De cara com o lixo do Programa Nuclear Brasileiro, por Zoraide Vilasboas

Lixo nuclear da primeira mineração de urânio ocupa uma área correspondente a 100 Maracanãs, em Poços de Caldas (MG)!

Enviado por Adir Tavares

do EcoDebate

De cara com o lixo do Programa Nuclear Brasileiro

por Zoraide Vilasboas

Pela primeira vez, com imagens inéditas e surpreendentes, reportagem em cadeia nacional de TV colocou a sociedade brasileira frente a frente com a assustadora questão do lixo nuclear. A produção de resíduos radioativos em toda cadeia de geração de energia nuclear é o principal impacto ambiental do uso desta tecnologia. O grande desafio global hoje é justamente como lidar com o “beco sem saída” do lixo atômico para o qual, em mais de 70 anos, nenhum cientista –entre os “gênios” que povoam o mundo nuclear– encontrou solução definitiva, e ameaça a Vida no planeta. Por esta razão, a tendência mundial é abandonar a fonte nuclear por fontes renováveis de energia, como a solar, eólica e biomassa. No Brasil ocorre o oposto. Apesar de todos os senões, o governo segue tentando impor a conclusão da usina atômica Angra 3 (RJ). A obra está no epicentro das investigações de corrupção e lavagem de dinheiro na Eletronuclear e, por sua própria essência, envolve riscos enormes e sérios para a natureza e a humanidade. https://globoplay.globo.com/v/6154036/

Foi em 1982, em Minas Gerais, que o Brasil começou a extrair urânio. Em 13 anos a atividade ficou inviável economicamente, deixando em Poços de Caldas: lama radioativa na cava da mina; bacias de contenção lotadas de rejeito; galpões e uma fábrica de beneficiamento de minério desativada. São mais de 12 mil toneladas de resíduos, que contem urânio, tório, rádio, radônio e outros contaminantes. Passaram-se 22 anos, e a área degradada não foi recuperada. Neste tempo, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi apontando irregularidades, determinando medidas corretivas, nunca efetivadas, e tolerando a incompetência, irresponsabilidade e erros reincidentes das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). A CNEN é proprietária e fiscal da INB, estatal responsável por todas as atividades do “ciclo do combustível nuclear”, desde a mineração até a fabricação do combustível que abastece as usinas atômicas de Angra dos Reis (RJ).

Segundo a reportagem, a INB teria apresentado o projeto de recuperação da área em 2012, calculando que precisará de US$500 milhões para fazer a descontaminação, durante 40 anos. Mas afirma não ter orçamento para isto. Ainda assim, apesar da grave situação evidenciada pela TV, a INB descartou o risco de contaminação do solo e da água na região. Mais uma prova que a mentira institucionalizada, a falta de transparência, a insegurança em radioproteção e a violação dos direitos humanos caracterizam o setor nuclear brasileiro. E por parte do Ministério do Meio Ambiente,  viu-se mais uma prova da omissão e conivência com os crimes socioambientais do Programa Nuclear. O IBAMA limitou-se a informar que o projeto está em fase de estudo, mas sem prazo de conclusão!

A TV não disse uma palavra sobre as pesquisas que indicam altos índices de mortes por câncer na região! Imagine o impacto que teria sobre a opinião pública, se além das toneladas de lixo, tivesse mostrado a dor das vítimas do Programa Nuclear em Minas Gerais, onde é alto o índice de adoecimento e morte por doenças causadas por radiação ionizante, segundo pesquisas sobre o assunto. E se tivesse revelado que as más condições da armazenagem do lixo nuclear não é privilégio de Poços de Caldas pois a precariedade é geral nos locais vinculados à CNEN?

Certamente, o impacto seria mais forte ainda, se ouvisse que a legislação brasileira sobre a seleção de locais e construção dos depósitos de lixo é caótica. Pois é! A Lei 10.309/2001, que dispõe sobre a seleção dos locais, construção, licenciamento, operação e fiscalização dos depósitos de rejeitos radioativos outorga à CNEN, funções antagônicas e inconciliáveis. Ela projeta, constrói, instala depósitos de rejeitos e, ao mesmo tempo, licencia e fiscaliza essas unidades, ferindo duas Convenções internacionais assinadas pelo Brasil: a Convenção Comum sobre a Segurança do Combustível Usado e a Convenção sobre a Segurança da Gestão dos Rejeitos Radioativos. Sobram desmandos, mas faltam transparência e respeito ao princípio da precaução, muito embora a sociedade tenha o direito de opinar e decidir sobre  a instalação de equipamentos radiológicos e nucleares, que representam incontestável ameaça às suas vidas. 

Mesmo assim, a TV desencadeou críticas severas sobre a política nuclear na Bahia, onde o Programa Nuclear passou a explorar urânio, desde o ano 2000, após a exaustão da mina de Poços de Caldas. Em Caetité, no sudoeste baiano, funciona a única mina em exploração na América Latina. Curiosamente, as críticas mais ferozes vieram de pessoas e grupos que até passado recente davam o sangue pela INB. Gente que se aliou aos poderes públicos e empresa, condenando os movimentos populares e sociais, que denunciam os acidentes e vazamentos de urânio para o meio ambiente e a incompetência técnico-operacional dos gestores da mineradora. Pessoas que, há cerca de três anos, perseguiram implacavelmente o então pároco da Diocese de Caetité, padre Osvaldino, que defendia as vítimas do Programa Nuclear Brasileiro.

Mesmo sem saber quantas toneladas de lixo a mineração já produziu na Bahia, após a reportagem sobre Poços de Caldas, aliados da INB passaram a enxergar o caos da unidade de Caetité. Infelizmente, só por um olho. Por ele, estariam preocupados com o futuro da região e dispostos a combater os atuais gestores, chamados “contraventores nucleares” e vistos como o maior perigo nuclear, pelo “descaso total com o meio ambiente, a comunidade e seus empregados”. Com o outro olho, semiaberto, não veem que o perigo nuclear é intrínseco à tecnologia atômica e não aos homens que a manipulam. E que nenhuma tecnologia nuclear, por mais avançada que seja é capaz de evitar falhas humanas, consideradas incontroláveis e que têm causado catástrofes brutais mundo afora.

Zoraide Vilasboas

Associação Movimento Paulo Jackson – Ética, Justiça, Cidadania

https://www.ecodebate.com.br/2017/10/20/de-cara-com-o-lixo-do-programa-nuclear-brasileiro-por-zoraide-vilasboas/

 

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. de cara….

    Poços de Caldas no Circuito das Águas. Onde nascem as águas que abastecem São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. Mas não vemos o espetáculo midiático produzido por Ong’s Nacionais nem Internacionais. Onde está Fundação SOS Mata Atlântica? WWF? Greenpeace? Não é bem a Humanidade que interessa defender nem preservar com nosso Meio Ambiente, não é mesmo? E Ibama? Quanto silêncio !! Onde estão as prisões, as algemas, MP’s de toda ordem com dezenas de Equipes? Mesmo estado da Samarco? O mesmo silêncio. A mesma falta de interesse, de resultados, de atitudes. Mas o que importa? A Humanidade Brasileira atingida não é aquela de milhões em contribuições, nem que nos levará ao Prêmio Nobel, não é mesmo Marina Silva?! O Brasil se explica. E se lamenta.

  2. Zoraide Vilasboas. É bom

    Zoraide Vilasboas. É bom guardar esse nome.

    TODAS as premissas desse texto estão erradas. TODAS.

    * O resíduo de mineração do urânio não é radioativo. Portanto não é lixo nuclear. É lixo ambiental igual ao de qualquer mineradora.

    * Lixo radioativo é o que sai de uma usina nuclear após o esgotamento do urânio. Pode ser usado para a obtenção de isótopos radioativos úteis na industria e medicina e o resíduo é mínimo se comparado às bilhões de toneladas de CO2 emitidas pela queima do petróleo e pode ser estocado de maneira segura sem causar danos ambientais.

    * 100 estádios de futebol (a hipérbole “Maracanãs” é um recurso barato de retórica) são 100 hectares. Isso é uma área ínfima frente à devastação de 9 milhões de hectares causada pela monocultura de cana necessária à geração por biomassa, que a autora defende.

    * O Brasil está realmente na contramão do resto do mundo, mas pelos motivos inversos aos elencados no texto. O Brasil paralisou o programa nuclear e investe maciçamente em energias alternativas, enquanto o resto do mundo desenvolvido (EUA, Japão, França, Alemanha, Canadá etc) mantem a opção nuclear como a mais importante ao lado da queima de carvão.

    * O programa nuclear não é mais corrupto do que os programas de geração de energias alternativas. Vide os trambiques de Eliseu Padilha em Palmares do Sul, fazendo grilagem em terras destinadas à construção de um parque eólico. E também os trambiques de usineiros de cana, geradores de energia por biomassa.

    * Rede Globo não é referência para ninguém intelectualmente são e/ou honesto.

    Enfim, lixo radioativo mesmo é esse texto que de tão absurdo só pode ser fruto de má fé. Um texto tão ruim só poderia ter sido escrito para causar ainda confusão e contribuir para jogar o país mais fundo no atraso. 

     

     

    1. João Luis, muito obrigado por

      João Luis, muito obrigado por já ter respondido às estultices desse texto.

      Enquanto o tema da energia nuclear não for debatido com a seriedade necessária por parte de seus opositores, a tendência é que estejamos fadados a viver na Idade Média em relação a esse tema, tendo que rebater argumentos tão simplórios e mantendo o nível do debate no chão.

      Um mínimo de conhecimento técnico do tema não faria mal a quem se opõe à produção de energia em instalações nucleares. Às vezes me vejo tendo que rebater idéias que parecem remontar à época em que se discutia se a Terra era plana.

    2. João Luis, muito obrigado por

      João Luis, muito obrigado por já ter respondido às estultices desse texto.

      Enquanto o tema da energia nuclear não for debatido com a seriedade necessária por parte de seus opositores, a tendência é que estejamos fadados a viver na Idade Média em relação a esse tema, tendo que rebater argumentos tão simplórios e mantendo o nível do debate no chão.

      Um mínimo de conhecimento técnico do tema não faria mal a quem se opõe à produção de energia em instalações nucleares. Às vezes me vejo tendo que rebater idéias que parecem remontar à época em que se discutia se a Terra era plana.

    3. Comentário preciso e ao

      Comentário preciso e ao ponto: a autora é sectária e desconhece totalmente os fundamentos do assunto. Pena que a liberdade de opinião implique na inclinação a  se dar espaço a pessoas que não têm nada sério a dizer sobre certos assuntos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador