Documentário “Em Busca da Verdade”

Por Alfeu

Produzido pela TV Senado e que teve seu lançamento ocorrido há poucos dias , o documentário mostra os resultados dos levantamentos de dados feitos pela Comissão Nacional da Verdade, através de entrevistas, visitas aos locais de prisão e de torturas, depoimentos e de demais fontes.

Os relatos feitos pelos torturados é muito impressionante pois por mais que tenhamos lido a respeito dessa prática abominável, a gente sempre se surpreende com a crueldade sem fim, há algo pior de se ouvir.

Apesar das limitações que a CNV teve na formulação desse relatório, principalmente pela a ausencia da contribuição das Forças Armadas, que prefere agir como uma sociedade secreta, o documentário relata muito bem, que a ditadura era um projeto econômico para grupos nacionais e estrangeiros, que financiaram e deram apoio irrestrito às práticas desse governo, que tirava qualquer um que fosse obstáculo nas suas pretensões, como nas áreas rurais, com torturas a índios e camponeses, e em seguida a apropriação dessas terras para depois serem entregues a esses grupos.

A História do Brasil é marcada por violência, onde o Estado Brasileiro sempre se toma partido dos poderosos, como vimos na ditadura e que sem se resolver essa pendenga, estaremos fadados a essa mesma violencia, independendo quem esteja governando. E hoje vemos isso muito claro quando em muitas manifestações, desalojamentos de sem-tetos, só par ficar na área urbana, a violência das polícias sobre essas pessoas continua com o mesmo tom de crueldade utilizando aparatos da mais moderna tecnologia; isso sem falar dos instrumentos não bélicos, pelos interrogatórios da época da Inquisição, onde a Contituição e demais leis já foram para o espaço.

Por outro lado, esse mesmo estado através de suas polícias, é premiado com afagos, em determinadas manifestações, e que não temem seus filhos nas mãos desses mesmos policiais para serem fotografados juntos, e aplaudem e veneram antigos torturadores. Isso não é o passado que ressurge, mas é o passado que sempre esteve entre nós e que insiste em ficar, e só ainda permanece por causa da sua mentira.

https://www.youtube.com/watch?v=jrWMxnRDZOw#t=41 align:center

 

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Verdade

    A natureza tem horror ao vácuo, os humanos à verdade. Entre elas – das verdades – aquela que o homem só amadurece na luta da iniciativa privada, faz com que a maioria inconscientemente apegue ao lado paternalístico da vida, principalmente o político…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador