Prepare-se: segunda-feira é dia de louvar (em prosa e ato, pois há o orar e o vigiar), por Matê da Luz

Prepare-se: segunda-feira é dia de louvar (em prosa e ato, pois há o orar e o vigiar)

por Matê da Luz

Durante um longo período, trabalhei arduamente pra reconhecer o que me machucara.

Me deparei com cantos esquecidos, sujos, doloridos. Poeira que empurrei pra debaixo do tapete em prol de um bem-estar momentâneo, superficial: porque basta um olhar, um toque, uma sensação sugestionada e o que estava aparentemente escondido vem à tona, em fúria.

Venho aprendendo a ter respeito por essas dores, a ter paciência enquanto as olho nos olhos e mergulho pra dentro de seus furacões. Filhas de Iansã têm dessas intensidades nada sutis, que transbordam da alma – e para a alma. Reconhecer-me nos maus momentos tem permitido que eu me acolha, que me manifeste, que tenha escolhas que não sejam em prol das aparências, estas que mal devem servir para “os outros” já que, de qualquer forma, não é necessariamente uma manifestação de amor o que garante a réplica do outro lado.
A manifestação de amor, de auto-amor, porém, é a única que garante o bem-estar profundo, esse que vai auxiliando a curar as feridas do passado e ajuda a não embolorar o que já está aberto. Mesmo que não seja bonito num primeiro olhar; mesmo que traga lágrimas e dores; mesmo que seja feio e difícil de curar: eu sinto raiva e quero poder expressá-la. Me sinto triste e não quero ter que me esconder. Fico carente e desejo colo, não tenho necessidade de ser uma fortaleza o tempo todo. 

Quero poder pedir, sentir, me fechar, me abrir, sem que isso signifique fraqueza. Sou forte, e justamente por ser, quero me ser inteira. Hoje, segunda-feira, é dia de louvar Exu e PomboGira, estes que represetam nossos caminhos de prosperidade do lado de lá, aos olhos de algumas religiões. Para quem não as acompanha, sugiro que se ligue na sintonia da religiosidade, onde para todos e qualquer um a segunda é dia de recomeçar: nada mais bonito aos olhos de quem deseja ser e estar.

Laroyê, moça. que siga sempre a me acompanhar ♡

Mariana A. Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador