…Quais os significados mais evidentes de Lula livre?…

…Quais os significados mais evidentes de Lula livre?…
.
Essa é a pergunta que a esquerda, a direita, os indiferentes, os bolsominions, todos enfim, se fazem, diante da magnitude desse evento: Lula está livre!
.
Li aqui no GGN vários artigos sobre a questão. Todos interessantes, ricos em pontos de vista diversos, em sua grande maioria, paralelos, complementares entre si e não opostos… Porque a necessidade de mais um artigo sobre o que significa para o Brasil, “Lula livre”? – Porque este é sim, o fato mais significante deste ano de 2019, diante de tudo o que passamos nesses primeiros onze meses catastróficos, ultrapassando os limites da bestialidade e da demência, do governo Bolsonaro, assim como o INACREDITÁVEL E ATÉ SÓRDIDO COMPORTAMENTO DA GRANDE MÍDIA!
.
Porque usar adjetivos tão duros e radicais contra a grande mídia brasileira? Por dois motivos apenas: o primeiro, porque não estaríamos afundados nesse pântano fétido que nos degrada aos olhos do mundo, não fosse a atuação criminosa da Rede Globo, da Veja, da Folha, do Estadão. Segundo, porque apesar do The Intercept ter desmascarado por completo a operação Lava Jato e revelado igualmente a nudez obscena de uma mídia cúmplice, os poucos atos de “arrependimento” da grande mídia ao que parece foram apenas um jogo de cena. Tudo aponta para a volta às farsas, às manipulações de nossas elites e classes médias, ao discurso canalha de que “Bolsonaro e Lula são faces distintas de uma mesma moeda”, e que “o melhor para o Brasil é o Centro!” (sic!…) – quem sabe, pelas mãos delicadas e humanitárias de um Luciano Huck “repaginado”…..
.
Responder a pergunta-título desse artigo é, na prática, missão impossível. Porque, obviamente, “Lula livre” representa coisas totalmente diferentes para diversas pessoas e os diversos grupos político-sociais. Por exemplo:
.
Ponto Um – Para a mídia, e a Globo e a Folha já escancararam esse objetivo, Lula livre representa o ÁLIBI IDEAL para atirarem Lula e Bolsonaro aos leões de nossas classes médias, um o “neó-fascista e projeto de ditador intragável”, o outro, “o velho populista de esquerda, líder do partido mais corrupto do Brasil…” – A Folha de São Paulo, confiram se não acreditarem, deu voz a ninguém menos do que Aécio Neves!, sim, Aécio, como o “representante do Centro, que impedirá o Brasil de se tornar um Chile…” (sic!…).
.
Ponto Dois – Para Bolsonaro e os “religiosos da seita bolsonarista”, é evidente: Lula é o “satanás” a ser combatido de modo selvagem, com ofensas, fake news, e se Moro “puder dar um jeito qualquer”, junto aos seus cúmplices de TRF4, MPF, etc., quem sabe? uma nova prisão a caminho.
.
Ponto Três – Para a parcela de nossas elites e classes médias que se encontra em uma espécie de “hibernação do ódio”, os “neutros”, que não votaram nem em Haddad e nem em Bolsonaro “porque eu detesto os radicalismos”… (sic!, de novo…), Lula livre é apenas mais um motivo de indignação e revolta, com o “país de merda que protege os corruptos”… – para a maioria desses brasileiros, eventuais decepções com Moro e Dallagnol não contam, ambos “fizeram o que era certo” para “combater a corrupção e colocar o chefe da quadrilha na cadeia”… – Enquanto não podem sair do Brasil, esperam, banhados em seu narcisismo patético e seus nojos pelo país, que venha 2022, para colocarem no poder um de seus representantes “de Centro”.
.
Ponto Quatro – Para os militares, e aí vejo um mistério, creio que há duas posições na verdade: os radicais assumidos, como Mourão e o Vilas Boas, Lula é o inimigo a ser batido, o “comunista corrupto”, o STF errou e ponto final. Mas não se atreverão a mover um dedo sequer (parece que o STF não sabia que sempre foi assim…) no caminho de uma ditadura escancarada na forma. A outra posição, é a de muitos militares, que não conseguem se encaixar nesse radicalismo tosco. Os progressistas, os confusos com toda a situação, os que não conseguem enxergar em Lula o demônio pintado por seus chefes, esses, seguirão em seu silêncio e cumprirão aso ordens que lhe forem dadas. Creio que são maioria em relação aos fanáticos que obedeceriam a um sinal de Bolsonaro por uma tomada de poder à força.
.
Ponto Cinco – Por fim, qual o significado de “Lula livre” para petistas, esquerdistas que apenas simpatizam com o PT, esquerdistas que de modo neurótico desprezam Lula e o enxergam como um obstáculo ao crescimento de suas legendas, e os brasileiros que amam a democracia, sem um posicionamento ideológico muito claro…? Sim, prezados leitores, há toda uma COMPLEXIDADE E DIVERSIDADE de sentimentos, mesmo na esquerda, em relação a Lula livre. Particularmente, não consigo esquecer a miséria mental do PSOL quando, em 2013, tentaram de todas as formas CAPITALIZAR sobre o cadáver de uma Dilma quase já abatida, as manifestações havidas naquele ano, e que a mídia conseguiu transformar em “manifestações contra a corrupção do PT…” – Ali iniciou o golpe, porque foi naquele momento que mídia, Judiciário, MPF, oligarquias, todos perceberam a quase infinita INCAPACIDADE de Dilma e do PT nesse tipo de embate. Foi em 2013 que se plantara as primeiras sementes do fascismo e do golpe de Estado no Brasil. O PSOL foi, inconscientemente, em sua fome por abocanhar o “espólio” do que sobraria do governo Dilma e do PT, sua parcela e poder político. O PSOL foi naquele período, o que hoje faz Ciro Gomes, apenas com mais sutileza do que este último. Há alguma garantia que essa doença degenerativa de autofagia, não envolverá nossa esquerda mais uma vez…?
.
Fica a lição! Lula tem que tentar sim uma união COM TODAS AS FORÇAS DEMOCRÁTICAS DO BRASIL, único caminho para uma aglutinação de segmentos sociais e políticos capaz de derrotar o Bolsonarismo e, junto com ele, o Centro (direita com verniz, na verdade), protagonizado por Amoedo e Luciano Huck. Lula terá que fazer o que fez ontem, nomear aos militantes e ao povo em geral, quem são os inimigos mais poderosos de um Brasil soberano, democrático e capaz de retomar políticas de crescimento com inclusão social – rede Globo, Sérgio Moro e os bolsonaristas.
.
O significado de Lula livre para os brasileiros lúcidos e que amam nosso país, tem que ser um só: usarmos a sensação de ESPERANÇA que sua liberdade nos trouxe, para formarmos um núcleo popular que aja política e socialmente num embate inteligente e firme às forças que desejam implementar os projetos de Guedes no Brasil, “sem se sujarem com o bolsonarismo”.
.
Ou convencemos o restante do país que um governo progressista é a única solução para a retomada de caminhos democráticos, civilizatórios e de inclusão social que volte a combater a infame miséria, ou o Brasil, simplesmente, entrará num caminho sem volta para o caos e o desespero absolutos!
.
Temos que assumir que Lula é o LÍDER NATURAL PARA ESSA EMPREITADA!
É esse o seu derradeiro significado.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador