Premiê do Japão dá prévia de 3º pilar de política econômica

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O governo japonês divulgou novos detalhes a respeito do plano que busca estimular o crescimento do país. Informações da agência Reuters sinalizam que as autoridades pretendem abrir a economia por meio de acordos de livre comércio, promover setores estratégicos com suporte privado e
público e facilitar o acesso das mulheres ao mercado de trabalho.

Os dois
pontos anunciados anteriormente preveem uma política monetária muito frouxa e o aumento dos gastos públicos para tentar tirar a economia japonesa da estagnação em que se encontra há mais quase duas décadas. Contudo, mesmo num quadro de deflação de preços e juros baixíssimos (entre zero e 0,1%), uma população que gasta pouco e poupa muito tem frustrado todos os esforços adotados para estimular a economia. Serão suficientes desta vez?

De Kaori Kaneko, da Reuters

TÓQUIO, 19 ABR – O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, deu uma prévia nesta sexta-feira do terceiro pilar de uma política econômica de três partes que visa a impulsionar o crescimento do país, prometendo abrir a economia por meio de acordos de livre comércio, facilitar o acesso das mulheres ao trabalho e promover setores de crescimento com suporte privado e público.

Abe, que está agora em alta nas pesquisas de opinião depois de ter lançado os dois primeiros pilares de sua prescrição econômica –política monetária muito frouxa e altos gastos– irá anunciar uma estratégia de crescimento em junho, incluindo reformas estruturais como a desregulamentação e o apoio público e privado para setores importantes.

O ceticismo prevalece sobre o apetite dele por reforma econômica, que os especialistas dizem que será o teste após as duas primeiras medidas de política, que geraram um rali no mercado acionário, enfraqueceram o iene e impulsionaram as avaliações de popularidade de Abe.

Destacando que há sinais de que a economia está melhorando, como um rápido retorno no apetite da empresas por investimento de capital, Abe disse: “Mas não podemos ficar satisfeitos com isso. Nós temos que tornar esses sinais mais fortes e sustentáveis. Agora é a vez da estratégia de crescimento, que é o ‘terceiro pilar'”.

Entre essas medidas, Abe afirmou que estão planos para promover o crescimento em setores como tecnologia médica, na qual o Japão pode competir globalmente, com apoio público e privado. 

Ver original

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador