A lama ingrata, por Doney Corteletti Stinguel

A definição mais elementar de hipocrisia é exatamente esta, defender para outras pessoas aquilo que você não quer para si mesmo.

Foto: Fernando Bizerra Jr/EFE

A lama ingrata – por Doney Corteletti Stinguel

(Política Nada Imparcial)

Hoje tive duas experiências que exemplificam bem o quanto a direita degradou o Brasil.

Conversando com um casal proprietário de um bazar, a mulher disse “graças a Deus, conseguimos nos aposentar”. Redargui que o fizeram em momento oportuno, pois agora as coisas ficarão muito mais difíceis. Entretanto, de imediato o marido dela me respondeu que a reforma da previdência não tinha piorado as coisas tanto assim. O cara, que deve ter uns 57, no máximo 60 anos de idade, defendia uma reforma que obriga os demais trabalhadores a se aposentarem com 65 anos – ou seja, algo que ele mesmo não fez.

A definição mais elementar de hipocrisia é exatamente esta, defender para outras pessoas aquilo que você não quer para si mesmo.

Em seguida vou à feira, converso um pouco com um feirante que, no meio do diálogo, pasmem, também defende a reforma da previdência. O mais curioso é que em outra oportunidade ele mesmo reclamava que seu pai (um senhor que deve ter por volta dos 65 anos) ainda insiste em vir à feira, mas já não tem força para trabalhar e acaba pegando peso sem ter condições físicas para tanto. Em outros termos, o pai dele trabalha na barraca com amplas restrições e só o faz porque a barraca é do próprio filho.

O feirante, então, estava defendendo uma reforma que obriga as pessoas a trabalharem até a uma idade próxima ao que o pai dele possui – ou seja, uma idade em que as pessoas não têm condições de se manterem trabalhando regularmente. Por óbvio, ele jamais contrataria uma pessoa com tal idade – e, ainda assim, defende a reforma da previdência, sem ver incoerência alguma entre o que professa e o que pratica, sem aprender nada com o que a vida está mostrando diariamente a ele.

É impressionante como a direita conseguiu convencer o povo brasileiro a defender interesses antagônicos aos seus próprios, conseguiu manipular os trabalhadores a defender interesses da elite enquanto pensam que estão defendendo os interesses deles mesmos – o que não é outra coisa senão a categoria que Marx chamada de “ideologia”.

O Papador de Alfafa não só já possui uma aposentadoria de militar desde os 33 anos de idade (!), como ainda pediu uma segunda aposentadoria agora, logo depois das eleições. Ou seja, recebe duas aposentadorias (reitero, uma delas desde infames 33 anos de idade), mais o salário de presidente, e vem dizer aos trabalhadores que se esfolem até os 65 anos de idade (62 para mulheres) labutando.

E ainda encontra respaldo no próprio povo – isso é que irrita mais.

É um misto de ignorância, alienação, hipocrisia e dissonância cognitiva muito, mas muito difícil de superar. Particularmente, tenho cada vez menos esperanças.

O discurso de ódio promovido pela mídia (notoriamente Veja e Globo), somado ao obscurantismo neopentecostal – que representa exatamente o inverso dos valores que Jesus pregava – tornou o Brasil um país infecto, degradado, corrompido e preconceituoso. Em outros termos, um país de direita.

A quem tem oportunidade, sempre recomendo que se vá, vá pra longe, porque ficar nisso aqui é ficar na lama, é ficar em território ingrato, infecundo e inglório. Sendo que o ponto não é nem a questão de estar na lama – porque poderíamos estar nela, mas lutando para sair. Infelizmente, não é este o caso.

Enganado, ludibriado, alienado e manipulado de todas as formas pela direita, o povo brasileiro está na lama e lutando arduamente para se afundar ainda mais nela.

Aí não há jeito.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador