Okinawa, Brasil

Desde o fim da II Guerra Mundial os EUA tem uma base militar em Okinawa, no Japão. A população daquela cidade sabe exatamente o que isso significa.

Os soldados norte-americanos estão acostumados a infernizar a população local. Nos dias de folga, eles saem da base militar se embriagam e praticam agressões físicas, furtos, roubos, assassinatos e estupros. Depois, os criminosos correm de volta para o território militar dos EUA e ficam impunes. Nos casos mais graves, o comandante da base despacha faz a única coisa que considera possível: ele coloca o soldado num avião e o manda de volta para os EUA.

https://www.ontheissuesmagazine.com/1997winter/w97_Mercier.php

https://mainichi.jp/english/articles/20160915/p2a/00m/0na/017000c

https://www.cbsnews.com/news/japan-us-military-related-rapes-deaths-okinawa/

https://www.bbc.com/news/world-asia-42192571

https://www.scmp.com/week-asia/politics/article/2126112/anti-us-rage-rapes-murders-accidents-and-now-okinawa

Todo ano, os habitantes de Okinawa fazem manifestações exigindo o fechamento da base militar norte-americana. Econômica e diplomaticamente ligado ao ex-inimigo e amedrontado com o crescimento da China, o governo do Japão se recusa tomar uma medida drástica. As vigorosas cobranças diplomáticas japonesas geralmente são ignoradas pelos militares dos EUA.

Em 18/03/2019, Jair Bolsonaro assinou o acordo que transfere para o controle da Base de Alcântara e de seu entorno para o US Army. Esse acordo deveria ser rejeitado pelo Congresso Nacional, mas isso dificilmente ocorrerá. Afinal, invocando o “novo patriotismo”, a maioria dos novos deputados e senadores já demonstrou que está mais comprometida com os interesses norte-americanos no Brasil do que com os direitos cidadãos brasileiros em nosso país.

Assim que estiver funcionando, a base militar dos EUA em território brasileiro será uma fonte de propina para os políticos de direita e para oficiais de alta patente das Forças Armadas do Brasil. Os brasileiros pobres que vivem naquela região só podem esperar cinco coisas da soldadesca do império dos olhos azuis: agressões físicas, furtos, roubos, assassinatos e estupros.

Bem-vindo a Okinawa 2! Isso já pode ser escrito na placa comemorativa de entrada do território brasileiro aos EUA. Nossos antepassados mataram e morreram para construir esse país. Os descendentes deles que comandam as Forças Armadas desonraram nossa história. Eles serão coautores de todos os crimes que forem cometidos por soldados norte-americanos contra a população brasileira.

Fábio de Oliveira Ribeiro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador