Fevereiros; narrativas

©Bettmann/Getty Image

A Liga Negra de Beisebol

Perda de um passado; um vácuo no presente.
Debruçado sobre o balcão da tabacaria e não dando trégua aos seus imensos óculos, Lou Reed em sua participação no filme Sem Fôlego (Blue in the Face – 1995), se deixa levar nas referencias do Brooklyn,NY que ficaram no passado, entre elas a equipe de basebol do “Brooklyn Dodgers”. Mas a mudança da franquia para Los Angeles em 1957, que se transformou no L.A. Dodgers, foi uma dessas perdas que ficou na lembrança dos moradores da região.

Mas um fato  ainda mais marcante para a equipe do “Brooklyn Dodgers” aconteceu 10 anos antes com a estréia do atleta Jackie Robinson  transferido da equipe do “Kansas City Monarchs”,Tudo seria normal se não fosse a estréia de um jogador negro numa equipe da MLB (Major League Baseball), a liga principal na sua 2ª fase.

O “Kansas City Monarchs” era filada a NNL (Negro National League), que iniciou suas atividades em 13 de fevereiro de 1920 resultado da união de várias ligas de clubes cujo os proprietários e dirigentes eram afro descendentes, fruto da segregação racial que foi aprovada por uma decisão da Suprema Corte no caso Plessy v. Ferguson em 1896.

Depois de Jackie Robinson muitos outros jogadores se transfeririam para a MLB e dessa forma celebrou-se a reintegração racial no basebol, onde muitos deles alcançaram o sucesso em suas carreiras, mesmo hoje, e se tornaram grandes ídolos.

Por outro lado, a NNL e os clubes a ela filiados em pouco tempo encerraram as suas atividades. As narrativas que explicam esse fato, geralmente se referem aos seus dirigentes como “aproveitadores de seus clubes para fins de lavagem de dinheiro”, “manipuladores de resultados” e etc etc… ou seja, incapazes de gerenciar, administrar, dirigir um empreendimento como é uma franquia. É o  velho mercado excludente onde a segregação continua; o núcleo do capital não é para eles.

_

 

25 anos do álbum “To Bring You My Love”

É o seu terceiro álbum mas o primeiro solo. Depois de praticamente dois anos imersa na sua idealização e no planejamento, finalmente o álbum “To Bring You My Love” foi lançado em 27 de fevereiro de 1995, e que levou PJ Harvey a uma verdadeira estafa.

O intenso trabalho era reflexo de seu amadurecimento como artista, e sentia que o que havia sido feito até aquele momento alcançara o teto. E nesse poderoso álbum, Polly Jean além de cantar , compor e etc  se lança na dramaturgia, interpretando uma mulher diferente em cada uma de suas músicas, trazendo o ouvinte para dentro da atmosfera de seu trabalho cheio de referencias.

Dessa forma, naquele meio da década de 90, ela consegue atingir a sua platéia com um discurso atual para as questões de sempre que nunca saíram de pauta utilizando as suas personagens sensuais, intrigantes, misteriosas, sexuais; sair da letargia num mundo que sempre se transforma.

O hit “Down by the Water” é um bom exemplo, onde os seus movimentos, figurino, o sussurro é tudo bem pensado; o tema é a parte fundamental dessa experiência, onde a artista nos instiga a pensar e opinar evitando narrativas maniqueístas.

_

 

Massacre em Dresden

A 2ª Guerra Mundial foi marcada por holocaustos, desde o confinamento e o extermínio em massa de judeus, até os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki com a destruição instantânea pela bomba atomica.

Podemos incluir também nessa lista o bombardeio incessante ocorrido nos dias 13 e 14 de Fevereiro de 1945 sobre a cidade de Dresden na Alemanha, e que fica mais dramático sabendo que a rendição era uma questão de tempo e que o planejamento dos aliados não era um ato de guerra, mas uma demonstração de força para o mundo utilizando civis.

Mas como há pesos diferentes na abordagem em cada um dos holocaustos, esse lado cruel em Dresden é ainda negado tde forma categorica pelos aliados e ainda criam uma narrativa de que essa versão é a defendida pelos nazistas. Comportamento idêntico ao dos nazistas que até hoje se esforçam em negar a sua responsabilidade no massacre aos judeus.

_

+info:

No centésimo aniversário das Ligas Negras, um olhar para trás do que foi perdido: https://theconversation.com/on-the-100th-anniversary-of-the-negro-leagues-a-look-back-at-what-was-lost-129678

“To Bring You My Love” de PJ Harvey aos 25: https://thequietus.com/articles/27863-pj-harvey-to-bring-you-my-love-anniversary-review

Dresden: https://www.nytimes.com/2020/02/13/world/europe/dresden-germany-anniversary.html

http://sakerlatam.es/geopolitica/pt-ha-75-anos-uma-historia-de-guerra-dos-eua-dresden-alemanha-por-larry-romanoff/

https://www.bbc.com/portuguese/geral-51486829

O Mecanismo Primário de Opressão Não Está Escondido: https://consortiumnews.com/2020/02/05/the-primary-mechanism-of-oppression-is-not-hidden/

 

 

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador