…O estranho caso de um país chamado Brasil…

…O estranho caso de um país chamado Brasil…
.
Quem determina como será a face de um país, se fraterna entre seus habitantes ou não, justa para eles ou não, democrática ou não, civilizada ou não, tolerante ou não, é o seu povo. Mas há um FATO HISTÓRICO secular envolvido nessa sentença: AS CLASSES SOCIAIS COM VOZ E PODER POLÍTICOS PARA LIDERAREM ESSE PROCESSO, SÃO AS CLASSES DOMINANTES. No Brasil, nossas elites sociais e a classe média.
.
Porque então, mesmo jamais tendo sido devastados num guerra como ocorreu com o Japão e TODOS os países europeus em algum período, somos essa “ETERNA FRUSTRAÇÃO”, essa promessa que não vinga, esse horror de dezenas de milhões de pobres e miseráveis (voltamos a essa condição em dois anos…)? – A resposta tem a ver com o fato histórico referido: porque nossas elites sociais e nossa classe média não só são INDIFERENTES em relação ao sofrimento, às indignidades de vida desses milhões de seres humanos, na verdade, DESPREZAM-NOS, na forma de preconceitos variados, muitos, inconscientes, não assumidos como tal. E tem mais um fator: DETESTAM de modo contumaz todos os líderes políticos que tentaram modificar nossa condição de atraso político, social, econômico. A maior FARSA da História é a conversa dessa turba, que “desprezam Lula por ser corrupto”. Quando “lhes interessa”, fecham os olhos à toda sorte de mal feitos de seus semelhantes de classe social, como fizeram por décadas, por exemplo, com Aécio Neves. Do mesmo modo, são capazes de aceitar as distorções mais óbvias da verdade, do que é justo, desde que seja para massacrar estes, de quem sentem um “NOJO INEVITÁVEL”, um nojo atávico, visceral, filho e fruto de seus preconceitos perversos, e o DOENTIO NARCISISMO DE CLASSE que os une em suas catarses e paroxismos, sociais e políticos.
.
Darcy Ribeiro está coberto de razão quando diz que somos um caso ÚNICO de POTENCIALIDADE para ser o melhor país do mundo! Mas somos o “país de merda”!
.
Interessante, irônico e trágico, que afirmem isso, os brasileiros que tiverem e têm o PODER para mudar esse paradigma.
.
Não o fazem por serem toscos, rasos, amorais em sua indiferença e seu narcisismo arrogante.
.
Temos a pior elite e a pior classe média do planeta. É isso que tem definido o horror que somos.
.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador