PMI chinês avança e dá sinais de recuperação moderada no país

Jornal GGN – A atividade industrial da China cresceu em junho pela primeira vez em seis meses. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, em inglês) divulgado nesta segunda-feira superou as expectativas e atingiu 50,8, depois dos 49,4 de maio.
 
Além de demonstrar sinais de estabilização da economia local, o PMI também superou a marca de 50 pontos, o que separa crescimento de contração. Inclusive, foi a primeira vez desde dezembro de 2013 que o PMI ficou em território de crescimento, e a leitura mais alta desde novembro do mesmo ano, quando também atingiu 50,8.
 
O subíndice de novas encomendas, medida de demanda externa e doméstica, também avançou no período: 51,8, o ritmo mais rápido em 15 meses.
 
Mesmo dando a impressão que a China está superando a desaceleração econômica que a atingiu no primeiro semestre deste ano, os analistas acreditam que o governo deverá apresentar novas medidas nos próximos meses para compensar os riscos de uma desaceleração no mercado imobiliário e a persistente fraqueza nas exportações.
 
Isto ganhou ainda mais força após declaração do premiê chinês, Li Keqiang, na semana passada, prometendo que a economia “não sofrerá um pouso forçado”.
Apesar disso, os economistas acreditam que a melhora no PMI do mês é consistente e os estímulos das autoridades chinesas para impulsionar a atividade econômica estão surtindo efeitos e avanços.
 
 
 
 
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador