Revista GGN

Assine

O eterno Itamar, completo, uma pechincha para este Natal, por Carlos Motta

O eterno Itamar, completo, uma pechincha para este Natal

por Carlos Motta

Com o Natal, data de maior apelo comercial do ano, chegando, surgem as inevitáveis dicas de presentes, um vale-tudo enlouquecedor.

Para não ficar atrás nessa competição, deixo a minha sugestão, verdadeiro tesouro por uma pechincha: a famosa "Caixa Preta", obra completa do incrível Itamar Assumpção, pela metade do preço na loja do Sesc - de R$ 150 por R$ 75!

A caixa, que é laranja, e não preta, contém edições remasterizadas de dez discos lançados entre 1980 e 2004, e dois discos inéditos produzidos a partir de gravações de voz e violão deixadas pelo músico, completando a trilogia "Pretobrás". 

Com produção de Beto Villares ("Pretobrás II – Maldito Vírgula") e Paulo Lepetit ("Pretobrás III – Devia Ser Proibido"), os álbuns têm participações de artistas como Elza Soares, Arnaldo Antunes, Seu Jorge, Naná Vasconcelos, Zélia Duncan e Ney Matogrosso. A caixa traz ainda um livreto com textos de vários artistas e ilustrações de Antonio Peticov.

Está tudo lá, desde o disco que revelou um dos mais criativos e instigantes músicos brasileiros de todos os tempos, "Beleléu, Leléu, Eu", até o seu último trabalho em vida, "Pretobrás", o primeiro de uma trilogia que seria completada postumamente.

A caixa foi lançada em 2010 pelo selo Sesc, mas é atemporal - você pode escutar hoje como daqui a cem anos que o impacto, a surpresa, a beleza, a poesia e a coragem de ir além dos rótulos, continuarão presentes.

Itamar Assumpção é daqueles criadores cuja obra soa cada vez melhor com o passar do tempo, que é como deve ser a verdadeira arte.

 

Imagens

Média: 5 (2 votos)
2 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Roger Barros
Roger Barros

Itamar tem que ter vinil

Se fosse em LP de vinil já teria esgotado, CD está obsoleto, ningém mais usa, principalmente o público alvo de Itamar, praticamnete todos têm sua vitrolinha. 

Seu voto: Nenhum

Ótimo Itamar Assunção!

Infelizmente no momento esta coltânea não está "temporariamente indisponível" pelo portal no sesc. Vamos aguardar.

 

Seu voto: Nenhum

Itamar, Lira Paulistana...

Itamar Assunção é daqueles criadores que tem um estilo próprio, inconfundível. Você liga o rádio e toca uma música. Imediatamente você sabe que aquela música é criação de Itamar Assunção.

Seus espetáculos na Lira Paulistana, com a Banda Isca de Polícia, devem estar na memória dos privilegiados libertários.

Existe uma nova "Lira Paulistana" em SP ? Onde fica ? Tem Itamar, a guitarra do Rubinho, a dodecafonia de Arrigo, filhotes de Clara Crocodilo... ?

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.