Problema da CBF não é de comunicação, mas de obscurantismo

Por Augusto Diniz

A CBF troca a área de comunicação para se defender das acusações de corrupção. Com a imprensa esportiva comendo em suas mãos, com raras exceções, o problema maior da entidade, porém, é como deixar de ser vista como obscurantista.

Tirando uma declaração ali e outra acolá de um cronista esportivo contra a corrupção no futebol, a mídia não consegue se aprofundar nas matérias sobre os escândalos recentes na FIFA envolvendo a CBF e seus aliados. O fato é que ela não tem interesse nisso.

Com vínculos em competições promovidas pela entidade, seja em direitos de transmissão ou em cotas de patrocínio já negociadas a partir do calendário proposto pela CBF, a imprensa tradicional acha que atua contra si quando fere a confederação – sua parceira (direta ou indireta) nos eventos voltados ao futebol que ela mesma cobre.

Com isso, a mídia fica no aguardo dos passos da entidade para sair do atoleiro. Porém, mexer no obscurantismo antigo da entidade é tarefa mais complexa do que deixar como está.

Isso significa que o reforço da área de comunicação que a entidade está fazendo, representa apenas se proteger de possíveis pedradas fora de seu controle. Profissionais para exercer esse papel são pagos a peso de ouro – a área de gestão de crises de assessorias de imprensa é a mais bem remunerada dessa atividade, e costuma enriquecer rapidamente o sujeito que submete a essa função.

A CBF sempre esteve na vanguarda da comunicação institucional de suas atividades. Foi uma das primeiras no País a usar seu portal como ferramenta de contato com jornalistas, disponibilizando dados de competições e acervo. Também criou canais digitais de relacionamento com a mídia no padrão das grandes corporações globais.

Ainda estabeleceu o modelo de coletiva de imprensa-show, utilizando astros da seleção, onde se fala o que quer e ouve-se pouco de útil. Além disso, organizou a disponibilização farta de fotos e imagens às editorias de esporte, embora convenientemente tratada para promover seus parceiros.

Toda essa estrutura amarrada e voltada essencialmente a dar visibilidade a seus patrocinadores e a valorização da marca CBF, funcionou muito bem durante anos, a despeito do pouco que isso represente como resultado jornalístico – mas é o modelo padrão adotado pelo futebol europeu, embora a imprensa de lá seja menos influenciada a este tipo de aparato do que a daqui.

Mas, por outro lado, toda essa exposição, feita desse jeito, encobriu as metas e projetos da entidade, criando um raso conhecimento da CBF no que tange a sua relevância e missão enquanto entidade esportiva, e de seus reais objetivos no desenvolvimento do esporte.

Com os escândalos recentes, não há um plano de comunicação que consiga fazer com que a credibilidade ainda existente conquiste alguma importância. O mergulho antigo no obscurantismo tira qualquer possibilidade de uma ação eficaz visando reverter esse quadro – é muita informação para ser revirada para se gerar uma percepção de transparência na entidade no curto prazo.

A CBF é boa de comunicação-espetáculo. Mas ruim de comunicação preponderante – talvez por que isso nunca tenha sido de seu interesse. Agora vai penar para mudar essa situação.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boicote aos jogos da selecinha

    Simples. Boicotemos os jogos da Copa América e amistosos da seleção. Que ninguém mais assista aos jogos na RGT, enquanto o Del Nero não renunciar e não fizerem uma faxina na CBF.

    Será que os coxinhas e evangélicos são tão determinados e eficientes em pressionar a RGT a mudar uma novela, mas não se importam com a corrupção no futebol?

  2. Alguem sabe dizer por que a

    Alguem sabe dizer por que a justiça americana estar julgando os casos contra FIFA e a CBF? pelo que se sabe os problemas da fifa ocorreram na europa e os da cbf no Brasil? a justiça americana é uma justiça universal? o que está por tras disso tudo? alguem sabe explicar?

    1. O buraco é mais embaixo

      O rastro de sujeira deixado pela Fifa e CBF se espalham por todos os continentes e o EUA como maior economia do mundo não foi polpado.

      O primeiro ponto de contato com o EUA são as propinas pagas com diversos objetivos (escolha de países sedes das copas do mundo, venda de direitos de transmissão, venda de cotas de patrocínio dos eventos destas entidades, escolha do presidente da Fifa, etc.). Resumidamente, as propinas pagas aos dirigentes da FiFa e das Confederações Nacionais eram pagas via empresas envolvidas no futebol, por exemplo, a Nike pagou propinas a pedido dos dirigentes da FiFa para membros do colégio eleitoral que escolhem a sede da copa do mundo. Ela também pagava proprina para conseguir benefícios e evitar a competição com outras empresas (como você acha que a Nike é patrocinadora da Seleção Brasileira e de muitas outras?).

      Além disso, muitos membros dessas entidades lavavam o dinheiro das proprinas nos EUA, justamente, por grande parte das empresas serem americanas e o dinheiro sair de lá. Você acha coincidência que Ricardo Teixeira, Marin e toda a tralha que os seguem terem imóveis e muitos investimentos nos EUA?

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador