Turquia alerta Rússia e EUA contra apoio aos curdos sírios

Da Agência Brasil

A Turquia convocou nessa terça-feira (13) os embaixadores dos Estados Unidos e da Rússia para alertar contra qualquer ajuda aos combatentes curdos da Síria no âmbito de suas operações militares, informou hoje (14) fonte oficial turca.

As autoridades “informaram [aos embaixadores] a posição da Turquia em relação ao Partido da União Democrática [PYD, curdos da Síria]”, disse à agência France Press um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros, acrescentando que foram feitas as advertências necessárias. 
 
O governo considera o PYD “irmão” do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que em 1984 iniciou rebelião armada em áreas do Sudeste da Turquia com maioria de população curda, em resposta à repressão das autoridades de Ancara.
 
“A Turquia não pode tolerar qualquer cooperação com organizações terroristas que lhe fazem guerra”, declarou à imprensa o primeiro-ministro islamita conservador Ahmet Davutoglu.

As milícias do PYD, apoiadas por combatentes do PKK e com o apoio aéreo dos Estados Unidos, derrotaram os jihadistas em janeiro na emblemática cidade síria curda de Kobane. Em junho, os expulsaram de Tall Abyad, na fronteira turca.
 
A Rússia entrou no conflito sírio, em apoio ao regime do presidente Bashar Al Assad e assegurou que suas operações aéreas, à semelhança da coligação ocidental, têm como alvo o grupo Estado Islâmico.
 
Nos últimos dias, no entanto, os russos multiplicaram os ataques contra diversos movimentos rebeldes que combatem Damasco, incluindo o Estado Islâmico. Na semana passada, o enviado especial do presidente russo Vladimir Putin para o Oriente Médio, Mikhail Bogdanov, reuniu-se com o chefe do PDY Salih Muslim para discutir a cooperação no combate às forças jihadistas.
 
Davutoglu lembrou as “ligações orgânicas” que unem o PYD e o PKK, considerado organização terrorista por Ancara, Washington e a União Europeia.
 
“À semelhança dos Estados Unidos e de outros países aliados que combatem os grupos filiados à Al Qaeda, a Turquia está determinada a combater o PKK e as suas filiais. Tal como os Estados Unidos e seus aliados não toleram a entrega de armas à Al Qaeda e suas filiais, a Turquia não tolera as destinadas ao PKK”, afirmou o chefe do governo turco.
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os turcos apenas não repetem com os curdos…

    o que fizeram com os armênios porque a rapidez das comunicações denunciaria o povo genocida. A resistência em admitirem os massacres que cometeram durante a primeira guerra, não estou falando dos governos que se sucederam, mas dos indivíduos comuns, deixam claro para mim que a Turquia deve ser forçada a reconhecer a soberania da nação curda a fim de garantir a segurança e os direitos humanos daquele povo. São décadas de torturas e assassinatos constantes sem sofrerem represálias da comunidade internacional. 

    Erdogan e Davutoglu são criminosos!

    A maior nação do mundo sem uma pátria… Curdistão livre!

     

     

  2. E o engraçado que aquele

    E o engraçado que aquele pilantra do Endorgan tava uns tempos desdes patrocinando caravanas defendendo uma tal de liberdade ao povo palestino.

    Isso sem falar que a Turqui ocupa irregularmente metade da ilha de Chipre desde os anos 70.

    E muita cara de pau mesmo…

  3. Por que todos os que se

    Por que todos os que se levantam contra opressores são chamados de “terroristas”? E não é de agora. Os lutadores pela independência de muitos países africanos, a começar pela África do Sul, de Mandela, assim foram definidos tanto pelo regime racista desse país como pelos EUA(Reagan) e Inglaterra(Madame Thatcher). 

    O Osama Bin Laden quando combatia os soviéticos na guerra do Afeganistão era considerado pelo Ocidente, EUA à frente, um guerreiro, um herói. Ele e os talibãs. “Lindos de morrer”(ou de “matar”, se assim quiserem). Bastou virar o disco para se transformarem em terroristas feios e fedorentos.  É a hipocrisia característica que permeia a geopolítica mundial. 

    Será que a Turquia, uma ficha suja, aliás, sujíssima, em função do massacre inesquecível dos Armênios em 1915, à sombra da Primeira Guerra Mundial, imagina que os curdos desistirão da luta que travam há séculos pela independência se os EUA e a Rússia não os ajudarem? Podem tirar o cabelinho das ventas quanto a isso. 

  4. Este pode

        Para Erdogan, seu partido, tambem os miltares turcos + serviços de inteligência, o unico movimento de libertação sirio que deve ser apoiado pelos Estados Unidos e não atacado pela Russia, é o National Coalition of Syrian, do “sirio” ( criado e sediado desde os 15 anos de idade na Turquia ) Khaled Khoja – aquele mesmo que em 2013 prometeu que reuniria 50.000 soldados, depois caiu para 5.000, a serem “treinados” pelo Ocidente ( US$ 500 M, que não geraram nem 100 soldados em campo ).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador