Da Folha – Novo “modelo Nakano” para crescer.

VINICIUS TORRES FREIRE

Novo “modelo Nakano” para crescer


Crise deu cabo do modelo de crescimento exportador e no baseado em financiamento externo, afirma economista


A CRISE no mundo rico deu cabo de duas antigas concepções de desenvolvimento econômico antagônicas, teoriza Yoshiaki Nakano, diretor da escola de economia da Fundação Getulio Vargas, de São Paulo.
Uma delas, o “modelo asiático”, é a do crescimento impulsionado por exportações e superavit comerciais. Na outra, mais ou menos adotada no Brasil dos últimos 20 anos, um país carente de capital financiaria seus deficit externos crônicos por meio do capital estrangeiro. Isto é, desde que o fluxo de capital fosse livre e houvesse “disciplina macroeconômica” (de mercado): contas públicas em ordem, câmbio flutuante e juros suficientemente altos.
A lenta digestão da crise nos EUA e na Europa, além do papel agora central de China e cia., teria tornado obsoletos tais “modelos”. Nakano apresentou o argumento no 7º Fórum da Economia da FGV, rodada anual de debates “neodesenvolvimentistas” de política econômica.
Segundo Nakano, o crescimento será baixo ou nulo por um período longo nos EUA e na Europa. Juros baixos e injeção de dinheiro não estimulariam o crédito. Ainda levará tempo para que bancos, empresas e consumidores reduzam suas dívidas e recomponham patrimônio. Além do mais, há no mundo rico cada vez mais oposição ao estímulo da economia via gastos do governo.
Logo, os superavit comerciais, exportar mais que importar, seriam a fonte restante de dinamismo das economias centrais do Ocidente.
As importações americanas, pois, deixam de ser um fator de impulso do comércio e do PIB mundiais. China e cia., em parte, tomam o lugar dos EUA, no comércio do Brasil em especial, mas apenas no que diz respeito a commodities (recursos naturais).
O fluxo mundial de capital, de resto, será menor. Os bancos dos países centrais precisam reduzir a “alavancagem” e recompor capital. A própria ideia de que o mercado financeiro seria capaz de bancar de modo seguro a carência de capital emergente foi à breca. A crise mostrou quão irracional, ineficiente, instável e descolada dos “fundamentos” pode ser a alocação de capital da grande finança. Acaba assim o “fetiche do financiamento externo”.
O perigo desse cenário para o Brasil é a “armadilha da especialização regressiva”. EUA em baixa e China em alta provocam o aumento inadvertido e relativo da importância do setor de recursos naturais na economia brasileira, processo chamado por alguns de “desindustrialização”, termo evitado por Nakano.
O que nos resta? Planejar o aumento do consumo e do investimento, administrar a entrada de capitais e o câmbio. Não se trata de fechar a economia, aumentar o superavit comercial ou mesmo as exportações. O relevante é elevar o investimento e incentivar o capital a dirigir-se ao setor de produtividade mais alta: o de bens industrializados exportáveis. Como? Aumentando a lucratividade desse setor (câmbio mais favorável: real mais fraco) e o tamanho do mercado doméstico.
Para tanto, é preciso reduzir o gasto público de modo a deixar mais espaço ao investimento e ao consumo privado. E reformar o sistema de financiamento da dívida pública, herdado do tempo da inflação, que dá grande liquidez, segurança e alta rentabilidade de quem empresta ao governo, bonança perdulária nos dias de economia mais estável.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador