Putin diz que queda de avião no Egito foi atentado

Jornal GGN – Ontem (17), a Rússia admitiu, pela primeira vez, que o avião russo que caiu sobre a península do Sinai, no Egito, foi alvo de uma bomba que explodiu a bordo da aeronave. O desastre aconteceu em outrubro e deixou 224 mortos.

Em reunião com o chefe do serviço secreto do país, o presidente do país, Vladimir Putin, foi informado de que foram encontrados vestígios de explosivos de fabricação estrangeira foram encontrados em fragmentos do avião. Putin classificou o atentado como “um dos crimes mais sangrentos” da história recente da Rússia, e pediu para que os ataques da força aérea do país na Síria se intensifiquem.

Enviado por Vânia

Da Deutsche Welle

Queda de avião russo no Egito foi atentado, diz Putin
 
Serviço secreto russo afirma ter encontrado vestígios de explosivos em fragmentos da aeronave. Esta é a primeira vez que a Rússia admite que um ato terrorista causou o desastre que matou 224 pessoas em outubro.

O governo da Rússia disse nesta terça-feira (17/11) que a queda do avião russo sobre a península do Sinai, no Egito, foi causada por uma bomba que explodiu a bordo. Tratou-se de um atentado terrorista, afirmou o Kremlin. O desastre, em outubro, matou todas as 224 pessoas a bordo.

Em reunião presidida pelo presidente Vladmir Putin nesta segunda-feira (16/11), Alexander Bortnikov, chefe do Serviço de Segurança Federal da Rússia (FSB), disse que vestígios de explosivos de fabricação estrangeira foram encontrados em fragmentos do avião e em pertences pessoais dos passageiros.

“De acordo com a análise de nossos especialistas, uma bomba caseira contendo até 1 kg de TNT explodiu durante o voo, fazendo com que o avião se partisse no ar. Isso explica por que partes da fuselagem se espalharam por uma distância tão grande”, afirma Bortnikov. “Podemos dizer, de forma inequívoca, que foi um ato terrorista.”

“A vingança é inevitável”

Putin classificou o incidente como “um dos crimes mais sangrentos” da história da Rússia moderna e, em resposta, ordenou que a força aérea do país intensifique os ataques aéreos na Síria. “[Nossa campanha] precisa ser intensificada de tal forma que os criminosos entendam que a represália é inevitável”, disse o presidente russo.

“Não temos como enxugar as lágrimas de nossa alma e coração. Isso vai ficar conosco para sempre, mas não vai nos impedir de encontrar e punir os criminosos”, afirmou Putin, em declarações divulgadas nesta terça. “Vamos procurá-los em todos os lugares em que eles podem estar escondidos. Vamos encontrá-los em qualquer lugar do planeta.”

Na ocasião do desastre, um grupo ligado ao “Estado Islâmico” (EI) já havia reivindicado a responsabilidade pelo ataque, mas a Rússia preferiu esperar pelos resultados oficiais das investigações para tomar qualquer providência.

Segundo agências de notícias, as autoridades egípcias detiveram dois funcionários do aeroporto Sharm el-Sheikh que podem ter ligações com a queda do avião. As informações são de dois oficiais de segurança do país.

“Dezessete pessoas estão detidas, duas delas são suspeitas de terem ajudado a colocar a bomba no avião em Sharm el-Sheikh”, diz um dos oficiais.

A queda

O Airbus A321 da empresa Kogalymavia partiu no dia 31 de outubro do balneário egípcio de Sharm el-Sheikh com destino a São Petersburgo, na Rússia. O voo foi interrompido cerca de 20 minutos após a decolagem.

A aeronave voava a cerca de 9 mil metros de altitude no momento do desastre e havia atingido a velocidade de cruzeiro. Essa é, geralmente, a parte mais segura de qualquer voo.

Segundo a Kogalymavia, a tripulação não emitiu um chamado de emergência nem tentou contatar o controle de tráfego aéreo. O Airbus teria perdido velocidade rapidamente, durante menos de um minuto, antes de cair na península do Sinai apenas 23 minutos após a decolagem.

 

13 Comentários

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  1. Putin é uma piada

    Esse Putin é outra piada. Por indícios diversos, vários serviços secretos do Ocidente haviam apontado, quase imediatamente, que o avião havia sido derrubado por terroristas do ISIS. Putin negou, atestando que o serviço secreto da Rússia sabe mais. Precisou que esse “serviço secreto” achasse fragmentos de explosivos no avião para se convencer. E agora ficou muito bravo, passou um pito na Dilma por ela propor “diálogo” com o ISIS e ela mudou imediatamente o discurso. Agora o papo é combate sem trégua

    1. Afinal, o Brasil é irrelevante ou o centro do mundo?

      É engraçada essa constante alteração de humor dos “revoltados on-line”.

      Num minuto, menosprezam toda a inserção internacional do Brasil, que para eles continua uma nação desprezível.

      No outro, entendem que todas as declarações de líderes mundiais são uma reação a falas de Dilma ou Lula.

    2. Os “serviços secretos” do

      Os “serviços secretos” do ocidente até hoje não sabem quem matou Kennedy, demoraram 10 anos após atentados de 2001 pra capturar Bin Laden (se é que o fizeram) e falharam diversas outras vezes, inclusive na prevenção do atentado de Paris. 

    3. Leia o texto de novo.

      A reportagem diz claramente que o avião explodiu em virtude da colocação de quase 1Kg de TNT dentro da aeronave. Bem diferente do que diziam os competentes serviços secretos do ocidente, que a aeronave foi atinginda por míssil, ou seja de fora para dentro. Fez bem o serviço secreto russo em pedir cautela. Quer que desenhe para que entenda?

    4. Algumas horas depois, ninguém
      Algumas horas depois, ninguém sabe porque um avião caiu.

      A não ser aqueles que plantaram a bomba.
      Dizer que não se sabe os motivos é diferente de negar.

    5. 1 – No espaço de até 1 dia

      1 – No espaço de até 1 dia após a queda do avião, alguém sugeriu que ele tivesse sido abatido por terra pelo ISIS. Agentes ocidentais diversos apontaram que o ISIS seria incapaz de abater um avião a 9 mil metros de altura. Confirmaram a hipótese de que fora um atentado do ISIS, mas que o avião teria sido explodido de dentro. Putin negou qualquer chance de aquilo ter sido obra do ISIS. 

      2 – Ontem, os russos encontraram sinais de explosivos nos restos do avião e concluiu que uma bomba teria sido colocada nele pelo ISIS. 

      3 – Logo após Dilma ter se encontrado com Putin, declarou apoio à ideia de combate sem trégua ao ISIS. Alguém acredita em coincidência?

      4 – Não conceço evidência de  grande talento no pessoal da “inteligência” de nenhum país, exceto em duas pessoas: Alan Turing, que na Segunda Guerra quebrava todos os códigos que os alemães inventavam, e Yuval Ne’eman, engenheiro, físico, politico e estrategista militar que era apontado como a cabeça do serviço secreto israelense. Yuval era um gênio, embora suas ideias políticas fossem muito equivocadas. A Rússia foi pátria de inúmeros gênios da ciência e da matemática. Quando caiu a URSS, quase todos migraram para o ocidente.

      5 – Protagonismo do Brasil: num encontro de ditadores africanos para o qual Lula foi convidado (o único convidado não africano que compareceu). Quando lhe deram a palavra, dirigiu-se a Muamar Kadafi nos termos “Meu amigo, meu irmão, meu lider…” Num encontro dos Brics na África do Sul, o presidente daquele país deu um chá de cadeira de horas na Dilma porque estava falando com alguém que para ele era muito mais relevante, exatamente o Putin.

      6 – Essa veneração ao Putin é coisa de viúvas da ex-URSS. 

  2. EI violento

    Vânia,

    Parece que o EI de Paris é fake. Ou o EI ataca a Rússia ou ataca os USA & Cia, pois não é possível atacar os dois lados ao mesmo tempo.

    Surpreende um avião russo voar sobre o espaço aéreo em que se encontra o EI, sem que tenha sofrido uma varredura completa por parte do serviço de inteligência russo. Ainda mais porque, na semana anterior à queda do avião comercial, a Rússia atacou duramente diversas bases do EI.

    1. Caro Alfredo, por que o de

      Caro Alfredo, por que o de Paris seria fake, e o do avião seria real ? Na base da especulação, qualquer um poderia afirmar o contrário. Além disso, quem garante que o ei não atacaria os dois lados ? A enorme coerência do movimento ?

      Abraço.

      1. ataque em Paris

        Nira,

        Entendo que o ataque em Paris não foi obra do EI.

        O EI não pode ser contra os dois lados, esta estratégia não me parece fazer nenhum sentido, ao menos até este momento.

        Além do mais, um ataque a Paris provocaria, naturalmente, o fechamento de todas as fronteiras aos milhares de refugiados sírios, e até que ponto a liderança do EI, que não é burra, se interessaria por isto ?

        Sobre o ataque ao avião russo, ocorreu uma semana depois de o EI sofrer um duro ataque por parte do governo russo, logo, uma reação do EI à Rússia parece fazer sentido. Por outro lado, é evidente que pode ter tido outro autor, até agora não existe qualquer notícia que possa esclarecer a respeito da autoria do atentado.

        Em minha opinião, ocorreu com os autores do atentado em Paris o mesmo que ocorreu com os do 9/11, o número de mortos não fazia diferença, sendo o foco principal a realização do ataque e o consequente pânico. Isto foi obtido nos dois casos citados.

  3. Atentados

    O mais interessante foi a diferença de treze dias entre a queda do avião russo e o massacre em Paris.

    Ao que tudo indica o EI está retaliando pelos ataques sofridos na Síria.

  4. Bombas e terceirização

       A declaração de Bortnikov não especifica o explosivo utilizado, mas sua força comparavel a 1,0 kg de TNT – ele não irá falar quais foram os exatos vestigios do material utilizado.

       O EI em sua revista “Dabiq” divulgou a foto da tal “bomba” ( http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/205778…...), uma lata de refrigerante de abacaxi, que apesar do pequeno tamanho, dependendo do local da aeronave que detone, teria total condição de derrubar uma aeronave.

        Um problema para a segurança aeroportuaria, não está na conferencia dos passageiros, suas bagagens de mão ou de porão, muito menos na classificação de segurança de suas tripulações, mas a falha constante, principalmente em aeroportos do 3o mundo, são as empresas terceirizadas que oferecem serviços as Cias. Aereas, catering, manutenção de rampa, esgotamento de porões, as quais quando pressionadas por um movimento acima do normal nos aerportos, contratam funcionários sem as devidas verificações de segurança, muitas vezes “quarterizados”.

         O catering, rampa, segurança, em Sharm – Al – Sheik é monopolizado pela empresa egipcia SSAir.

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