…O que nos trouxe afinal a esse pântano fétido, político-social-institucional que nos fez os maiores párias internacionais da autalidade?…

…O que nos trouxe afinal a esse pântano fétido, político-social-institucional que nos fez os maiores párias internacionais da autalidade?…
.
Essa imagem é icônica! Um dos símbolos mais significativos de uma era, um período que marcará para sempre a nossa História: a era da presença do fanatismo, do nojo e do ódio em nossas elites e classes médias, de um modo doentio, paroxístico e selvagem, como jamais havíamos vivenciado em tempo algum.
.
As pessoas sem muito embasamento histórico, ou sobre as bases do conhecimento sociológico, de como ocorrem os eventos sociais marcantes, ignoram dois fatos dos quais não se pode fugir: primeiro, que são, há milênios, as classes sociais com voz e força política que DETERMINAM qual será “o rosto” daquele país, seu grau de solidariedade humana e preocupação com os mais pobres, sua relação com a violência (ou sua ausência…) das instituições de repressão contra os mais vulneráveis de uma sociedade (índios, negros, quilombolas, favelados, etc.), a Educação daquela nação, sua maior ou menor civilidade, essas coisas todas são, na verdade, COMANDADAS pelos segmentos mais fortes, desde sempre, e em países oligárquicos e conservadores como o Brasil, evidentemente falamos de nossas classes médias e elites sociais.
.
Segundo, que simplesmente NÃO EXISTE JAMAIS UM “EVENTO CATASTRÓFICO E HEDIONDO” em qualquer nação, sem que tenha sido PRECEDIDO POR UM LONGO PROCESSO DE DESTRUIÇÃO DE SUAS INSTITUIÇÕES E DE SEUS PRINCÍPIOS CIVILIZATÓRIOS MAIS BASILARES!.
.
Bolsonaro e suas bizarrices, selvagerias, seus seguidores fanáticos, pregadores do ódio e das rupturas das relações humanas civilizadas e democráticas, NÃO SÃO UM “FATO NOVO EM SI”, são pura e simplesmente A FACE MAIS EXACERBADA E GROTESCA DO ROSTO DESSA MESMA SOCIEDADE QUE HOJE, ASSUSTADA, QUER TIRÁ-LO DO PODER!
.
Vejam essa imagem! Ela é do auge do período em que a Lava Jato mais se parecia “o movimento religioso-fundamentalista da purificação do “MAL” em nosso país”…. – E o que era “o mal em si”, quem era o “SATANÁS” das atormentadas almas de nossas classes médias e elites sociais? A imagem não mente: Lula, Dilma, e o PT, os “quadrilheiros”, os “comunistas”, os “bolivarianos”, os “amaldiçoados” que “queriam aparelhar o Estado para roubarem e se perpetuarem no poder”…. (sic!…) – como se essa não fosse, ao contrário, a tática secular de nossas oligarquias, unidas sempre no propósito de manterem as coisas como sempre foram: o Brasil dividido entre a Casa Grande e a Senzala, entre os 10, 20 % que vivem com dignidade e os 80% de pobres e miseráveis, sem quaisquer oportunidades de ascensão social…
.
A ignorância de uma classe média viciada nos signos que recebe das Globos da vida, nos trouxe a Bolsonaro. Os preconceitos, fanatismos, nojos e ódios de que se alimentaram de 2003 a 2018, e até hoje, na verdade, nos trouxe a Bolsonaro. O cinismo perverso da grande mídia, que distorceu a verdade dos fatos o quanto pôde, alimentando o nojo e o ódio ao “satanás apontado por ela, mídia”, nos trouxe a Bolsonaro. A covardia pusilânime, o narcisismo de classe, a falta de caráter e de dignidade de juízes, ministros de STJ, STF, procuradores de Lava Jato, Sérgio Moro, Janot, e tantos outros, nos trouxe a Bolsonaro.
.
As pessoas não comprendem, não enxergam, que quando celebraram a quebra de direitos fundamentais, o vazamento de gravações sigilosas escolhidas a dedo pelos manipuladores, as prisões preventivas tornadas eternas para a tortura e chantagem dos presos, os PMs que esmagavam as passeatas da esquerda e tiravam selfies sorridentes nas passeatas das “famílias brasileiras” a favor do impeachment e da prisão de Lula, CADA UM DESSES FATOS, DESSES EVENTOS, é UMA CADEIA ÚNICA DE ELOS INSEPARÁVEIS, é isso a que chamo de PROCESSO SOCIAL, Bolsonaro não é “uma desgraça repentina”, um “acaso”, um “acidente”, “uma consequência inesperada”, Bolsonaro é O FRUTO DIRETO DE UMA SOCIEDADE ESPELHADA NESSA IMAGEM ABAIXO, Bolsonaro é fruto de cada palavra, ação, omissão, que ajudou a fragilizar as Leis, a Constituição, a massacrar os apontados como “os inimigos traidores do Brasil”, enfim, o fruto do fim da civilidade, do Direito, da democracia, da justiça, do diálogo, da política, COMO OS MEDIADORES DOS CONFLITOS IDEOLÓGICOS NAS SOCIEDADES HUMANAS!
.
Hoje, esses mesmos agentes sociais que agiram unidos e cúmplices uns dos outros em toda a barbárie, toda a imundície ética e de quebra de direitos que tirou Dilma do poder, criou o ambiente de ódio, tornou Moro em herói e jogou Lula na cadeia injustamente, são os que não sabem o que fazer com “o fruto das sementes que plantaram”….. – Todos se eximem de culpa e responsabilidade, muitos, inclusive, cinicamente, seguem afirmando seu mantra patético e fanático: “É tudo culpa do PT” (sic…).
.
Em sociedade, nos países, há milênios, TUDO É FRUTO DE UM PROCESSO, não há “acasos”….
.
Uma sociedade enferma, farsesca, banhada em vícios, parcialidades, nojos e ódios, colocou o “bode malcheiroso e insano” na sala de estar do poder do país.
.
Que tenham a coragem de tirá-lo o mais rápido possível, antes que morram mais pessoas pelo COVID 19, antes que aumente a mséria, a fome, o desemprego, antes que a Amazònia seja destruída, antes que a Educação e a Ciência sejam esmagadas de modo trágico, antes que o pântano fétido da bestialidade nos engolfe a todos!
.
E que essa sociedade, vendo a foto abaixo, os juízes, policiaIs federais, ministros de STJ e STF, barões da mídia, procuradores da Lava jato, e todos os que endossaram cada horror que nos trouxe a esse inferno, tenham a dignidade de uma auto-crítica, e aprendam, que quando se abre a porta da quebra dos direitos, das leis, da Constituição, da verdade, e da democracia, quando se abre a porta para preconceitos e fanatimos, escancaram-se as portas para que entre e domine o país, tudo o que é bestial.
.
Basta!

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador