Esta quarta-feira (15) é dia de luta pela educação, por Carlos Norberto Souza

Cartaz feito pelo cartunista @GOMEZSTUDIOS

Neste 15 de maio, estudantes, professores e trabalhadores da educação e diversas outras categorias em todo o País engrossam o Dia Nacional em Defesa da Educação, contra o bloqueio de verbas do Governo, os demais ataques ao ensino público, sem perder de vista a ameaça da Reforma da Previdência.

Os atos estão sendo convocados pelas entidades estudantis e juvenis, entre elas, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). E a Greve Nacional da Educação, chamada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).

Serão realizadas paralisações em diversas universidades e manifestações em todas as capitais brasileiras, além de mobilizações em várias cidades, em protesto às seguidas declarações do ministro da Educação Abraham Weintraub e o presidente Bolsonaro, que usam um série de mentiras para desqualificar as universidades públicas e as ciências humanas.

Caso permaneça, esse bloqueio deve prejudicar o funcionamento das instituições, a continuidade das pesquisas, programas de assistência e permanência estudantis, ou seja, as atividades ficarão comprometidas até o próximo semestre.

A luta contra a Reforma da Previdência (PEC 06/2019) também está entre as pautas dos protestos desta quarta. Aliás, o Governo usa o bloqueio de verbas na Educação como chantagem para aprovar a Reforma da Previdência. O ministro chegou a dizer que, se a PEC 06/2019 for aprovada, o bloqueio poderá ser revertido.

Na Baixada Santista, o Centro dos Estudantes de Santos (CES) e a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Santos (UMESS) organizaram uma série de ações preparatórias para sensibilizar os estudantes a engrossarem o ato unificado, às 18h, na Estação Cidadania (Avenida Ana Costa, 340).

Estudantes, professores e demais trabalhadores do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também se juntarão ao ato, já que o funcionamento da universidade no próximo semestre está comprometido. Neste sábado (11), estudantes do Instituto Federal de Cubatão protestaram contra os cortes do Ministério da Educação.

Em Santos, o protesto reunirá diversas organizações sindicais e estudantis, movimentos sociais, estudantes, trabalhadores e trabalhadoras. Não só do município, mas também de outras cidades da Região. Contra a destruição dos direitos do povo e da educação pública.

Derrota do Governo

Nesta terça-feira (14), véspera das manifestações, o governo sofreu derrota importante. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi convocado a comparecer à Câmara dos Deputados, em Comissão Geral a ser realizada amanhã (15), às 15h, para explicar os cortes de investimentos em universidades e institutos federais.

>> Continue no blog Jornalismo e Movimento<<

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador