Vidas divorciadas: Carlos Magno e Michel Temer

Há alguns dias, Michel Temer diz que se sente como Carlos Magno da Távora Redonda. A confusão que ele cometeu ao confundir um mitológico rei inglês (King Arthurentre o final do século V e começo do século VI) com o rei dos francos (Carlos Magno – 2 de abril de 742 a 28 de janeiro de 814)  é menos importante que a referência histórica que ele tentou usar.

Carlos Magno foi o primeiro grande campeão europeu da cristandade. Michel Temer foi discretamente criticado pelo Papa Francisco e publicamente rejeitado pela CNBB. A maioria dos Bispos brasileiros não apoiou o golpe de estado parlamentar por ele encabeçado.

Ao se identificar ao grande rei cristão, Michel Temer está tentando superar o abismo entre ele e a Igreja Católica. Mas o tiro pode sair pela culatra. O mais provável é que ele (um tirano que pretende entregar nosso petróleo aos norte-americanos) desperte apenas ira católica ao macular a imagem de Karl com a comparação. Afinal, o rei dos francos nada fez em prejuízo de seu próprio povo.

Sobre Carlos Magno, Carolus Magnus, Karolus Magnus, Carlos o Grande ou simplesmente Karl diz o cronista Eginhardo citado por Jeff Sypeck:

“Ele detestava as roupas de outros países e não importa quão apropriadas pudessem ser, nunca concordaria em usá-las.” (Tornando-se Carlos Magno, Jeff  Sypeck, editora Record, Rio de Janeiro, 2006,  p. 139)

“Ele refletiu sobre como poderia completar as lacunas, compatibilizar as discrepâncias, corrigir os erros e reescrever as leis que estavam mal-elaboradas. Nada disso jamais foi terminado; ele acrescentou alguns poucos artigos, mas mesmo esses permaneceram incompletos. O que ele fez foi juntar e mandar escrever as leis de todas as nações sob sua jurisdição, que ainda não estavam registradas.” (Tornando-se Carlos Magno, Jeff  Sypeck, editora Record, Rio de Janeiro, 2006,  p. 162)

Em visita à China, Michel Temer fez questão de ser fotografado comprando um sapato chinês. Há alguns dias ele apresentou uma proposta de redução de direitos trabalhistas e previdenciários despertando intensa oposição popular e parlamentar, fato que o levou a se irritar e dizer que está tentando governar.

O ato falho cometido por Michel Temer é evidente. Ao contrário de Carlos Magno, que nunca usaria sapatos estrangeiros, o presidente brasileiro valoriza produtos “made in China”. Ao se comprar a Carlos Magno ele parece não ter notado a equivalência negativa entre ambos. O fracasso do rei dos francos em reescrever as Leis de seu reino se reproduz agora na fracassada proposta de redução de direitos trabalhistas e previdenciários pretendida pelo interino golpista.

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador