

           

           

  2. Guerra

    Todo mundo deveria saber que estes grupos menores foram financiados pelos mesmos causadores de guerras judeus americanos ou não, que financiam grupos menores para criar desestabilização na região e roubar recursos naturais como petróleo e ouro… Vide que o dólar está enfraquecendo… e estes mesmo empresários judeus ou não, dono das indústria de armas petroleira bancária e sei lá mais o que, precisam de poder! Precisam do ouro, do petróleo da região! Quem não se lembra do Neataniahu suplicando no congresso americana parcialmente comprados pelas empresas judias ou não das três áreas já citadas para que invadissem o Irã pois era uma grande ameaça nuclear!

    Em 1954Israel patrocinou uma operação contra os interesses dos Estados Unidos e Grã-Bretanha no Cairo, com o objectivo de provocar problemas entre oEgipto e o Ocidente. Devido a esta operação, mais tarde apelidada de Caso Lavon, o então ministro da defesa de Israel, Pinhas Lavon, demitiu-se. Israel admitiu responsabilidade por esta operação em 2005[3] .

    Quem se lembra que o World trade center após a derrubada dos prédios, verificaram que todos o aço desapareceu derretido, e que os aviões bateram nos prédios que foram feitos para aguentar ameaça terrorista e batida de avião, e inclusive foi assegurado por um empresário em 2 bilhões de dolares contra ameaça terrorista e que o mesmo ganhou este valor após o prédio ser destruído. O mesmo empresário de setores petroleiros, bancário e armamentista. O prédio não caiu após as batidas de avião e é absurdo pensar que a gasolina do avião derreteu todo o prédio em 7 segundos, vejam este vídeo no youtube: WTC 911_ Cientista encontra explosivos Nano Thermite.

     

    Leiam a descrição do vídeo:

    Uma equipe de oito pesquisadores liderados pelo professor Niels Harrit da Universidade de Copenhaguem (Dinamarca), comprovaram a existência de explosivos altamente tecnológicos em amostra dos escombros das torres gêmeas e do prédio 7.

    Essa pesquisa vem a confirmar um trabalho semelhante préviamente executado pelo professor Steven Jones nos Estados Unidos. Outras matérias que que vem de encontro a esse achado são as do time de Arquitetos para o 911.

    Com esse achado se explica a queda livre dos prédios num processo de demolição. Os aviões não poderiam derrubar as torres gêmeas devido a temperatura do combustível não ser suficiente para derreter aço. O impacto também não pode ter afetado a estrutura no nível afirmado pelo governo americano, uma vez que o prédio foi desenhado para suportar aviões daquele tamanho.

    Ferro derretido na base dos predios ficou vivo por várias semanas. E por tres meses fotos infravermelha de satélites mostraram bolsões de alto calor nas tres torres.

    Larry Silverstein comprou o leasing do WTC entre 2000 e 2001. dois meses antes do “ataque” ele assegurou os predios em dois bilhões de dolares contra ataque terrorista, algo como todos sabemos um tanto incomun. 

    O ataque 911 serviu para:
    1. Criar ódio contra os arabes e fomentar as guerras americanas na saga pelo óleo e a hegemonia Israelense no Oriente Medio. Tambem chamado False-Flag.

    2. Desaparecer com 1,5 trilhões de dolares a fundo perdido das contas do Pentágono (Rumsfeld declarou um dia antes).

    3. Documentos provas contra a Enron que desapareceu n aqueda do predio 7.

    4. Auto-pagar os empreiteros, talvez via Larry Silverstein e a fortuna que ele arrecado de seguro. 

    Existem evidências que agentes do Mossad (serviço israelense) foram capturados no dia, alguns comemorando a queda do topo de uma van, e outros carregando explosivos. Todos foram libertados pelo FBI. (essa informação precisa ser confirmada).

    1. Não são americanos, é o

      Não são americanos, é o congresso americano comprado pelas empresas de origem judia ou não para invadir países e roubar ouro. Desestabilizam o país financiando grupos contrários ao governo muitas vezes eleitos democraticamente como foi o Irão no passado, para entrer no país e roubar os recursos! Já viu as tropas americanas participarem de ações humanitárias da ONU? Só participam de saque contra supostas ameaças terroristas! Assim como serão as tropas japonesas já que o congresso japonês também foi comprado recentemente, inclusive para inventar uma ameaça da CHina! O povo em si destes países não têm culpa! Quem têm culpa são seus políticos comprados por empresas para não coibir guerras e conflitos! A maioria das guerras até hoje não foi criado pelos povos mas pela mídia e congressos de países que são financiados pela iniciativa privada! E também por sua população apática que tudo engole! O mundo está mergulhado nas supostas ameaças terroristas árabes criadas por empresários judeus ou não para tomar conta do oriente médio, rico em petróleo e ouro! A maioria dos empresários donos do sistema bancário, armamentista e petroleiro tem origem judia ou é simpatizante destes empresários! Eles criaram as motivação para a Guerra do Vietnão e dos países árabaes que foram invadidos durante os anos! FInanciaram eleições americanas, trocaram votos de eleições americanas! Tudo que os americanos vivem desde os supostos ataques terroristas as torres gemeas são ilusões criadas para manipular a opinião pública americana e tentar utilizar seu exército para saque e destuição! Não se pode esquecer que a mídia americana também é comprada por estes empresários! Mas o mundo está acordando, sei destas informações dentro de uma rede muito grande, não é apenas conspiracionistas… É realista! Não sei se lembrar do Neatanyahu tentando convencer o congresso americano lá nos EUA a invadir o Irão pois tinha uma bomba atômica, Israel é cheio delas o Brasil poderia construir uma se quisesse… o problema não é a bomba só é a motivação para o ataque! Depois que quebraram a confiança dos EUA e do mundo no povo árabe qualquer estalinho é motivo para invasão, mas hoje nem todo o congresso é comprado e também já não podem dar muito na cara! Pesquise sobre o Netanyahu (primeiroministro israelense) no congresso americano e também pesquisem do OBama percebendo que ele poderia responder uma bomba atomica do Irã com um ataque rápido americano e que isso não seria motivação para guerra! COncordo que o ataque de 11 de setembro forjado é muito forte para voltar a confiar nos árabes, mas a verdadeira ameaça terrorista no mundo não é árabe, nem america ou japonesas. Mas das empresas megalomaniacas destes países que querem o controle dos recursos naturais! Ainda mais agora que o dólar irá entrar em colapso, pois antes era baseado no ouro, mas devido a manipulação do exército americanos e os trilhões gastos em guerra o dólar perdeu sua base da valor no ouro e hoje não é nada mais que papel impresso sem cessar para pagar conflitos no oriente médio! Para alguns empresários de origem judia ou nao se empanturrarem de ouro e petróleo! Pesquisem no google: “Benjamin Fulford, semente das estrelas” (que é um blog que traduziu para o portugues seus textos, pois ele é americano), também tem o blog dele em ingles só digitar o nome dele no google.

  3. Que pena, para milhares de

    Que pena, para milhares de cidadãos sírios, que essa conclusão foi tão tardia. Já arrebentaram o país e o seu povo

  4. Está mais do que na cara que

    Está mais do que na cara que a estratégia americana em relação ao conflito na Síria só mudou depois que a Rússia resolveu apoiar decisivamente o governo de Assad.

    A entidade sionista, que é a mola mestra de todos conflitos naquela região do planeta, tremeu a passarinha quando os russos resolveram incrementar Tartus e o Aeroporto militar nos arredores de Damasco.

    O evidente deslocamento de sistemas de defesa aérea, blindados T90, caças Sukoy 35 e Sukoy 25, etc…, bem como a disponibilização da inteligência estratégica russa ao governo de Assad, mudaram a maré a favor deste.

    Os sionistas já não podem circular livremente no espaço aéreo Sírio e nem os USA e seus aliados (financiadores dos grupos que infernizam o povo sírio…) tampouco podem circular naquele espaço aéreo sem serem vistos e monitorados.

    A Rússia deu um cheque mate nas pretenções geo-políticas dos yankes e sionistas.

    Se, mesmo sem o auxílio russo, os sírios afundaram um submarino sionista em sua costa, que dirá agora com a ajuda de Putin.

    O líder da entidade sionista foi a Moscou lamber as botas de Putin e levou a bota em seu traseiro.

    Voltou para as terras que tomaram dos Palestinos com o rabo entre as pernas.

    Agora, como diriam os antigos, a porca torçeu o rabo para o lado negro da força !!!!!

     

  5. “Já se percebeu que Assad é

    “Já se percebeu que Assad é um problema para resolver mais tarde.”

    Como se meia dúzia de europeus, em um gabinete, ainda decidisse quem governa ou não um país, e quando.

    O mundo mudou e esses caras (inclusive quem escreveu a “notícia”) continuam na mesma.

    É óbvio que seria impossível o Presidente Assad resistir, sem apoio popular, a cinco anos de guerra, lutando contra jihadistas e mercenários de ao menos oitenta países, com armas de última geração, salários, e carrões da Toyota.

    Só pararam de dizer o mantra “Assad must go” e iniciaram algum diálogo em busca da paz porque agora os refugiados estão morrendo em seus mares e fronteiras, chamuscando a imagem da Nobel da Paz (2012) União Europeia.

    Ora, ajudaram a fomentar esse caos, agora aguentem as consequências.

    (O portal GGN ultimamente está escolhendo mal as fontes das notícias que reproduz. Para notícias sobre a Síria, vai uma dica: quando se ler “ditador”, “forças leais”, “regime”, já se sabe que o artigo está enviesado.)

  6. É um “mal ” já conhecido, ou “realpolitik”

       Nunca existe,existiu ou existirá uma solução para a Siria, sem a participação de Assad, da Russia e de Israel.

       Leiam, é desta semana, opiniões relatadas nos dois mais importantes jornais israelenses, no “liberal” Haaretz e no “conservador” Jerusalem Post , sobre a atual visita de Bibi a seu caro amigo Volodya, em : http://www.jpost.com/Opinion/Netanyahu-in-Moscow-416629  e http://www.haaretz.com/diplomacy-defense/.premium-1.677075

        Bashar é um “mal conhecido”, e as apostas anteriores do Ocidente em outros grupos anti-Assad, pró – democráticos ( uma tremenda cascata, eles querem é o poder, e exerce-lo como Assad, tanto que jamais se uniram ), já a 2a aposta ocidental e saudita, financiando grupos jihadistas sunitas ” out ISIS/DAESH “, somente colaborou para tornar a situação siria cada vez pior.

         Resumindo a situação, existem hj. na Siria/Iraque, grupos armados que alem de enfrentarem Assad, enfrentam-se entre si, nem os curdos se safaram de entrar nesta bagunça, são 3 grupos curdos que alem de combater Assad e o ISIS, combatem entre eles, o que proporcionou a Turquia – com anuencia USA/NATO – realizar ataques, tanto contra o ISIS, como qunato aos curdos do PKK , que combatem o ISIS e Assad.

          A atual movimentação russa na Siria, que aumentou nestes dois dias ( sintomaticamente com a estada de Bibi em Moscou ), sediando varias aeronaves de ataque ( SU-25SM e SU-24BM ) – caças pesados ( SU-27SM), em Damasco, mostra uma atitude clara – defensiva – em apoio a Assad, pois :

           Uma suposição : Assad e seu apoio sirio ( alauitas e cristãos ), possuem o controle total, incluido de acessos locais, a provincia de Latakia, para onde o regime e Assad poderão se deslocar,  onde os russos estão fortemente instalados, controlando inclusive portos sirios do Mediterraneo, e a fronteira do Libano, portanto se Assad se garante há mais de 4 anos em Damasco, em Latakia ele ficaria indefinidamente.

    1. Esqueci

         Bibi visita Volodya acompanhado de seu General Chefe de Estado Maior e do Chefe de Inteligência Interna ( não é o Mossad que se encarrega, sózinho, dos problemas sirios e/ou libaneses, é o Shin Bet e o Sayret Maktal ).

          Contratos entre israelenses e russos referentes a certas tecnologias estão na pauta, assim como a renovação do Acordo de Parceria Militar anterior ,de setembro de 2010 ( http://www.rt.com/news/israel-barak-military-serdyukov ), o qual será ampliado, pois no inicio de setembro a organização estatal de armamentos russa ( Oboroprom ? ), firmou contrato com a IAI – Malat, visando a montagem de uma linha de produção de “UAVs” ( drones para os que não conhecem, a diferença entre os dois equipamentos ) táticos na Russia, que já possui varios destes adquiridos diretamente de Israel ( US$ 400 Milhões ), que atualmente vigiam a fronteira ucraniana e a Criméia.

           Volodya conhece bem como as coisa funcionam no Oriente Médio, e Bibi adora enviar recados para o “muçulmano” que habita a Casa Branca.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador